Board Game

Deck Guide

Board Game Arena (BGA): o que é e review da plataforma

, Comment regular icon0 comments

Junte-se à maior mesa de jogos de tabuleiro do mundo!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Este review não é patrocinado e foi feito com o motivo de ajudar jogadores que procuram saber sobre a plataforma BGA.

História de Board Game Arena

Board Game Arena (BGA) é uma plataforma para jogar jogos de tabuleiro online criada em 2010 por Grégory Isabelli e Emmanuel Colin. Atualmente o BGA é mantido pela comunidade, que contribui para manter o serviço funcionando.

Image content of the Website

A equipe é grande e está divida em Equipe do BGA, Moderadores da Comunidade, Desenvolvedores de Jogos (é onde tem mais pessoas envolvidas), Tradutores (aí entram os brasileiros) e Membros Premium. São pessoas das mais diferentes nacionalidades. É um esforço em comum para levar a magia e diversão dos board games para a sua casa.

Ad

Os lemas do BGA e que são base de seu marketing e de seu sucesso são: sem downloads, direto no seu navegador, possibilidade de jogar com seus amigos e milhares de jogadores do mundo inteiro. E o melhor, grátis! Outra proposta do BGA além de jogar no seu navegador, é a de jogar em todos os seus dispositivos: PC, Mac, Tablets iOS e Android, Smartphones, Wii U, Playstation e Xbox One.

Image content of the Website

A respeito de jogadores de várias localidades, atualmente o BGA conta com 4.270.000 partidas jogadas por mês. Está disponível em 42 línguas e mais de 200 países. Continuando a falar de números, são 6.994.000 oponentes para desafiar em 377 jogos gratuitos. Sobre os jogos em si, os desenvolvedores primam pela jogabilidade, você trabalhará basicamente com clicar, arrastar e soltar. Simples assim!

Image content of the Website

Outro diferencial do BGA é que você pode jogar no seu próprio tempo, ou seja, ele permite que você jogue em tempo real ou em turnos. Isso facilita, pois lhe permite jogar, por exemplo, durante o intervalo do almoço, durante um deslocamento, silenciosamente em casa, sozinho ou com amigos, ou seja, jogue ao seu próprio ritmo. Isso facilita muito, pois sabemos que muitas pessoas não jogam por problemas de sincronia de horário, com o BGA isso está resolvido!

Escolhendo um Jogo dentro do BGA

Para iniciar um jogo no BGA é bem simples, inclusive para escolher um jogo há vários tipos de filtros para lhe ajudar, tais como: nome do jogo, número de jogadores, jogos longos, de média ou curta duração, a complexidade (jogadores sérios, regulares, casuais ou abstratos), mecânica (jogo de cartas, de dados, solo, alocação de trabalhadores, gerenciamento de mão, blefe, colocação de peças, combinações, maioria, corrida, coleção e cooperativo), tema (fantasia, ficção científica, histórico, aventura, exploração, conquista ou construção) e de uma categoria específica (jogo premiado, protótipo ou clássico).

Image content of the Website

Além de tudo isso você ainda pode optar por jogar com um tutorial acompanhando. Quanto mais você usar o BGA, mais parecido com o seu perfil ele fica. Ela dá sugestões de jogos de acordo com os jogos que você já jogou, inclusive ele informa os que você já jogou, os que você ainda não jogou, ou se preferir, é possível ver a lista completa de jogos.

Outro ponto do BGA que vale a pena destacar é que você não precisar ficar convidando seus amigos ou esperar um horário específico para jogar, você pode entrar em mesas que estão abertas e com vagas. Basta escolher na lista de jogos em progresso, verificar se deseja jogar em tempo real ou em turno (de acordo com a sua disponibilidade) e jogar.

Image content of the Website

Obviamente que o BGA também lhe ajuda a fazer amigos, ele dispõe de busca por jogadores, encontrar um grupo específico, ser um colaborador do BGA nas traduções, informar possíveis erros ou enviar sugestões, gerenciar sua lista de amigos e criar seus próprios grupo, facilitando assim unir pessoas com o mesmo interesse.

Ad

Image content of the Website

Jogando no BGA

Após escolher o seu jogo você receberá as informações iniciais sobre ele, tais como: o nome do jogo, quantidade de jogadores, duração, complexidade e um breve histórico do tema do jogo. Ainda na mesma página há informações do designer do jogo, seu ano de criação, o artista envolvido e por quem foi desenvolvido dentro do BGA. Informações adicionais mostram também quantas vezes o jogo foi jogado, explicação em vídeo e o download das regras.

Image content of the Website

Há ainda a possibilidade de ver o jogo em ação em vídeos e imagens antes mesmo de jogar, para se ambientar um pouco. Isso é ótimo para os iniciantes, mas não se esqueça que você pode optar por jogar com um tutorial lhe acompanhando. O BGA facilita sua vida para você entrar e curtir o jogo.

Image content of the Website

Como pode ser notado na imagem anterior, os cálculos de pontuação, quantidade disponível, etc. ou seja, tudo é automatizado pelo BGA, você não precisa se preocupar em contar nada, tudo é feito automaticamente. Outra preocupação que você não precisa ter é em errar, pois se for fazer um movimento não permitido ou se precisar fazer uma ação o BGA lhe avisará, e isso é realmente útil. Quando esquecer no turno de quem está ou de quem é a vez, o BGA também lhe avisa. Além disso, obviamente que você pode consultar as perguntas mais frequentes se ainda tiver dúvidas.

Image content of the Website

Vale a pena ser Premium?

Por qual motivo eu me tornaria Premium no BGA?

Como já dito, o BGA é mantido pela comunidade, e isso custa dinheiro, manter servidores ao redor do mundo, manter hospedagem, pessoas, etc. Por conta disso, várias pessoas faziam doações voluntárias ao BGA devido a sua utilidade, o BGA fez apenas a nomear esses doadores, passando a se chamar Premium, e obviamente, com muitas vantagens ainda.

Image content of the Website

Em primeiro lugar, você terá acesso a mais jogos além dos 377 já disponíveis e expansões de jogos, o que é realmente interessante. O mais legal é que basta você ter a conta Premium que seus amigos não precisam ter, e isso é bem bacana, pois não segrega seus amigos no caso de só você ter a conta Premium. Outra vantagem é jogar imediatamente, livrando-se das telas de publicidade que aparecem em contas gratuitas.

O que eu realmente gosto na conta Premium, além de mais jogos, é o fato de poder jogar com pessoas na mesma rede de internet, fato que não é possível com a conta grátis. Vocês poderão jogar usando vários dispositivos no mesmo local, inclusive no modo “Hotseat”, ou seja, jogando no mesmo dispositivo, alternando os turnos. Além de tudo isso, sendo premium lhe é permitida a conversa por voz ou vídeo integrados.

E quanto custa ser Premium? Menos do que você imagina!

Image content of the Website

Ad

Você pode optar pela mensalidade ou pelo plano anual com um desconto significativo. Com base em todas essas vantagens e mesmo para colaborar com uma comunidade tão bacana e engajada que trabalha para o nosso divertimento, vale muito a pena!

Aqui cabe também um adendo: em tempos de Pandemia, em que o isolamento social se faz necessário, com o BGA não há motivos para deixar de jogar, pois o ambiente é muito simples, intuitivo, te dá liberdade de horário, mesas toda hora e uma infinidade de jogos que para tê-los fisicamente em sua ludoteca particular você gastaria muito mais dinheiro.

Recomendo, sem sombra de dúvidas, você fazer parte do BGAlink outside website!