Board Game

Deck Guide

Review de Alhambra – Construa seu complexo de palácios

, updated , Comment regular icon0 comments

Conheça o jogo que traz surpresas e desafios enquanto você constrói um dos projetos mais emocionantes e interessantes da Idade Média espanhola: o Alhambra.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Contexto

Quer um jogo que traga diversão, surpresas, desafios, que precisará de sangue-frio e muita estratégia? Alhambra é o seu jogo! Em Alhambra você irá contratar os melhores mestres construtores de toda a Europa e da Arábia, porém, eles querem receber em suas moedas locais para assim lhe ajudarem a construir o seu Alhambra.

Image content of the Website

Loading icon

Você está prestes a iniciar a construção de seu complexo de palácios com Haréns, Jardins, Arcades, Pavilhões, Câmaras e Torres. Para isso você precisa de mestres de obras de diferentes nacionalidades e o mais interessante é que eles só aceitam receber o pagamento em suas moedas da sua respectiva nacionalidade. Bem, se é assim, junte sua grana e vamos lá!

Ad

Curiosidades sobre Alhambra

Alhambra localiza-se na cidade e município de Granada, na Espanha, mais especificamente na colina de La Sabika. Etimologicamente seu nome vem do árabe e significa “A Vermelha”. Na verdade, trata-se de um palácio fortaleza. No interior do recinto da Alhambra fica o Palácio de Carlos V, um palácio erguido pelo Imperador Carlos V do Sacro Império Romano Germânico em 1527.

Image content of the Website

Dentro de seus muros encontravam-se todos os serviços próprios e necessários para a população que ali vivia: palácio real, mesquitas, escolas, oficinas, etc., ou seja, tinha vida autônoma em relação à Granada. Alhambra foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Dados do jogo

Alhambra é um board game que tem como mecânicas gestão de mão, colecionar componentes, colocação de peças, seleção de cartas, construção de rotas, especulação financeira e tabuleiro modular. São várias mecânicas que juntas formam esse delicioso jogo. Vai de 2 a 6 jogadores com a idade mínima de 8 anos, onde o objetivo é fazer a melhor construção e assim ganhar mais pontos que os oponentes.

Image content of the Website

O designer de Alhambra é Dirk Henn e os artistas são Jörg Asselborn, Jo Hartwig e Christof Tisch. O jogo recebeu muitos prêmios, dentre eles destaca-se o Spiel des Jahres em 2003. No Brasil Alhambra veio pela Flick Game Studio.

Cenário

É sua hora de brilhar com a gestão de diferentes moedas de diferentes nacionalidades, ter a quantia certa para otimizar suas construções do seu Alhambra. O mercado oscila muito em questão de valores e tipos de moedas, tem que ter sangue-frio para saber esperar ou arriscar. É um jogo que vai mexer com seus nervos.

Divida-se entre pegar dinheiro na moeda específica, comprar e construir ou reservar um dos palácios disponíveis, reconstruir sua Alhambra e cuidar dos muros que a cercam. Todas as opções são oportunidades. É tensão o tempo todo durante a construção do seu palácio fortaleza. Esse é o cenário de Alhambra!

Jogando

Em Alhambra todos os jogadores recebem um valor em dinheiro em diferentes moedas, o mercado central de construções fica ao centro com 4 locais para os palácios que serão colocados. Cada palácio tem seu respectivo valor de construção, mas para construí-lo tem que pagar ao mestre de obras em sua moeda local, ou seja, não basta ter dinheiro, tem que ter dinheiro na moeda específica. Eu falei que Alhambra era desafiador!

Image content of the Website

As moedas correntes são: Denário (Romano), Dirham (Marroquino), Ducado (Europeu) e Gulden (Holandês), ou seja, são 4 moedas diferentes no jogo. Isso o torna tão bacana e especial. Em seu turno o jogador tem que optar por uma entre três possibilidades de ações.

Pegar dinheiro é uma delas, é uma forma de ter dinheiro de nacionalidades diferentes. Mas é só ir ao tabuleiro central e pegar, simples assim? Claro que não! Alhambra nos reserva surpresas! Você pode pegar quantas cartas quiser até completar 5 na soma dos valores internos das cartas ou pegar uma carta única acima do valor 5. Pois é, acreditou que pegar dinheiro seria assim tão fácil?

Ad

Pois bem, segunda opção é efetivamente contratar um mestre de obras e pagar pela construção de um dos palácios disponíveis no tabuleiro central. Ah, agora é fácil e eu já sei, é só ter o valor e a moeda correta e tudo bem, ok? Claro que não! Alhambra surpreende novamente! Se a moeda for a correta, mas o valor que você pagar em dinheiro for acima do valor do palácio, não há troco, ou seja, jogou dinheiro fora. Simples assim!

Image content of the Website

Mas e se eu tiver a moeda certa e o valor exato? Bem, assim Alhambra te premia com a possibilidade de contratar mais um mestre de obras e ter sua segunda construção no mesmo turno, mas veja, só se for o valor exato! Haja estratégia!

Como terceira e última opção você pode remodelar o seu Alhambra. Isso significa que você poderia ter comprado um palácio, mas não o ter colocado em sua Alhambra ainda e só agora deseja colocá-lo ou que deseja retirar um palácio e trocar por outro que você já tenha comprado.

Ah, eu não falei de uma parte importante, não é somente ir comprando (quando conseguir) um palácio e ir construindo, tem uma série de exigências que devem ser seguidas para que se possa construir seu palácio, uma delas e a mais simples é que você (representado por seu token de jogador) tem que ser capaz de andar por toda a sua Alhambra a pé. Isso mesmo! Isso significa que não podem ter muros atrapalhando para se chegar a nenhum local impedindo a passagem de seu token.

Image content of the Website

Dito isto, só falta a cereja do bolo, você nunca sabe em que momento haverão as 3 rodadas de pontuação, que leva em consideração os tipos de palácios erguidos por você dentro do seu Alhambra e o tamanho contínuo do seu muro externo. Olha aí, até muros dão ponto em Alhambra! Mas é realmente fantástico! Eu avisei que era tensão o tempo todo! Quando menos se espera, lá vem pontuação!

Dicas Estratégicas

Alhambra irá testar seu tino para os negócios ou para o mercado especulativo financeiro, pois tem que ter sangue-frio para ver uma construção que lhe daria muitos pontos dando sopa no tabuleiro central e ter que optar por buscar dinheiro. Ou o contrário, estar sem ou ter pouca moeda de uma nacionalidade e optar por comprar um palácio e arriscar não ter mais aquela moeda no seu próximo turno.

Talvez a melhor dica seja você formar uma mão boa e variada de moedas de várias nacionalidades e depois ir às compras com maior chance de otimizar seu turno tendo dinheiro e moedas diferentes para talvez fazer uma compra exata e já ganhar uma segunda chance. Mas esse não é o único caminho.

Não deixar passar uma construção que lhe dará muitos pontos também pode ser uma boa pedida, mas correrá o risco de ficar sem dinheiro ou sem uma moeda específica. Não há receita fixa em Alhambra, isso é o que o torna único e tão especial.

Fim do jogo

O fim do jogo acontece quando no final do turno de um jogador não há tiles de palácio suficientes para cobrir todo o mercado do tabuleiro central. Aí é hora de comprar as últimas unidades disponíveis e fazer a última contagem de pontos. Quem tiver mais pontos vence! Se houver empate, a vitória é dividida entre os empatados.

Ad

Gameplay de Alhambra

Conclusão

Este é Alhambra, um jogo diferente a cada partida que testará seu sangue frio, sua estratégia, seu nível de especulação de mercado e sua sorte. Recomendo Alhambra na sua coleção!