Board Game

Deck Guide

Review de Dogs of War - Um jogo de batalha que testará sua lealdade

, updated , Comment regular icon0 comments

Batalhe durante 4 anos no Universo Renascentista com uma pegada Steampunk.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Dogs of War - Meu número 1

Honestamente, não ligo para o rankings de Board Games, nunca liguei, gosto é algo muito pessoal, e Dogs of War é meu número 1, simples assim, e isso se mostrará assertivo durante esse review. Dogs of War é um jogo que mescla estratégia, táticas, traições, guerra (de nervos inclusive) e muito sangue-frio! Já vi discussões acaloradas em Dogs of War (e já participei de algumas delas).

Image content of the Website

São 6 Casas Nobres lutando pelo poder, cada jogador representa um Cão de Guerra que, munido de seus capitães e soldados, escolherá qual Casa apoiar no momento oportuno pensando única e exclusivamente em seu benefício próprio. Na verdade é isso, não há fidelidade, há blefes, oportunidades e egoísmo. O que interessa é o que você vai ganhar.

Ad

Aliados são importantes. Tentar ganhá-los é necessário, mas lembre-se, você não deve nada a eles, usá-los faz todo o sentido em Dogs of War, e blefar e traí-los faz mais sentido ainda. As batalhas serão um verdadeiro cabo de guerra, onde haverá apoios e muitas, mas muitas traições.

Dados do jogo

Dogs of War é o melhor board game que existe. Ah, eu já disse isso. Pois é, ele tem como mecânicas a alocação de trabalhadores (minha mecânica preferida) e jogo em equipe (bem, isso é questionável). Vai de 3 a 5 jogadores com a idade mínima de 14 anos, onde o objetivo é obter mais pontos que os oponentes, e da forma que você desejar, lutando juntos, traindo, blefando, sendo oponente, ou qualquer outra forma que julgar pertinente para ganhar.

O designer de Dogs of War é Paolo Mori e os artistas são Mathieu Harlaut e Christophe Madura. Para você ver como o mundo é injusto, ele recebeu apenas a “Recomendação” de Jogo do Ano em 2015. Ele é tão bom que recebeu outro título entre os board gamers: “O melhor jogo que você nunca ouviu falar”. E mais, ele ocupa apenas a 696ª posição no Ranking do BGG, nada mais injusto. Ele ainda não veio para o Brasil (outra injustiça), mas é distribuído pela CMON.

Loading icon

Porque ele é o Melhor Jogo

Os Nobres estão em guerra entre suas Casas, nada mais justo que eles contratarem cães de guerra e todo o seu arsenal para fazer o trabalho sujo. O problema é que você como um cão de guerra quer além de “defender a Casa em questão”, você tem mais amor próprio e pode a qualquer momento (e eu aconselho) ir apenas atrás de suas necessidades, passando por cima de lealdade, promessas de apoio, e isso meus amigos, é a pimenta do jogo, você ajuda alguma Casa ou alguém até o ponto que isso lhe interessa.

Image content of the Website

Vá atrás de seus interesses, busque apoio - seja ele confiável ou não, é necessário! Blefe, traia, ignore princípios e regras antes acordadas, passe raiva e sofra com isso também, afinal, estamos entre cães de guerra com objetivos únicos e totalmente egoístas, cada um lutando pelo que é seu. Esse é o cenário de Dogs of War! E aí, aceita o desafio?

Jogando essa Maravilha

Serão 4 anos de batalhas e 6 Casas Nobres em guerra, mas há uma peculiaridade muito interessante: elas não brigam as 6 entre si ao mesmo tempo. Na verdade, a cada ano são sempre 3 batalhas, sempre 1 contra 1, ou seja, você tem 3 batalhas por ano para decidir quem você irá apoiar, ou melhor, quem lhe oferece mais vantagens para que você se disponha a lutar por eles.

Como são 3 batalhas ao mesmo tempo em cada ano, cabe a você, armado com soldados e equipamentos, escolher qual batalha você quer lutar, qual convite lhe é mais propício, qual parceria é mais vantajosa para você naquele momento. É puro interesse mesmo! Esse é o espírito do jogo!

Image content of the Website

Nesse momento, lhe farão mil propostas de parceria para que você seja aliado, mas quando essa parceria não fizer mais sentido para alguém, abandoná-la é a coisa mais certa e vantajosa. Escrúpulos? Porquê? Estamos em guerra! É matar ou morrer, simples assim!

Ad

Dogs of War te proporciona várias formas de se fortalecer, a principal delas é ganhando as guerras pela qual você escolhe lutar, a outra forma é ganhar dinheiro com a guerra para contratar mais soldados, armamentos e poder influenciar, ou seja, participar de mais guerras. Ah, não falei disso ainda! Você pode participar de quantas guerras quiser, até das 3 ao mesmo tempo, mas fique de um lado só (ou pelo menos finja), e só mude se lhe convier e puder.

Image content of the Website

Aliás, participar de várias guerras é bom, mas veja se tem soldados e equipamentos para tudo isso, pois você pode ter pouca influência se quiser participar de todas as guerras. Se prepare bem para isso ou foque em uma que você tem a certeza (ou ao menos imagina) que possa vencer.

Um fato importante de Dogs of War é que quando você ganha umas guerras, ou apenas apoia uma Casa, você ganha brasões dessa Casa. Se o oponente notar em algum momento que você tem muitos brasões de uma Casa em questão, é óbvio que vão te marcar e lutar contra você. Isso se justifica porque ao final do jogo as Casas mais proeminentes darão mais pontos. É um jogo de marcar o oponente mesmo. Eu falei que Dogs of War é o melhor jogo!

A cereja do bolo realmente eu deixei para o final, Dogs of War surpreende! Cada cão de guerra tem uma habilidade específica, ou seja, saiba tirar vantagem disso e se sobressaia em relação aos seus oponentes. É, realmente Dogs of War é melhor jogo do mundo!

Dicas Estratégicas

A cada ano você recebe mais soldados, o que ajuda demais. Mas se você escolher as guerras certas, você pode adiantar isso, e como guerra é sempre guerra e depende de pessoas, quanto mais soldados você tiver, fica óbvio que terá vantagem. Lute por isso! Faz realmente a diferença! Nem que esse soldado seja o traidor da jogada, mas ele lhe garantirá a vitória quando ninguém tem mais soldados que você. Isso é Dogs of War!

Lógico que você buscará, em benefício próprio, apoiar a Casa mais proeminente, ou seja, a que anda ganhando mais guerras, mas se você deixar isso claro, todos irão contra você e sua vida ficará muito mais difícil. Lutar em uma guerra já não é fácil, agora os demais jogadores sabendo que você apoia uma Casa em especial, aí meu amigo, você ganhará inimigos pelo resto dos anos do jogo.

Fim do jogo

O fim do jogo se dá após o 4º ano de guerra, ou seja, após transcorridas 12 grandes guerras. Após contarem-se os pontos, inclusive de casa mais proeminente (e quantos brasões você tem dela), o vencedor é o que tem mais pontos.

Image content of the Website

Este é Dogs of War, um jogo diferente a cada partida e a cada rodada (ano), pois tudo é sorteado, o que torna o jogo único a cada jogada e a cada rodada (ano). É realmente o melhor jogo, eu avisei! Recomendo (e muito) Dogs of War na sua coleção!