Board Game

Deck Guide

A Guerra dos Tronos: Card Game - Um jogo de conquistas, batalhas e intrigas

, updated , Comment regular icon0 comments

Escolha uma das seis Grandes Casas de Westeros e lute por glória e poder utilizando muita estratégia e decisões! Acompanhe o Review deste incrível jogo.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Contexto

Se está buscando um jogo muito estratégico em que você se verá apoiando outras casas, se opondo a outras, onde há muito conflito militar, intrigas, traição e busca por poder, A Guerra dos Tronos: Card Game é o seu jogo!

Baseado na série best-seller de George R. R. Martin “As Crônicas de Gelo e Fogo”, é um jogo que retrata fielmente todas as minúcias de cada Grande Casa, seus personagens, características e formas de combater, e isso faz de A Guerra dos Tronos: Card Game (AGdT) um excelente e emocionante jogo.

Ad

Image content of the Website

Este é o cenário de AGdT! Muito fiel ao best-seller e à série, AGdT explora tudo com detalhes que vão te encantar sobre todos os conflitos existentes e disputa à todo momento pelo poder. Estratégia é a palavra-chave desse jogo. E aí, bora jogar AGdT?

Dados do Jogo

AGdT é um card game customizável com mecânicas de ação simultânea, gerenciamento de mão, jogadores com diferentes habilidades, seleção de cartas e negociação. É realmente um jogo muito estratégico, exige leitura de mesa a todo momento para saber a melhor decisão à ser tomada. De 2 a 4 jogadores, com idade mínima de 14 anos onde o objetivo é acumular mais poder. O mais legal é que poder ser jogado de formas diferentes: pode ser jogado no formato “luta pelo poder” (com 3 ou 4 jogadores), ou no formato “duelo” (com 2 jogadores) ou na variante “Dois contra Dois (em 2 times).

Image content of the Website

Os designers de AGdT foram geniais, são Nate French, Eric M. Lang, Christian T. Petersen, com artes brilhantes de vários artistas: Raya Alexander, Scott Altmann, Ryan Barger, Noah Bradley, James Brady, Felicia Cano, Mike Capprotti, Nicole Cardiff, Michael Clarke, Miguel Coimbra, Trevor Cook, Mitch Cotie, Daarken, Thomas Denmark, Chris Dien, Jason Engle, Mark Evans, Anders Finer, Tony Foti e John Goodenough. No Brasil ele veio pela Galápagos Jogos.

Cenário

Escolha uma das seis Grandes Casas, busque apoio, ganhe opositores, vá ao Salão do Pequeno Conselho buscar ajuda do Rei/Rainha Regente, da Mão do Rei, do Mestre das Leis, do Senhor Comandante da Guarda Real, do Mestre dos Segredos ou do Mestre da Moeda. Tenha sempre em mãos as moedas de Dragão de Ouro do Tesouro e busque o Poder na Sala do Trono, sempre!

Com isso em mente, use seus personagens, territórios, acessórios, eventos, planos e agendas da forma que mais lhe beneficie, e busque sempre os conflitos, sejam eles militares, de intriga ou de poder. Essas são as formas de garantir a soberania em AGdT. Está pronto?

Jogando

Em AGdt todos os jogadores escolhem um baralho de Casa, cada uma tendo suas peculiaridades. Separe sua carta de Casa e suas 7 cartas de plano, e com as restantes forme a pilha de compras de onde você retira 7 cartas iniciais para a 1ª rodada. Pode colocar em jogo cartas de personagem ou território que somem no máximo 5 Dragões de Ouro. Após isso, complete sua mão para o máximo de 7 cartas novamente. No tabuleiro, que representa muito bem cada local onde buscar o tipo de apoio desejado, coloque os títulos que representam os apoios em seus respectivos locais. Pronto! Simples assim!

Image content of the Website

O turno do jogo se dá em 7 etapas, a maioria delas (5) são simultâneas, ou seja, todos os jogadores fazem as ações ao mesmo tempo, e isso gera uma expectativa boa demais, é onde as surpresas aparecem. Em apenas 2 etapas o jogo acontece individualmente, ou seja, um jogador por vez, e agora, meus amigos, é que a estratégia faz todo o sentido. Vamos conhecer as etapas e suas peculiaridades.

Ad

Etapa de Planejamento - Simultânea

O jogo já começa quente, nesta etapa todos os jogadores escolherão secretamente um plano a seguir, e não é qualquer plano, cada carta de plano tem uma estratégia, uma quantidade de renda que ela produz, uma quantidade de iniciativa, uma quantidade de valor de conquista e sua habilidade.

Fazer a escolha certa aqui é primordial. Afirmo isso, pois a depender de quem tem a maior iniciativa é que decide quem será o 1º jogador, e isso faz toda a diferença. Explicarei mais adiante os motivos.

Image content of the Website

A seguir, nesta mesma etapa, é hora de buscar apoio no Salão do Pequeno Conselho, aqui a depender de quem você buscar apoio, haverá benefícios, mas encontrarão apoios e ganharão oponentes.

Agora o que vale é: quem será o primeiro a escolher?

Isso quem decide é quem tem a maior iniciativa, ele decide quem será o 1º jogador a escolher seus apoios e assim, escancarando sua estratégia. Às vezes pode fazer sentido ser o 1º jogador, às vezes não. Depende de sua estratégia, de sua carta de plano, do momento do jogo. Eu avisei que era estratégia pura!

Etapa de Compra - Simultânea

Esta etapa também é simultânea e consiste em simplesmente comprar mais 2 cartas de sua pilha de compras para reabastecer sua mão. Simples assim! Agora não tem mais que atingir o limite de 7 cartas na mão, basta comprar 2 cartas. Se suas cartas da pilha de compras acabarem, simplesmente pule essa etapa.

Etapa de Marcha - Individual

Muito bem, agora começam as etapas individuais e é chegada a hora de mostrar seu jogo aos oponentes.

Nesta etapa você coleta renda de acordo com os valores da sua carta de plano, veja agora uma das importâncias da carta de plano escolhida lá na etapa de Planejamento. Some-se a esse valor qualquer outra carta de bônus que gere renda (cartas de Território geralmente dão renda).

Você, de posse desse valor de renda, vai até o Tesouro no tabuleiro e coleta essa quantidade em moedas de Dragões de Ouro, gerando assim sua reserva particular de Dragões de Ouro.

Image content of the Website

Muito bem, há como se expor mais? Claro que sim! Agora é hora de colocar em jogo sua estratégia, ou seja, baixar cartas de personagens, acessórios, etc., pagando seu respectivo valor em Dragões de Ouro.

Nesse momento você pode baixar quantas cartas você puder baixar e pagar por elas, mas aqui vai um conselho: guarde um pouco de suas moedas de Dragões de Ouro, isso fará sentido mais à frente. Feito isso, o jogador à sua esquerda agora faz o mesmo que você nesta etapa até que todos a tenham completado.

Image content of the Website

Etapa de Conflitos - Individual

A etapa mais aguardada, hora de medir suas forças, do que você é feito!

Pois bem, hora de colher os frutos de suas escolhas de apoio no Salão do Pequeno Conselho. Quando se faz as escolhas de seus apoios, há oponentes com os quais você acaba apoiando e outros que você acaba se opondo diretamente, e obviamente, cada escolha lhe dá um benefício diferente. Você não pode ter conflito com quem você apoia, somente pode ter conflito com quem você se opõe diretamente ou não apoia, por isso a escolha dos apoios agora faz todo o sentido.

Ad

Sabedor de quem você pode entrar em conflito, você pode escolher e executar os 3 tipos de conflito, mas apenas 1 de cada vez e uma única vez. Pode ser um conflito militar, onde o objetivo é eliminar um personagem do oponente; pode ser um conflito de intriga, onde o objetivo é reduzir as opções do oponente (eliminando cartas da mão dele); ou um conflito de poder, onde o objetivo é roubar poder do oponente.

Na sua carta de Plano tem o valor de conquista, pois bem, esse valor, se você ganhar o conflito dirá quantos personagens do oponente irão morrer, quantas cartas ele irá perder ou quanto poder você roubará dele. Sua carta de Plano se fazendo útil novamente!

Image content of the Website

Após escolher o seu tipo de conflito, use as respectivas cartas que estão envolvidas nesse conflito (deitando-as, ou seja, rotacionando-as 90 graus) e o oponente declarará ou não seus defensores (deitando ou não suas cartas de desefa).

Detalhe: todas as cartas usadas nesse conflito ficam indisponíveis até o fim do turno. Sim! É isso mesmo! Se atacar com força total você pode não ter forças para se defender de um possível ataque de outro oponente quando for a vez dele. Realmente esse jogo é surpreendente!

Qualquer conflito é vencido pelo jogador que tem mais poder, em caso de empate o atacante ganha. Então é melhor nem tentar se defender para poupar forças? Não é bem assim! Se não declarar defensores, o atacante além de ganhar o conflito ainda ganha 1 poder a mais por atacar alguém sem defesa. É, meus amigos, participar de conflitos não é tão simples assim!

Mas então é só isso, correto? Claro que não! Se optar por atacar uma Casa que seja seu oponente direto neste turno, você também ganha 1 poder a mais. Eu avisei que esse jogo é bom demais!

Após ter feito, se desejar, seus 3 distintos conflitos, é a vez do jogador à sua esquerda executar seus conflitos se assim o desejar. Isso acontece até que todos os jogadores tenham as mesmas possibilidades de gerar seus conflitos.

Etapa de Supremacia - Simultânea

Após você se expor marchando e gerando conflitos, é hora de ver quem ainda está de pé e terá a supremacia. Some a força de todos os seus personagens que não se envolveram em nenhum conflito e some 1 para cada moeda de Dragão de Ouro que estiver no seu tesouro pessoal (eu falei para guardar moedas de Dragões de Ouro!). A Supremacia nesse momento te dá mais 1 de poder. Detalhe: se houver um empate na maioria, ninguém ganha o poder.

Image content of the Website

Note que às vezes não se meter em conflitos e guardar moedas de Dragão de Ouro fazem todo o sentido. Se ganha poder não apenas gerando conflito, também se ganha em Supremacia. Tudo são estratégias!

Etapa de Levantar - Simultânea

Definido a Supremacia, hora de levantar os personagens usados nos conflitos, tanto atacando quanto defendendo. Obviamente desconsiderando as baixas que possam ter acontecido, afinal, há conflitos militares.

Etapa de Impostos - Simultânea

Ad

Sim meus amigos, hora dos impostos! Todos os jogadores devolvem para o Tesouro as moedas de Dragão de Ouro que restaram no seu estoque pessoal. Também é hora se desfazer do apoio escolhido na Sala do Pequeno Conselho. Assim, foi um turno de AGdT!

Dicas Estratégicas

AGdT é um jogo que você tem que olhar tudo de todos os jogadores: quantas moedas de Dragão de Ouro o oponente tem (fato que o permite colocar mais cartas em jogo), qual a maior potência de conflito do oponente (isso lhe diz como ele atacará ou como você pode atacá-lo), quanto de poder ele tem, quanto de poder ele pode obter na próxima rodada com suas cartas, se sua mão está com muitas opções de cartas, enfim, ter um panorama geral do jogo.

Sugiro também não gastar todas as suas moedas de Dragão de Ouro baixando cartas, elas podem fazer falta a qualquer momento, principalmente na etapa de Supremacia.

Quando for atacar, não use todas as suas cartas, você ficará sem defesa depoi;, eu sei que isso é obvio, mas não custa avisar.

Note que são todas dicas estratégicas, mas que podem mudar de acordo com o desenrolar do jogo. Isso garante que cada partida de AGdT seja uma partida única.

Fim do jogo

Bem, essa é uma hora importante, pois ela pode acontecer a qualquer momento, basta durante um conflito alguém ter no total 15 de poder. O jogo acaba imediatamente. Por isso é bom saber a hora de recuar ou de atacar!

Gameplay do jogo

Conclusões

Este é AGdT, um jogo muito, mas muito estratégico, cheio de escolhas, decisões difíceis e exige uma leitura do tabuleiro o tempo todo. Recomendo AGdT na sua coleção!