Board Game

Review

Review e regras de 7 Wonders - Erguendo uma civilização através das 7 maravilhas

, updated , Comment regular icon0 comments

Recursos naturais, exércitos imponentes, evoluções científicas e trocas comerciais incessantes. Construa sua Maravilha através das Eras e seja a civilização vencedora!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

7 Wonders é um jogo de tabuleiro competitivo que trabalha com algumas dinâmicas entrelaçadas. Gestão de recursos, seleção de cartas, interação com oponentes entre outros são pontos chaves para construir a melhor civilização.

Unboxing, o que há no jogo

Image content of the Website

Cada jogador deve escolher ou sortear uma das 7 Maravilhas como seu ponto de partida, sendo cada uma com recursos iniciais e especialidades diferentes. A partir disso, receberão 3 moedas e serão embaralhados 3 baralhos distintos de cartas, cada qual simbolizando uma Era, e sequencialmente (da 1 até a 3 Era) serão distribuídas 7 cartas para cada jogador.

Ad

O 7 é um número muito querido nesse jogo, por isso, entre as cartas que recebe, elas podem ter até 7 tipos:

- Cartas marrons - Raw Materials - são cartas que produzem recursos para construções

- Cartas cinzas - Manufectured Goods - são cartas que produtos recursos para guildas ou ciência

- Cartas azuis - Civilian Structures - são carta que dão ponto de vitória direto

- Cartas verdes - Scientific Structures - são cartas que dão pontos de ciência

- Cartas amarelas - Commercial Structures - são cartas que dão moeda ou produzem recursos ou permitem uma menor taxação de troca de recursos entre jogadores

- Cartas vermelhas - Military Structures - são cartas que aumentam seu poder militar.

- Cartas roxas - Guilds - são cartas que dão pontos caso cumpra um certo critério.

Image content of the Website

Jogando 7 wonders: as regras

Em cada turno de cada Era, o jogador irá escolher uma das cartas que estão em suas mãos para adicionar à sua civilização, caso este jogador cumpra com os pré-requisitos para comprar aquela carta, e irá passar as cartas restantes para o jogador ao lado (esquerda ou direita dependendo da Era). Esse movimento se seguirá até sobrarem 2 cartas em suas mãos, então ele escolherá uma delas para sua civilização e a outra será descartada.

Após acabarem as cartas da 1ª Era haverá uma disputa militar entre cada civilização e sua oponente adjacente. Então serão distribuídas as cartas da 2ª Era, repetindo todo processo, e após estas as da 3ª Era. Quando acabarem os turnos da 3ª Era e resolvida a disputa militar, serão calculados os pontos de vitória de cada civilização através de seus desenvolvimentos científicos, militares, financeiros, comerciais e de sucesso.

Image content of the Website

Cada partida costuma durar entre 40-50 minutos e pode envolver de 3-7 jogadores. O jogo também possui expansões para um jogo de duelo entre 2 jogadores e a adição de personalidades históricas entre outros adereços a jogabilidade.

Gameplay

A Galápagos fez um bom resumo sobre esse jogo:

O Rafael Studart fez um gameplay interessante também:

Estratégias para ganhar em 7 wonders

OK, estou começando a entender, mas quais estratégias devo ter no jogo? Como sei que estou ganhando?

O objetivo do jogo é maximizar seu pontos. Como em cada era você irá comprar 7 cartas, no total, você verá 21 cartas no jogo. Atingir a pontuação entre 50-60 é o ideal; em jogos disputados você terá que fazer mais que 65 pontos para vencer; isso significa que em média, cada carta deve fazer aproximadamente 3 pontos.

Mas o jogo não é tão simples assim, as cartas que fazem mais que 3 pontos tendem a pedir algo em troca por elas, como ter muitos recursos naturais para construí-las. Caso não tenha, terá que trocar recursos com seu vizinho. Caso suas moedas acabem, terá que comprar outra carta, algo que irá valer provavelmente menos pontos. Logo, 7 wonders acaba sendo um equilíbrio entre comprar cartas de recursos e de pontos de vitória.

Ad

Para piorar, o jogo te dá diversas cartas de recursos no início e quase nenhuma no final. Não basta o jogador saber equilibrar, ele tem que planejar quais recursos deve utilizar logo no início do jogo.

Image content of the Website

Os tipos de pontos de vitória. Como ganhar?

Militar. Ganhar militarmente é por si só impossível. Ganhar militarmente dos seus vizinhos te garante 2 pontos na primeira era, 6 pontos na segunda era e 10 pontos na última. No máximo você terá 18 pontos. Tente não comprar mais de 6 cartas militares. Caso esteja vendo seu vizinho imitar o Gengis Khan comprando todas as cartas militares possíveis, deixe-o e concentre-se em outra forma de vitória.

Tesouro. Assim como a vitória militar, ganhar coletando muitas moedas também é praticamente impossível. A cada 3 moedas guardadas é considerado 1 ponto de vitória. Muitas moedas talvez seja um sinal que comprou muitos recursos que não precisava, afinal, podia ter usado as moedas para pagar por esses recursos.

Monumentos. Cada construção azul gera seus pontos de monumentos. Esse tipo de vitória é a que a maior parte dos jogadores costumam seguir visto que há uma relação direta entre construir e pontos.

Construções civis. As construções civis são aquelas que vem na cartilha da sua civilização. Costumam render um bom número de pontos e são usadas principalmente quando não é comprada uma boa carta.

Ciência. A ciência pode te ganhar o jogo sozinha. Se fizer direito, conseguirá até 50 pontos. A vitória por ciência é até mais fácil que as outras por as cartas de ciência permitirem a construção gratuita nas eras seguintes. O problema está na estratégia linear em que todos estão te observando montando seu império científico.

Estruturas comerciais. Algumas estruturas comerciais te dão pontos de vitória caso complete algo. Há carta por exemplo, Chamber of Commerce, que te dá dois pontos de vitória por cada carta cinza em sua cidade. Essas construções são situacionais. Lembre-se da máxima: uma carta deve dar no mínimo 3 pontos de vitória.

Guilds. Assim como as estruturas comerciais, as guildas são situacionais e vão dar pontos de vitória caso cumpra os requisitos dela.

Onde achar o jogo

O site oficial do 7 Wonders e suas expansões são encontrados aquilink outside website. Ele é distribuído no Brasil diretamente pela Galápagos ou lojas parceiras como a RED Jogoslink outside website. O livro de regras do jogo pode ser baixado aquilink outside website.