Contexto
Está procurando um card game com aventuras emocionantes, repleto de desafios novos e com muita rejogabilidade? As Lendas de Andor: Chada e Thorn é o seu jogo! Vocês cruzarão a Ilha de Argentia, de norte à sul, e para isso vocês eventualmente contarão com alguns companheiros durante o trajeto, obterão alguns equipamentos e muito mais. Mas obviamente nem tudo são flores. Há caminhos que vão lhe atrasar, enfrentarão animais, inimigos e ainda por cima serão perseguidos por Varatan, a maldição em pessoa!
Ad
Este é o cenário das Lendas de Andor: Chada e Thorn! Chada e Thorn começam a jornada para Andor, que tinha sido atacada durante sua ausência. O barco Aldebaran, em que Chada e Thorn estavam, foi atingido por uma violenta tempestade e afundou perto da costa alta de uma estranha ilha, a Ilha Brumosa, em Narkon, Argentia. Agora só resta a eles atravessá-la. Podem encarar, pois é emoção na certa!
Trata-se de um card game que tem como mecânicas a construção de decks e o fato de ser cooperativo. É para 2 jogadores e recomendado a partir de 10 anos, onde o objetivo final é chegar ao seu destino em cada uma das aventuras que o jogo lhe permite. O designer do jogo é Gerhard Hecht e foi ricamente ilustrado por Michael Menzel. No Brasil ele veio pela Devir. O jogo base já vem com 4 aventuras dentre as várias possíveis na ilha, porém o jogo é tão bom e bacana que há mais aventuras disponíveis e uma possibilidade de modo solo. Todos os arquivos estão disponíveis no site da Ludopedia.
Cenário
Basicamente, após o naufrágio, Chada e Thorn e mais um companheiro para cada um deles, devem atravessar a ilha e cada etapa é uma nova aventura. Mas basta atravessar a ilha, simples assim? Claro que não, há muitas intempéries pelo caminho. Vocês serão constantemente perseguidos pela maldição de Varatan, que se alcançá-los, os mata. Quer mais? Que tal encontrar animais nada amistosos pelo caminho, ou caminhos difíceis de ser transpostos, locais em que obrigatoriamente os farão parar, atrasando sua viagem e permitindo que a maldição chegue mais próxima a vocês, ainda por cima, encarando inimigos bem hostis? Pois é! Eu avisei que a aventura seria boa!
O jogo já se mostra interessante visto que em sua caixa, além das 4 aventuras básicas, vem com uma aventura introdutória para adaptar os jogadores no cenário e aos ícones do jogo, que por sinal são bem intuitivos. As cartas das aventuras são de ótima qualidade, os tokens dos personagens são belos e possuem uma base.
Aventura Introdutória
A aventura introdutória se dá exatamente no momento em que Chada e Thorn estavam navegando no mar de Hadria e se deparam com uma violenta tempestade que acabou afundando o Aldebaran, na costa de Narkon, em Argentia, mais especificamente na Ilha Brumosa.
Após o incidente eles e mais 2 companheiros buscam abrigo na ilha, mas de cara já começam a ser perseguidos pela maldição local, Varatan, ou seja, já na aventura introdutória tem muita emoção!
4 Aventuras pela Ilha Brumosa
A Ilha Brumosa apresenta 15 locais para aventuras, na caixa base, como já mencionado; além da aventura introdutória, vem 4 aventuras: As Armadilhas Afiadas, Os Campos Tempestuosos, O Bosque Mudo e As Montanhas Emuralhadas. Aí você pode pensar: Ah, são só 4 aventuras? É onde entra agora o fator rejogabilidade. Analise! Em toda aventura há a carta de etapa inicial da aventura, 2 cartas de etapa intermediária e a carta da etapa final, isso para a 1ª aventura (As Armadilhas Afiadas). A grande sacada da 1ª aventura é que as 2 cartas da etapa intermediária são colocadas fechadas na mesa, e só são abertas quando um dos personagens chegar na borda da carta anterior, ou seja, as cartas são colocadas na sorte. Isso já dá no mínimo 2 aventuras diferentes dentro de uma. Isso é massa demais!
Ad
As outras 3 aventuras tem mais possibilidades ainda, são 6 cartas intermediárias e só se sorteiam 2 para cada jogo, ou seja, 30 aventuras diferentes em cada uma das 3 últimas aventuras, tendo assim 90 possibilidades diferentes. Somando-se às 2 da 1ª aventura, tem-se 92 combinações diferentes de jogo, fora a aventura introdutória. Tá bom assim? Aí você pode afirmar: vou jogar a aventura introdutória e serão mais 92 jogatinas e concluo o jogo. Não! Vem mais surpresa por aí!
Complexidades do jogo
Lembram-se que eu falei sobre dificuldades do jogo? Pois bem, no jogo elas se chamam Cartas de Névoa, são ao todo 29 cartas, mas nem todas entram no jogo. Você embaralha o deck e coloca uma quantidade específica em cada etapa da aventura conforme a orientação da etapa, ou seja, isso aumenta exponencialmente a rejogabilidade. Mas note, as surpresas não param por aqui. Dependendo do local em que Chada ou Thorn pararem, eles podem dar de cara com algo bom ou ruim, e são 2 possibilidades de coisas ruim para 1 de coisa boa. É muita emoção.
De ruim, você pode encontrar Kalem, o renegado ou Druquil, o troca pele. Troca pele? Bem, ele simplesmente vira um urso! Isso mesmo! Um urso, você vai adorar encará-lo! Ah, detalhe, Kalem não é menos fraco que Druquil, ou seja, tem emoção mesmo! Mas de bom, o que você pode encontrar? Leam, um náufrago, que pode ajudá-lo na hora em que você menos espera.
Mas e aí, é só andar e bater nos inimigos? Claro que não! Lembre-se que Varatan, a maldição, está atrás de você. E o pior (ou melhor), ele conhece muito bem os atalhos da ilha para chegar mais rapidamente nos jogadores. É, andar pela Ilha Brumosa não é nada fácil. Que bom!
Mas nem só coisas ruins existem nessa ilha. Você encontrará equipamentos valiosos, itens e armas que poderão lhes ajudar muito, mas perceba, tudo isso vai depender do caminho que você decidir trilhar, e são vários caminhos. Olha aí a ilha surpreendendo novamente!
Fim da Aventura
O surpreendente é que não adianta Chada ou Thorn, com seus respectivos companheiros, saírem correndo um na frente do outro. Isso se explica na medida em que se Chada e Thorn estiverem em casas adjacentes durante a aventura, eles podem unir forças contra os inimigos. Se não estiverem nessa condição, enfrentarão os problemas sozinhos. E se um chegar ao destino muito antes do outro e se passarem 4 turnos sem que o outro chegue no destino, ambos perdem! Isso mesmo! Só se ganha nas aventuras se Chada e Thorn chegarem vivos ao destino sem uma diferença de 4 turnos.
Existe durante o jogo vários motivos pelos quais eles podem optar por seguir caminhos diferentes: para despistar Varatan, para coletar itens, para encurtar caminho, etc. Enfim, como são tantas variantes, e isso é bom, só durante o jogo vocês escolherão a melhor estratégia. Pois é, além de toda a emoção e aventura que lhes disse até agora, o jogo precisa de muita estratégia para escolher que caminho tomar.
Ad
Gameplay de As Lendas de Andor
Onde achar o jogo
Estas são As Lendas de Andor: Chada e Thorn, um jogo repleto de aventuras, surpresas, escolhas, sorte e estratégia. Recomendo As Lendas de Andor: Chada e Thorn na sua coleção!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar