Board Game

Review

Review de Fornalha: se torne um capitalista de sucesso no final do século XIX

, Comment regular icon0 comments

Estamos no final do século XIX, época de rápido desenvolvimento do capitalismo, hora de adquirir novas companhias, etorná-las ainda mais produtivas - para nos tornarmos o capitalista mais rico da revolução tecnológica.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

A Expansão do Capitalismo

As três últimas décadas do século XIX caracterizaram-se por um rápido desenvolvimento do capitalismo. A produção capitalista fez grandes progressos nos principais países capitalistas, as cidades cresciam rapidamente e as comunicações melhoravam muito. Essa época ficou conhecida como a “Idade do Aço”, devido ao metal estar substituindo a madeira.

Confira um Gameplay:

Dicas Pedagógicas

Fornalha é um jogo que me surpreendeu demais, e positivamente. Um jogo relativamente simples de explicar, de jogar, mas com uma profundidade que não estava tão aparente no início. Pedagogicamente analisando, tem muito a oferecer.

Fornalha exige dos jogadores uma adaptabilidade às diferentes situações, uma gestão de recursos, assertividade na escolha de opções, estimula a trabalhar sobre tensão, maximização de resultados com o que se tem, e por fim, uso do raciocínio lógico matemático.

Eu cito adaptabilidade às diferentes situações, pois no início, e isso eu acho muito legal, não estamos em igualdade com nenhum outro jogador. Nossos capitalistas têm habilidades diferentes, recebemos companhias diferentes e temos que lidar com isso - ou seja, se adaptar, tentar extrair o melhor disso.

Ad

A gestão de recursos aparece na medida em que nossas companhias produzem, ou que recebemos recompensas dos leilões, mas temos que administrar esses recursos para não faltar no momento da reação em cadeia, não será nada legal começar uma produção e parar no meio por falta de recursos e acabar com companhias ociosas, ou seja, não dá para jogar “na doida”, despretensiosamente, o jogo irá te punir. Isso é genial! Aprenda a gerir seus recursos “na prática”!

Ser o mais assertivo na escolha das opções fará toda a diferença. Fornalha nos ensina que se não levarmos a sério nossas escolhas, podemos pagar por elas o resto do jogo, ou seja, uma má escolha de companhia no leilão não te permitirá produzir, em no mínimo, uma rodada, e isso em um jogo de 4 rodadas faz toda a diferença. Então, pense, reflita bem em suas escolhas, elas têm um impacto enorme no jogo. Boas escolhas são boas para o jogo, boas escolhas são boas para a nossa vida!

O leilão do jogo nos ensina a trabalhar sob tensão, pois sempre tem uma ou mais companhias que nos fará produzir mais, que nos trará mais vantagens, mas o jogo é feito de escolhas, e nessa hora surge a famosa “tensão boa” no jogo, que nos ensina a pensar rápido e procurar dar boas respostas em momentos como esse. Como agimos sob tensão? Fornalha nos estimula a controlar isso.

A fase de produção do jogo nos estimula a pensar em como maximizar o resultado com o que se tem, ou seja, com os recursos que serão advindos da nossa produção e da compensação, teremos que pensar a melhor forma de potencializar os resultados com os recursos. Isso “casa” perfeitamente com a próxima lição pedagógica, o raciocínio lógico matemático.

Ele é fortemente estimulado em Fornalha, pois se não for feito corretamente, o que já não era favorável, pode piorar. A lógica é necessária para não colocar a “carroça na frente dos bois”, ou seja, o jogo estimula demais você a pensar no “fluxo do trabalho”, na sequência correta para tudo funcionar direito. Fornalha é uma aula mesmo!

Em Fornalha, valem as máximas: seja flexível, gerencie o que se tem, use da forma correta e colha os frutos!

Recomendo Fornalha na sua coleção!!!