Jogos de Civilização
Jogos de Civilização são quase um consenso entre os jogadores: são bons demais! A sensação de construir algo praticamente do zero, defender sua área, conquistar outras, evoluir, conhecer e desenvolver novas tecnologias... tudo isso é fascinante!
Esse tipo de jogo, desde o console, vem agradando mais e mais jogadores. Com as versões para tabuleiro não foi diferente, e com um bônus: competir frente a frente com seus oponentes, o que dá uma emoção a mais. Para os aficionados, não importa, podem durar 3 horas ou mais, o jogo vale a pena.
Ad
O caso é que, por vezes, não há tanto tempo assim, e nos sobra, no máximo, uns 30 minutos. Por esse e outros motivos é que alguns jogos vêm procurando alternativas mecânicas de passar a mesma emoção de grandes jogos de civilização em poucos minutos.
Esse é exatamente o caso de Nations: The Dice Game, e que para o nosso bem, foi feito com sucesso. É hora de construir nossa civilização em Nations!
Dados do Jogo
Nations: The Dice Game é um jogo para 1 a 4 jogadores, com idade 10+, do designer Rustan Håkansson. A arte ficou por conta de Ossi Hiekkala, Jere Kasanen, Paul Laane e Frida Lögdberg.
Nations saiu em 2014 pela Lautapelit.fi e “ainda” não veio para o Brasil. Dentre as mecânicas básicas, destacam-se: rolagem de dados, eventos, force sua sorte e ordem de turno baseado em estatísticas.
Nations: The Dice Game consegue em, no máximo, 30 minutos passar a mesma emoção de um jogo de civilização que o seu “pai”, Nations, de 2013, que precisa de mais de 3 horas de mesa para evoluir sua civilização. Por isso caiu no gosto da galera tão rápido!
Nations: The Dice Game “nasce” então 1 ano depois e herda as indicações e premiações de Nations - dentre elas se destaca a de Jogo do Ano pela Board Game Quest Awards, além de outros prêmios e indicações.
Vamos ao jogo!
O Jogo
No comando de uma nação, iniciando com recursos limitados e um certo grau de conhecimento, você precisa iniciar sua evolução, ou seja, disputar pelo avanço de sua nação em todos os sentidos: conquistar territórios, melhorar seu desenvolvimento, alimentar a população, expandir no conhecimento, melhorar seu poderio militar, construir maravilhas e obter a ajuda de nobres conselheiros que lhe trarão muitas vantagens. Este é o cenário de Nations.
Em Nations, vários fatores contribuirão para que sua nação possa avançar, mas cabe a você escolher onde e como investir seus recursos iniciais, que são escassos, a saber:
Com base nesses recursos, você terá que optar por executar apenas 1 das 4 ações disponíveis no seu turno:
A ação de comprar um tile de progresso tem seu custo variável em dinheiro ou espada, e é o core do jogo, pois é desse Tabuleiro de Progresso que vem todos os tiles que lhe garantirão a evolução de sua nação.
Ad
Cada tipo de progresso lhe garante melhorias e alguns benefícios imediatamente após adquiridos, a saber:
Após suas escolhas, seu tabuleiro individual irá refletir claramente como está a sua nação e sua evolução com base nas melhorias, ou seja, cada vez mais, durante o seu próprio turno, você pode evoluir e já desfrutar dos benefícios, gerando mais possibilidades de crescimento.
Após sua escolha de uma das ações disponíveis, o jogador à sua esquerda executa a ação dele, assim vai até que volte a ação para você, e você execute outra ação. Isso se repete até que todos passem. Assim se dá o fim da rodada, e quando isso ocorre, algumas coisas acontecem:
Após essas verificações, será iniciado uma nova era (novo turno). Basicamente, esse é um turno de Nations!
Fim da Partida
No final da 4ª Era (4ª rodada), o jogo acaba. A pontuação final, além da pontuação durante o jogo, é acrescida de;
Após a contagem de pontos, quem tiver mais pontos de vitória vence. Em caso de empate, a ordem dos jogadores define o vencedor (o 1º jogador vence o 2º jogador, etc.). Simples assim!
Dicas Estratégicas
Nations é basicamente um jogo em que seus dados e suas escolhas afetam o jogo todo. Então como todos iniciam exatamente com os mesmos recursos, iniciar já gastando tudo e não investindo em melhorar seu pool de dados não é uma boa coisa.
Invista, na medida do possível, em tiles de progresso que lhe forneçam mais dados. Confesso que isso dá uma dor no coração, pois podem vir excelentes tiles que dão ótimos pontos, mas você sempre sofrerá depois com poucos recursos, pois investiu em pontos e não em recursos.
Sugiro fortemente obter recursos e depois investir em coisas que gerem pontos, caso contrário cada turno seu será pouco produtivo, dado a escassez de recursos. Sei que é difícil, mas resista e invista no que pode lhe dar mais pontos no futuro.
Ad
Isso nos faz basicamente optar por maravilhas em último caso, pois para construí-las são usadas muitas pedras, ou seja, aqui se confirma que é necessário investir em recursos. Para se ter uma ideia, os pontos concedidos por maravilhas na 1ª era rendem inicialmente até 3 pontos, esses pontos aumentam na medida em que as eras avançam, na 4ª era tem maravilhas de até 8 pontos. Note que investir em recursos é a melhor opção.
Tem a opção de rerolar os dados desde o início do jogo e alguns uns conselheiros nos permitem fazer isso mais vezes, use isso a seu favor. Rerolar dados faz toda a diferença no jogo, ajuda a mitigar o fator sorte.
Para ajudar a mitigar ainda mais o fator sorte, você pode gastar 2 recursos de dados quaisquer para gerar pedra, dinheiro ou alimento. Isso ajuda, mas não faça isso toda hora, pois note que o custo é de 2 para 1, um custo muito alto. Só use em caso de muita necessidade.
Investir em conhecimento (livros) é muito bom e rende bons pontos durante o jogo. A nação com mais conhecimento ganha pontos por cada nação com menos conhecimento que a sua. Aqui vale a máxima: conhecimento é poder!
Guardar dados de alimento é uma opção, pois a cada final de turno se você tiver alimento suficiente, pode render bons pontos. Confesso que não uso isso a todo o momento, pois quando se opta por manter dados de alimentos, eles só servem para pontos e não geram novos recursos, eu basicamente uso nas eras finais do jogo, momento em que alimentar a população dá mais pontos.
Manter alguns dados de espada para garantir seu poderio militar é muito importante, pois além de poder dar pontos de vitória isso altera a ordem de turno, e obviamente, quem está na frente na ordem de turno escolhe os melhores tiles no Tabuleiro de Progresso.
A ordem de turno é tão importante em Nations que além de lhe trazer melhores oportunidades durante o jogo é o critério de desempate do fim do jogo. Pense nisso com carinho.
Siga essas dicas, evolua sua civilização e vença em Nations!
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se busca um jogo divertido, rápido, independente de idioma, que estimula cálculos matemáticos, gestão de recursos, concentração, estratégia e de quebra ainda dá uma aula de história, Nations é o seu jogo!
Nations é um jogo excelente e muito rápido, isso ajudar a prender a atenção da criançada, que por vezes não mantém a atenção em jogos de maior duração. Isso é um belo ponto positivo de Nations. Junte-se a isso alguns fatores de estímulo que o jogo proporciona sem que as crianças percebam.
O jogo estimula a todo o momento o cálculo matemático para somar a quantidade de recursos que são necessários para adquirir um tile, quantos recursos irão sobrar para o próximo turno e assim sucessivamente. Você notará seu filho fazendo esses cálculos e isso é uma aula de matemática “escondida” em um jogo de civilização.
Ad
Ao mesmo tempo em que se calcula o que vai gastar, se está fazendo a gestão desses recursos, pois ao optar pela aquisição de determinados tiles, seu filho se vê gerindo o que pode ter no futuro com a nova aquisição. Jogando no presente pensando no futuro!
Para que isso tudo possa acontecer, obviamente, seu filho está altamente concentrado no que acontece no jogo, uma imersão importante, com foco no jogo, estimulando outra habilidade essencial, a estratégia. Muito importante no jogo e vida das crianças.
Por fim, o jogo traz construções, maravilhas, territórios e personagens reais da história da humanidade com belíssimas artes que os retratam. É uma aula de história em um formato totalmente lúdico.
Pedagogicamente, Nations é uma aula em formato de jogo!
Recomendo Nations na sua coleção!!!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar