Board Game

Competitivo

Review de Rummikub: o jogo em que cada rodada é um desafio

, Comment regular icon0 comments

Exercite seu cérebro em cada rodada, a estratégia estará presente em cada lance, e as partidas nunca serão iguais. Sim, esse jogo existe: Rummikub!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Índice

  1. > Rummikub
  2. > Dados do Jogo
  3. > O Livro Oficial de Rummikub
  4. > O Jogo
    1. Abertura
    2. Manobras
  5. > Flavor do Jogo
  6. > Fim da Partida e Pontuação
  7. > Gameplay
  8. > Dicas Estratégicas
  9. > Fim do Jogo
  10. > Dicas Pedagógicas para Rummikub

Rummikub

Rummikub é um jogo família que não abandona a estratégia e a emoção a cada jogada. Seu sucesso deve-se também por combinar elementos de vários outros jogos, de rummy (jogo de cartas), Dominó, Mahjong e Xadrez. No Brasil, sua popularidade se deve às suas regras serem muito semelhantes às do jogo de cartas conhecido como Mexe-mexe.

Rummikub
Rummikub

Não se assuste por ter elementos de tantos jogos com alta estratégia e níveis de dificuldades diferentes, Rummikub é realmente um jogo família, com a dose de estratégia e dificuldades na medida exata para um jogo dessa categoria.

Ad

Dados do Jogo

Rummikub é um jogo de 2 a 4 jogadores, idade de 8+, criado em 1977 por Ephraim Hertzano, e no Brasil é distribuído pela Grow.

Caixa e Componentes
Caixa e Componentes

É um jogo premiado, em 1980 vendeu o famoso Spiel des Jahres na Alemanha e em 1993 venceu o Gra Roku na Polônia, ambos como o melhor jogo do ano.

O Livro Oficial de Rummikub

É isso mesmo, um jogo de tabuleiro que ganhou um livro: The Official Rummikub Book. O livro traz, além das regras, obviamente, dicas estratégicas e táticas. Tem 72 páginas e descreve também as 3 diferentes regras para o jogo: a “Americana”, a “Sabra” e a “Internacional”. A versão que estou resenhando e a vendida atualmente usam apenas a regra “Sabra”.

The Official Rummikub Book
The Official Rummikub Book

A Americana é a mais simples das três versões e a mais parecida com o rummy tradicional. Depois de aprender o básico do Americano, você pode adaptá-lo às outras versões.

Sabra, a que resenhamos, adiciona mais regras, e realmente na minha opinião, é a melhor. É um jogo fácil de aprender, mas as “manobras” extras permitidas na versão Sabra o tornam um jogo de táticas ousadas, arrojadas e agressivas, de ações incrivelmente rápidas. Mas, como no Xadrez, exige que você pense à frente e visualize a configuração variável das peças. O jogo fica rápido e furioso, pois os jogadores tentam aproveitar ao máximo as peças que têm dentro de um limite de tempo estrito. É muito mais divertido!

As regras Internacionais trazem um jogo altamente sofisticado que tem uma forte semelhança com o Mahjong por ter que completar uma variedade de padrões e combinações vencedoras. A pontuação é incomum e as possibilidades são de um jogo em constante mudança.

Em resumo, a versão Sabra traz muito mais desafios!

O Jogo

O jogo é realmente simples, sem deixar de ser estratégico. Como componentes tem 104 “pedras” numeradas de 1 a 13 em 4 cores diferentes: preto, laranja, azul e vermelho, além de 2 “pedras” Curingas, e finalizando, possui 4 suportes para as “pedras”.

“Pedras” do Rummikub
“Pedras” do Rummikub

Basicamente, você tem que baixar todas as “pedras” do seu suporte. Simples assim, porém, há algumas regras que trazem a tão esperada estratégia.

No início do jogo, os jogadores recebem 14 “pedras” e as colocam em seu suporte, depois, para começar a baixá-las, precisa formar grupos ou sequencias no valor total de 30 pontos na soma de todas as pedras, só assim você “entra” no jogo, caso contrário, a cada rodada que você não “entrar”, você compra uma “pedra” da mesa.

Suporte com as “pedras”
Suporte com as “pedras”

Abertura

Bem, onde entra a estratégia aí? Como já dito, para “entrar” no jogo, para ter os 30 pontos, pode-se usar grupos (exemplo: 4 “pedras” de valor 7 de cores diferentes) e/ou sequências (exemplo: 4 “pedras” nos valores 3, 4, 5 e 6 da mesma cor), desde que somem juntos 30 pontos.

Ad

Lembrando que tanto para grupos quanto para sequências, são necessárias 3 ou mais “pedras”. Esse ato de “entrar” no jogo se chama Abertura. Vale ressaltar que os jogos na mesa (tanto grupos quanto sequências) não tem dono, todos podem usá-los para auxiliar a baixar suas “pedras”.

O começo da partida pode ser um pouco lento, pois fazer 30 pontos não é tão trivial assim. O manual de regras diz que tanto a quantidade de pontos para a Abertura quanto o tempo para cada turno do jogador pode ser alterado conforme o nível de dificuldade desejado.

Manobras

Depois da Abertura é que o jogo realmente brilha, acontecem as chamadas Manobras. Imediatamente após a sua Abertura você já pode efetuar as Manobras, inclusive com as “pedras” que você mesmo colocou em jogo.

Grupos e sequências para as Manobras
Grupos e sequências para as Manobras

Mas o que são as Manobras? São a alma do jogo! Descer mais peças do seu suporte usando como base os jogos (grupos ou séries) já baixados na mesa, encaixando suas peças, assim, se livrando delas. Não se esqueça que a regra de ouro é que cada jogo na mesa tem que ter no mínimo 3 pedras. Respeitando isso, é hora de executar sua estratégia.

Assim o jogo segue com os jogadores se livrando de suas peças através das Manobras mais mirabolantes e inimagináveis, podendo realmente mexer em tudo. Desfazer grupos, separar sequencias, e por aí vai, desde que no final, repito, todos os jogos na mesa tenham no mínimo 3 “pedras”.

Flavor do Jogo

Eu ainda nem falei dos Curingas. Ah, aí é que as coisas começam a esquentar. O Curinga faz a função que traz em seu nome, por ser um Curinga pode entrar no lugar de qualquer peça. E estratégia aqui é muito útil.

Curingas
Curingas

E se eu não conseguir baixar uma “pedra” minha no meu turno? Bem, você não passará impune. Como punição, tem que pegar 1 “pedra” do monte (não das que estão em jogo) e com isso seu suporte vai novamente se enchendo.

Ah, e se eu começar a executar Manobras, meu tempo se esgotar? Bem, isso é possível, e aliás, acontece muito. Se ao final do seu tempo você não tiver baixado nenhuma “pedra”, retorne as Manobras na posição inicial e como penalidade compre 3 “pedras” do monte.

Eu falei de tempo se esgotar, correto? Pois bem! Será que posso ficar pensando por vários minutos sobre as minhas possibilidades no meu turno, atrasando assim a mesa e deixando o jogo chato? Claro que não! O jogo sugere o limite máximo de 1 minuto para cada jogador executar suas Manobras no seu turno. Isso deixa o jogo muito mais dinâmico.

A versão normal da Grow do Rummikub não vem com nada para controlar esse tempo, porém, tem aplicativos gratuitos para isso. O melhor deles se chama “Rummikub Score Timer” que tem o relógio configurável de quanto tempo você quiser, e também dá para colocar os nomes dos jogadores e marcar a pontuação.

Ícone do aplicativo Rummikub Score Timer
Ícone do aplicativo Rummikub Score Timer

Ad

Não quer baixar esse aplicativo nem controlar o tempo pelo timer do celular? Então você ainda tem salvação. A Grow lançou uma Versão Especial do Rummikub com um Timer Eletrônico.

Rummikub com Timer Eletrônico
Rummikub com Timer Eletrônico

Enfim, têm várias formas de se fazer isso, inclusive, uma regra da casa de jogar sem tempo, se tiver iniciando a criançada. Vale tudo, o importante é se divertir.

Fim da Partida e Pontuação

O fim da partida acontece quando um jogador consegue baixar todas as suas “pedras” do seu suporte, aí se dá a pontuação. Cada “pedra” tem um número impresso, e a soma de todas as “pedras” em seu tabuleiro será sua pontuação negativa. Ah, se estiver com o Curinga no seu suporte, ele soma 30 pontos de prejuízo.

O jogador que baixou todas as peças pontua positivamente a soma do total negativo de todos os jogadores, só que, obviamente, positivamente, ou seja, a soma do prejuízo dos outros jogadores fica sendo a sua pontuação positiva.

Gameplay

Dicas Estratégicas

Vamos lá! O Rummikub é um prato cheio para quem gosta de jogos estratégicos.

Sobre o tempo, otimize seu tempo acompanhando o andamento do jogo, os grupos ou sequências que vão se formando, se desfazendo, deixando já meio pensado o que fará durante o seu turno, já que o tempo será curto.

No início do jogo é estratégico segurar algumas “pedras” que já eram possíveis ser baixadas, assim você força os demais jogadores a baixarem mais jogos ou efetuarem mais Manobras. E se lembre, quanto mais jogos na mesa, a possibilidade de Manobras aumenta muito.

Algumas vezes é estratégico também, mesmo que se tenha um grupo ou sequência com 4 “pedras”, optar por baixar somente 3 delas. Isso lhe dá maiores chances de não passar em branco no próximo turno e não ter que pegar uma do monte.

Manter o Curinga no seu suporte pode ser uma boa tática, mas veja bem, se alguém estiver perto do final da partida, esse Curinga pode lhe dar um prejuízo de 30 pontos. Use com sabedoria!

A ideia geral é ter sempre, no mínimo, uma “pedra” para baixar quando for o seu turno. Para isso, vale segurar algumas “pedras”, ou o Curinga em alguns jogos. Enfim, é possível ir até o extremo de passar um turno mesmo lhe custando pegar uma “pedra” do monte, mas tendo mais opções de jogo no futuro.

Fim do Jogo

O fim do jogo se dá após 3 partidas completas, o jogador com o maior saldo positivo vence.

Dicas Pedagógicas para Rummikub

Rummikub, além de divertido e muito estratégico, ajuda a desenvolver o raciocínio lógico matemático, favorecendo assim, a construção do conhecimento matemático.

Use Rummikub para ensinar os números, as cores, formação de grupos e sequências de números. É, sem sombra de dúvidas, uma excelente ferramenta pedagógica. Eles aprenderão brincando, literalmente.

Recomento Rummikub na sua coleção!