Cartas Controversas
Cartas Controversas é a versão nacional de Cards Against Humanity. Um jogo que gera muitas risadas e de certa forma, controversas entre os jogadores, pois o que nos faz rir talvez não seja o politicamente correto para algumas pessoas. Aliás, a título de comparação, achei a versão nacional até mais branda que o original, esse sim tem cartas bem mais “pesadas”.
Mas do que afinal trata Cartas Controversas? Bem, são perguntas capciosas sobre todo qualquer tema, mas que tem lacunas a serem preenchidas. Os jogadores responderão com suas cartas com o termo que julgar mais pertinente com a pergunta feita. O fato é que as perguntas de leve não tem nada e as respostas mais ainda. Isso acaba ficando engraçado de certa forma.
Ad
Dados do jogo
Cartas Controversas veio para o Brasil pela Estrela, fato que chama a atenção, pois a Estrela trazer um jogo 18+ em seu catálogo, ou seja, com tema adulto, embora de humor, sendo que a empresa solidificou sua marca com jogos a princípio infantis. Devem ser os novos tempos! Trata-se de um jogo de 3 ou mais jogadores.
São 300 cartas ao todo, 70 cartas pretas com frases para completar e 230 cartas brancas com sugestões de resposta das mais malucas possíveis. Tem como mecânicas a gestão de mão e seleção de cartas. O mais engraçado é que todas as cartas vêm para ser destacadas pelo comprador.
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/1632962483.jpeg)
Trata-se de um party game, ou seja, um jogo para se divertir e dar risadas, para ser jogado entre jogos maiores e mais sérios ou entre amigos (amigos mesmo) em uma noite de churrasco, antes de um filme ou qualquer outra reunião sem compromisso.
Na verdade, Cartas Controversas não é um jogo competitivo apesar de ter um vencedor, obviamente, é mais para divertir do que para competir. É o típico jogo que você quer mais é rir do “durante o jogo” do que se importar com quem ganhou o jogo.
Jogando
Cartas Controversas é simples e divertido ao extremo, para você ter ideia, o jogador inicial, chamado de patrão, é o jogador que foi ao banheiro por último. No turno os jogadores recebem cartas brancas com respostas em suas mãos, o jogador da vez, o patrão pega uma carta preta da pilha e lê a frase para ser completada.
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/1632962522.jpeg)
Os jogadores escolhem uma carta branca e colocam com face para baixo (fechadas) no centro da mesa. O patrão as embaralha para não saber de quem é cada carta e as lê. A que fizer mais sentido na frase, que se encaixar melhor, ou que for mais engraçada (vai depender o patrão), vence a rodada e ganha a carta preta e é o novo patrão.
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/1632962546.jpeg)
É realmente subjetivo, e é aí que está a graça de tudo, pois o patrão irá ler a frase e encaixando as respostas. O resultado? Muitas gargalhadas com as frases mais doidas possíveis. Talvez esse seja o grande mérito desse party game, curtir o momento, e não o fim.
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/1632962587.jpeg)
Mas o jogo é só isso? Não tem mais nada de diferente? Claro que tem! Ele também não é tão simples assim. Tem cartas pretas com mais de uma lacuna para ser preenchida. Aí entra a estratégia do jogador, pois ele tem maior poder de elaborar a frase para soar melhor para o patrão. Fica mais bacana ainda.
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/1632962610.jpeg)
Então fica a pergunta: qual o real motivo de ser um jogo 18+ já que ele é tão divertido? Algumas frases das perguntas e algumas frases das respostas tem um toque de malícia ou duplo sentido e frases, digamos, “pesadas” podem aparecer. E isso não é questão de mimimi ou não, é questão de respeitar mesmo o próximo. Algumas pessoas podem se sentir ofendidas ou ficar envergonhadas com as respostas, por isso eu sugiro, jogue entre amigos (amigos mesmo).
Ad
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/1632962630.jpeg)
Alguns exemplos do que pode ter conotação política, aí há que ter um desprendimento mesmo para jogar ou vai virar em discussão e esse com certeza não é o objetivo de Cartas Controversas, muito pelo contrário, ele é um jogo para não ser levado a sério.
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/1632962656.jpeg)
Algumas cartas quando combinadas podem ter uma conotação ruim, já que se trata de um jogo 18+, notem o exemplo a seguir. Por isso eu disse, jogue entre amigo (amigos mesmo), com os quais você tem liberdade para falar sobre todo e qualquer assunto sem ofender ninguém. Talvez seja esse o segredo de uma boa mesa de Cartas Controvesas. Uma noite entre amigo de verdade que se reúnem para passar momentos divertidos.
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/1632962683.jpeg)
Particularmente, eu acho Cartas Controversas com mais cartas com conteúdos possivelmente “polêmicos” do que com conotação “erótica”. Mas isso é minha impressão, não cheguei a contar as cartas nem dividi-las e também essa opinião vai de jogador para jogador.
Dicas Estratégicas
Cartas Controversas não é um jogo para ser levado a sério, a não ser que você seja muito competitivo mesmo, mas via de regra, o patrão irá escolher a resposta mais doida e bizarra possível ou a que o faça rir mais, então tem sim um toque de estratégia para os jogadores mais competitivos.
Minha dica pessoal mesmo é se divertir, montar frases doidas e rir muito durante uma jogatina leve e descompromissada. É o espírito de Cartas Controversas!
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Gameplay
Fim do jogo
O jogo acaba quando todas as cartas brancas tiverem sido usadas, ganha o jogo quem tiver acumulado mais cartas pretas por dar as melhores respostas. Simples assim!
Este é Cartas Controversas, um jogo para você descontrair e rir muito com seus amigos. Isso eu te garanto! Recomendo Cartas Controversas na sua coleção!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter