História de Winter
Winter “nasceu” em 2016 como um micro jogo com 18 cartas e 18 fichas para um concurso chamado Board Game Geek 18 Card Contest, no qual foi finalista. Era a primeira versão, artesanal e distribuída em formato print-and-play.
O fato de serem finalistas foi o incentivo que faltava para seus designers, os irmãos Maria Blasco Arnandis e Enrique Blasco o publicarem pela sua própria editora, a Brote de Juegos.

Em 2021, Winter foi vencedor do Cardboard Edison Award.
Como Winter foi ganhando projeção, sua publicação oficial aconteceu no ano seguinte, em 2022, pela editora espanhola Devir, durante a SPIEL Essen, realizada anualmente na Alemanha, que é considerada a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo.
Essa edição, obviamente, trouxe uma produção profissional, arte refinada e componentes de qualidade, mantendo a essência minimalista, que é a proposta do jogo.
Winter é um jogo abstrato que aborda a temática do inverno. A proposta dos designers foi criar um jogo minimalista e atmosférico, que transmitisse a sensação efêmera do inverno: o frio que chega, domina, mas inevitavelmente dá lugar ao degelo.
O jogo é o primeiro da série 4 Seasons, que continuará com os títulos Outono, Verão e Primavera.
Vamos conhecer Winter!
Dados do Jogo
Winter é um jogo para 2 jogadores, com idade 8+, dos irmãos e designers Maria Blasco Arnandis e Enrique Blasco. A arte ficou por conta do estúdio Meeple Foundry e Carlos Ureta.

Winter foi lançado em 2022 pela Devir espanhola, no Brasil chegou em 2023 pela Devir Brasil. As principais mecânicas são: construção a partir de modelo, influência/maioria na área e tabuleiro modular.

Em 2022, ano de sua publicação, foi nominado como Melhor Jogo Internacional para 2 Jogadores pela 5 Seasons.
Winter: o Jogo
Todo inverno, o lago congela. Não vai durar muito, então temos que jogar o mais rápido possível, tentando dominar as partes congeladas do lago antes que tudo descongele e percamos tudo. Para vencer, escolha os espaços-chave com sabedoria antes que seu rival o faça e controle-os. Você resistirá a este rigoroso e implacável inverno congelante?
Esse é o cenário de Winter!
Winter é um jogo minimalista, e seus componentes traduzem bem isso:
- 18 cartas com flocos de neve (azul claro e azul escuro) E
- 18 fichas de flocos de neve (9 azul claro e 9 azul escuro).
Só isso!
O setup não seria diferente:
- embaralhe todas as cartas e forme uma pilha;
- vire a 1ª carta para revelar os flocos de neve e coloque-a na mesa;
- quem for o 1º jogador (escolhido ao acaso), revela uma 2ª carta e a coloca ao lado da 1ª carta;
- o 2º jogador escolhe a cor de flocos de neve com que cada jogador vai jogar (azul claro ou azul escuro)
- ambos os jogadores recebem as fichas correspondentes à sua cor; E
- o 2º jogador agora pode iniciar o seu turno.

Winter é composto de 2 Fases, a saber:
- Fase 1: Congelar; E
- Fase 2: Descongelar.
Cada Fase tem um número “x” de ações, e o diferencial de Winter é que a Fase 2 só inicia depois que a Fase 1 tenha terminado por completo, ou seja, elas não se alternam. Isso é muito interessante e faz muito sentido, pois trata-se do congelamento completo do lago e, obviamente, só depois o seu descongelamento. Vamos às Fases!
A Fase 1, do Congelamento, tem duas ações possíveis, das quais, no seu turno, você deve escolher apenas uma delas:
- Ação 1: revelar uma carta da pilha e colocá-la em jogo; OU
- Ação 2: colocar 1 ficha da sua cor.
A Ação 1 consiste em, de fato, revelar uma carta da pilha e colocá-la em jogo. Parece simples, e é, mas não se engane, há a forma correta de se posicionar a carta, e mais, se errar aqui dará uma grande vantagem ao oponente. Vejamos!
Cada carta tem 4 seções de flocos de neve, em azul claro (para um jogador) e azul escuro (para o outro jogador).

Adiantando um pouco as coisas, o objetivo aqui é unir 4 flocos de neve da sua cor, por isso então é tão importante estar atento às cores e em como você colocará a carta. Mas ainda há mais sobre a colocação da carta:
- as cartas são sempre colocadas junto às outras cartas da mesa, no mesmo alinhamento;
- podem ser giradas 180º, mas não 90º; E
- as cartas devem tocar pelo menos uma das 4 seções de flocos de neve de outra carta.

Essa ação lhe garante locais para, posteriormente, colocar as fichas da sua cor e dominar o congelamento do lago.
Se optar pela Ação 2, basta colocar 1 ficha da sua cor, mas também não sem estratégia. As fichas são sempre colocadas no centro de um quadrado formado por 4 seções de flocos de neve da mesma cor. Essa ação é a mais importante, pois isso garante o seu domínio sobre o lago que está congelando.

Após executar uma das duas ações da Fase 1, será a vez do turno do outro jogador executar alguma ação, também, da Fase 1.
A Fase 1, de Congelar, termina quando, durante o turno de qualquer um dos jogadores, o baralho se esgota ao jogar a última carta na mesa. Assim, no final da Fase 1, de Congelar, as 18 cartas criarão um grupo de cartas e fichas conectadas, o “lago congelado”.
Hora da Fase 2, de Descongelar. Durante o seu turno, nesta Fase, cada jogador deve escolher uma de três possíveis ações:
- Ação 1: mover 1 carta para outra posição E colocar, pelo menos, 1 ficha da sua cor; OU
- Ação 2: retirar 1 carta da mesa; OU
- Ação 3: recolher 1 ficha da sua cor.
Um detalhe interessante é que esta Fase continua em turnos alternados até o final da partida. Outra coisa importante durante a Fase 2 é sua regra de ouro:
- não é possível remover ou mover uma carta que tenha uma ficha em cima dela.

Com base nisso, vamos para a Ação 1, de mover 1 carta para outra posição, que, para ser executada, tem que atender a todas as 3 condições a seguir:
- as cartas só podem ser movidas durante a Fase 2, de Descongelar, E
- apenas se isso formar pelo menos um novo quadrado de 4 seções de flocos de neve da cor pertencente ao jogador que a moveu; E
- esse jogador deve colocar imediatamente uma das suas fichas em cada novo quadrado da sua cor que tenha sido criado ao mover a carta.

Essa Ação é crucial, pois, tematicamente, o lago está descongelando, os “pedaços de gelo” estão se movendo, mas você continua tendo presença com sua ficha.
Na Ação 2, para retirar 1 carta da mesa, basta respeitar a regra de ouro citada anteriormente, e quando uma carta é removida, ela é descartada da partida e não pode ser usada novamente.

Esta ação é importante, pois com ela você tem duas grandes oportunidades:
- a de retirar uma carta boa para o oponente; E
- com isso, não retira uma de suas próprias fichas (a Ação 3, a seguir).
Por fim, a Ação 3, que é a de recolher 1 ficha da sua cor, que, de longe, é a pior de todas, afinal, você não moveu cartas e, obviamente, não colocou mais fichas suas e nem retirou cartas do jogo, então, na verdade, essa Ação é “a que lhe restou”.

A única “vantagem” é que quando uma ficha é removida, ela volta para o jogador e pode ser reutilizada na Ação 1 desta mesma Fase, mas só isso.
Uma coisa importantíssima: durante a Fase 2, de Descongelar, se um jogador mover ou remover uma carta e este grupo de cartas for dividido em dois grupos desconectados, todas as cartas e fichas do grupo com menos cartas serão removidas da partida.

Se os dois grupos tiverem um número igual de cartas, o jogador cujo turno está a decorrer decide qual dos dois grupos é descartado.
Após executar uma das três ações da Fase 2, será a vez do turno do outro jogador executar alguma ação, também, da Fase 2. E lembrando: esta Fase continua até o final da partida.
Assim é Winter!
Fim da Partida
A partida termina quando um dos jogadores remove a sua última ficha.
O vencedor é o jogador que conseguiu manter pelo menos uma das suas fichas em jogo!
Simples assim!
Dicas Estratégicas
Winter é sobre manter o controle durante as duas Fases, a do congelamento e durante o descongelamento.
Como, por motivos óbvios, se congela antes, ou seja, a Fase 1, de Congelar, é muito clara a importância da Ação 1, que é a de revelar uma carta da pilha e colocá-la em jogo, pois é só com ela que você garante bons e estratégicos locais para a próxima ação, a Ação 2, de colocar 1 ficha da sua cor, para dominar o lago durante o congelamento.
Note que uma ação antecede a outra, e que, se porventura, sem perceber, o seu oponente acabar colocando cartas que lhe ajudem, aí é só colocar a sua ficha. Esse é o melhor cenário!
Busque sempre manter suas fichas no centro “do lago” congelado, ou seja:
- evite fichas suas nos cantos do lago, pois ao retirá-las, sempre libera uma carta na Fase 2 que pode te prejudicar; E
- busque colocar cartas de forma a deixar suas fichas no “centro” do lago congelado. Isso garante que, se você precisar retirar uma ficha sua na Fase 2, não libere cartas ao oponente.
É um “jogo de Xadrez”: saber onde colocar a carta, e sempre, sempre mesmo, que puder, coloque uma ficha sua no lago que está congelando. Isso será a base para a próxima Fase.
Fique de olho na pilha de cartas, afinal, ela ditará quando iniciará a Fase 2, de Descongelar, então é bom você ter colocado a maior quantidade de fichas da sua cor que puder, isso significa maior domínio seu.
Pois bem, sobre esta última Fase, a de Descongelar, a Ação 1, de mover 1 carta para outra posição E colocar, pelo menos, 1 ficha da sua cor é, de longe, a melhor de todas. Afinal, é a única oportunidade de colocar uma ou mais fichas suas no lago. Use isso a seu favor, isso pode ser a diferença entre a vitória ou a derrota.
Retirar 1 carta da mesa (Ação 2) é uma alternativa, ainda mais quando é uma carta que pode beneficiar o seu oponente, ou seja, que tenha mais seções da cor da ficha dele. Retire mesmo sem hesitar, ainda mais quando essa carta retirada faz “descolar” um outro bloco de cartas, e, conforme as regras, esse bloco menor, ou à sua escolha, se forem de tamanhos iguais, será totalmente eliminado do jogo. Isso pode minar o domínio do seu oponente.
Por fim, para mim, a pior ação de todas, a Ação 3, de recolher 1 ficha da sua cor, só é feita quando não se tem o que fazer. Essa ação lhe faz perder domínio e controle sobre o lago que está descongelando. É péssimo executar essa ação, só mesmo usada quando a 1ª ou a 2ª ações não são possíveis. Essa ação é o famoso “tiro no próprio pé”.
No mais, fique atento às oportunidades que o jogo apresenta, monte a sua melhor estratégia, saiba se posicionar no congelamento, sobreviva no descongelamento e vença em Winter.
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se você busca um jogo portátil, minimalista, com regras fáceis, para jogar em qualquer lugar a qualquer hora, pois ele é rápido, Winter é o seu jogo!
Winter é “zero” idioma, só com cartas e fichas, e isso é um apelo e tanto para a criançada. Não é à toa que o jogo é para idade 8+. Dá para jogar de boa mesmo!
Eu acho o jogo bem temático no quesito congelar e descongelar o lago, e isso fica bem evidente durante o jogo, com as cartas sendo os pedaços de gelo que vão formando os blocos, e poder ainda “dominar” as áreas com suas fichas de flocos de neve deixa tudo mais divertido.
A criançada vai rir muito e se divertir colocando as cartas sempre buscando formar as 4 seções de flocos de gelo da sua cor, ou “praguejando” quando, sem poder escapar, acabar colocando em jogo uma carta boa para o oponente. Vão ser bons momentos para lembrar.
A hora de descongelar o lago não será menos divertida, pois finalmente é hora de “se manter vivo” no jogo, retirando o mínimo de fichas da sua cor possível e “torcendo” para o oponente se dar mal. Vão ser risinhos contidos para todo lado.
De quebra, o jogo ainda proporciona importantes estímulos para a criançada, a saber:
- gestão de recursos: para administrar a quantidade de fichas da sua cor, quanto mais usar, melhor;
- estratégia: para saber o momento certo sobre qual ação usar;
- tomada de decisão: decidir pela ação que mais lhe beneficie; E
- raciocínio lógico-matemático: para controlar a quantidade de fichas de flocos de neve que ele e o oponente têm no lago, e isso significa vitória no jogo.
Pedagogicamente, Winter aborda gestão de recursos, estimula a estratégia, a tomada de decisão, o raciocínio lógico matemático e ainda por cima, diverte!
Recomendo Winter na sua coleção!!!












— Comentários 0
, Reações 1
Seja o primeiro a comentar