Sobre San Juan, a Capital
San Juan é a capital e o município mais populoso da ilha de Porto Rico. Foi fundada pelos colonizadores espanhóis em 1521 e, de acordo com o Censo dos Estados Unidos de 2020, possui uma população de 342.000 habitantes.

Durante a colonização espanhola, Porto Rico produziu índigo, açúcar, café e tabaco como parte de sua economia agrícola. San Juan, como capital, era o centro administrativo e comercial que coordenava o escoamento desses produtos. A prata, embora não extraída localmente em grande escala, circulava como moeda e símbolo de riqueza colonial.
Todo esse contexto histórico e esses produtos estão presentes no jogo San Juan.
Vamos ao jogo!
Dados do Jogo
San Juan é um jogo para 2 a 4 jogadores, com idade 10+, do designer Andreas Seyfarth. A arte ficou por conta de Franz Vohwinkel.

San Juan foi lançado em 2004 pela Alea, que é um braço da Ravensburger. No Brasil, em 2017, veio pela Grow. Dentre as mecânicas, tem-se: gerenciamento de mãos, ordem de fases variável, colecionar conjuntos, seguir ação e seleção de ação.

San Juan venceu vários prêmios já no ano de seu lançamento, 2004. Vou citar os que mais se destacam: venceu o Fairplay À la carte, o de Melhor Jogo pela Japan Boardgame Prize e foi recomendado ao Spiel des Jahres.
Vamos ao jogo!
O Jogo
Nosso objetivo é fazer San Juan crescer, se desenvolver e prosperar. Executando vários papéis, com privilégios ou não, iremos governar, produzir, construir, comercializar, minerar e, por vezes, atuar como conselheiro. Nosso intuito é progredir cada vez mais e nos destacar perante os concorrentes.
Esse é o cenário de San Juan!
San Juan é baseado no aclamado board game Puerto Rico, só que com muitas mecânicas diferentes. Em particular, o jogo não inclui colonos nem transporte de mercadorias. A produção e o comércio de bens são normalmente limitados a uma carta por fase, porém, os demais jogadores podem comercializar o mesmo produto que outro jogador.
San Juan é composto basicamente de cartas de edifício de produção e alguns edifícios que concedem habilidades especiais para quem os construir. Os pontos de vitória são obtidos exclusivamente pela construção de edifícios, e o jogo termina assim que um jogador constrói doze edifícios.
Cartas e Setup
Para melhor compreensão, é importante saber que as cartas são separadas em dois tipos de construções:
- de produção: fábrica de índigo, engenho de açúcar, depósito de tabaco, torrefadora de café e fundição de prata. Um jogador pode ter qualquer quantidade de construções de produção, mesmo repetidas E
- comuns: todas as demais cartas de fundo bege. Cada jogador só pode construir apenas uma de cada, ou seja, não pode ter construções comuns repetidas.

Ainda sobre as cartas, elas têm tripla função:
- são utilizadas como construções, se baixadas “abertas” na sua frente;
- são usadas como dinheiro na mão dos jogadores para pagar as construções. E
- como mercadorias, quando “fechadas” sobre as construções de produção.
O setup do jogo é bem simples, a saber:
- coloque os cinco cartões de Papéis e o cartão de Governador na mesa;
- coloque os cinco cartões de Casa de Comércio “fechados” na mesa;
- cada jogador recebe uma carta de construção de produção de Fábrica de Índigo e a coloca na mesa aberta na sua frente;
- embaralhe o restante das cartas formando um deck de compras e o coloque no centro da mesa;
- cada jogador recebe quatro cartas da pilha de compras para a sua mão E
- por fim, escolha o primeiro jogador.
Turnos
Durante o turno, os jogadores vão escolher Papéis para executar. Sendo assim, é o momento oportuno de conhecer cada um dos cinco Papéis possíveis:
- Construtor: que permite erguer uma construção;
- Conselheiro: permite pegar cartas do deck para a sua mão;
- Produtor: permite produzir um bem de uma construção de produção;
- Minerador: permite pegar uma carta do deck para a sua mão E
- Comerciante: permite vender um bem.

Uma rodada de San Juan também é simples, mas altamente estratégica. Quem inicia é o primeiro jogador, que recebe o cartão de Governador:
- o Governador deve escolher um Papel e pode executar a ação e o privilégio (depois todos podem executar a ação sem privilégio);
- agora, o próximo jogador deve escolher um Papel, podendo executar a ação e o privilégio (depois todos podem executar a ação sem privilégio) e assim por diante até que todos tenham escolhido um Papel.
Um detalhe importante é que cada Papel só pode ser escolhido uma vez por rodada.
Se optar por um jogo com dois jogadores, o Governador escolhe um segundo Papel e joga novamente antes de passar o cartão de Governador para o outro jogador.
Para melhor compreensão, é necessário conhecer em detalhes cada um dos Papéis, seus privilégios e peculiaridades.
O Construtor, como sua ação, permite que todos façam uma construção, se desejarem. Para isso, as cartas da mão devem ser usadas como dinheiro para pagar o valor que está impresso na carta que desejam construir. Como benefício ao jogador que escolheu esse Papel, ele paga uma carta a menos. Lembrando que, durante o jogo, você pode construir quantas construções de produção desejar, mesmo que repetidas, mas somente uma de cada construção comum.
Com o Conselheiro em jogo, em sua ação, todos os jogadores pegam duas cartas do deck de compras, mantêm uma e descartam a outra; ou seja, têm duas opções para escolher uma. O privilégio do jogador que escolheu esse Papel permite pegar três cartas adicionais, manter uma e descartar quatro, ou seja, têm cinco opções para escolher uma.

O Produtor, em sua ação, permite que todos os jogadores produzam um bem. Para isso, pegam uma carta do deck de compras e a colocam sobre uma de suas construções de produção. O privilégio de quem escolheu esse Papel é o de produzir um segundo bem.

O bacana das cartas comuns de construção é que elas agregam muito ao jogo. Algumas delas somente dão pontos, mas outras conseguem atuar no mesmo momento em que alguns Papéis são executados.

O Comerciante, em sua ação, permite que todos vendam um bem. Basta escolher um de seus bens produzidos, descartá-lo na pilha de descarte e pegar para sua mão, do deck de compras, o número de cartas indicado no cartão Casa de Comércio de acordo com o bem vendido. Como privilégio, o jogador que escolheu esse Papel pode vender um segundo bem.

O Minerador é o único caso em que somente o jogador que escolheu essa ação pode executá-la. Seu privilégio é o de pegar uma carta do deck de compras para a sua mão.
Após as escolhas de Papéis e execuções das ações (ou não) por todos os jogadores, todos devem devolver os Papéis ao centro da mesa e o cartão de Governador deve ser passado para o próximo jogador à esquerda.
Após isso, o atual Governador lembra os jogadores sobre:
- a Capela: os jogadores que a tiverem construído podem armazenar uma de suas cartas sob a Capela (se eles desejarem);
- o limite de cartas na mão: normalmente é permitido manter sete cartas na mão. Quem tiver construído a Casa de Guarda força os demais, que não a construíram, a ficar com apenas seis cartas, ou 12 cartas, para quem construiu a Torre.
Assim é uma rodada de San Juan!
Fim da Partida
O fim da partida acontece no final da fase do Construtor, quando um jogador construir a sua 12ª construção. A rodada não é completada até o final.
Os pontos de vitória são calculados da seguinte forma:
- somam-se os pontos das construções, que estão indicados na parte inferior das cartas de construção;
- some 1 ponto por cada carta que estiver sob a carta da Capela E
- calcule os pontos das cartas que dão ponto no final do jogo: Arco do Triunfo, Prefeitura, Palácio, Corporação de Ofícios e Residência.
O jogador com mais pontos vence! Em caso de empate, entre os empatados, vence quem tem mais cartas na mão e bens produzidos.
Simples assim!
Dicas Estratégicas
San Juan é interessante justamente pela mecânica de escolha de Papéis, e isso é o que o faz brilhar tanto. Sua estratégia deve ser elaborada a partir dos Papéis, e do fato de construir o que for necessário e fizer sentido para a sua estratégia.
Logo no início, e durante todo o jogo, pense sempre em produzir bens; lembrando que alguns valem mais do que os outros, de acordo com o cartão da Casa de Comércio. Tenha isso em mente para decidir o que produzir, mas tenha sempre ao menos 1 bem produzido, assim você se beneficiará toda vez que o Comerciante for executado.

Com base na imagem anterior, agora você percebe que não é à toa que Fábrica de Índigo só custa 1 carta para ser construída, o Engenho de Açúcar custa 2 cartas, o Depósito de Tabaco custa 3 cartas, a Torrefadora de Café custa 4 cartas e a Fundição de Prata custa 5 cartas. Ou seja, quanto mais elas custam para serem construídas, mais seus produtos são valiosos e mais pontos de vitória elas dão no final do jogo. Leve isso em consideração na sua estratégia.
Aproveite bem quando você for o Governador, pois isso lhe permite ser o primeiro a escolher um Papel. Use isso estrategicamente. A ideia é “se preparar” usando um determinado Papel, esperando (ou não) que os demais executem outros Papéis durante a rodada que o beneficiem, mesmo sem privilégios. É uma estratégia e tanto.
Porém, se um jogador perceber que você, por exemplo, tenha produzido no seu turno esperando que alguém resolva vender no comércio, ele pode optar por não escolher esse Papel, apenas para prejudicar sua estratégia. Faz parte do jogo.
Para os “heavy gamers” de plantão, no jogo, de construções comuns, são mais de 20 tipos diferentes: Serralheria, Mina de Ouro, Arquivo, Abrigo, Mercado Negro, Entreposto Comercial, Mercado Pequeno, Guindaste, Torre, Carpintaria, Vila, Pedreira, Biblioteca, dentre outras, cada uma com sua respectiva vantagem. Isso dá uma rejogabilidade enorme ao jogo.
San Juan conta ainda com a possibilidade de se construir Monumentos. São três disponíveis: Estátua, Obelisco e Cavaleiro. Os Monumentos não alteram as regras do jogo, mas dão bons pontos de vitória. Há ainda as quatro construções mais caras, que dão pontos ao final do jogo, dependendo do que você construiu: Prefeitura, Corporação de Ofícios, Arco do Triunfo e Palácio. Vale a pena investir nelas — observe isso durante o jogo.
Mas nunca se esqueça: construções comuns, e isso inclui Monumentos e as construções que dão ponto no fim do jogo, só podem ser construídas uma vez por jogador, ou seja, não é permitido ter dois Monumentos iguais, por exemplo.
Combos em San Juan são comuns com as construções certas. No exemplo a seguir, o jogador que construiu o Aqueduto, já citado anteriormente, e o Poço, mesmo que ele não tenha escolhido o Papel de Produção, executa o combo. Como já mencionado, o Aqueduto permite ao seu dono produzir um bem a mais, e o Poço, por sua vez, permite ao jogador ganhar uma carta do deck de compras, caso ele tenha produzido ao menos dois bens. Tente montar seus combos e seja feliz!

Se conseguir, é sempre bom ter uma carta construída que apoie cada um dos Papéis. Assim, mesmo sem privilégios, você executará as ações com alguma vantagem em relação aos concorrentes. Dessa forma, seu caminho para a vitória pode ser facilitado.
Outra dica que ajuda muito: só construa os Monumentos e as cartas mais caras, de valor 6, que pontuam no fim do jogo, do meio do jogo para o final. Busque antes fazer a “sua máquina” produzir e rodar sozinha. Aí, sim, invista nessas construções mais caras, que geralmente deixam você sem cartas na mão quando as constrói. Lembre-se de que há um limite de cartas na mão. Pense nisso.
Com base nestas dicas, elabore a sua melhor estratégia e vença em San Juan.
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se busca um jogo rápido, inteligente, fácil de explicar, simples de jogar e com excelentes estímulos para a criançada, San Juan é o seu jogo!
San Juan vai prender a atenção da criançada desde o início. Todas as cartas têm um desenho que as representa, e a equipe de arte do jogo não brincou em serviço. O visual ficou muito atrativo, e as crianças vão adorar.
Além disso, a anatomia das cartas ajuda muito: na parte superior fica o custo para construir e na parte inferior os pontos de vitória que ela concede. A criançada vai curtir conseguir construir e ver o que os coleguinhas estão construindo. Mas para isso, estímulos importantes entram em jogo sem as crianças nem perceberem.
Elas estarão, a todo momento, fazendo a gestão da quantidade de cartas que têm na mão, calculando se conseguem pagar por uma carta que desejam construir, pensando com quantas cartas ficarão na mão ao fim do turno, e assim por diante.
Além disso, entra a estratégia e o raciocínio lógico-matemático, pois não adianta, por exemplo, querer comercializar se a carta de produção ainda não produziu nada. Elas aprenderão lógica de uma maneira divertida.
Também, exercitarão a tomada de decisão. Fazer escolhas nem sempre é fácil, e elas vão perceber isso da melhor forma: brincando.
Pedagogicamente, San Juan dá uma verdadeira aula de gestão de recursos. Ele estimula a estratégia, a tomada de decisão e o raciocínio lógico-matemático, e ainda por cima diverte!
Recomendo San Juan na sua coleção!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment