O que é Dixit?
Está aí um jogo que realmente diverte, estimula e ensina, Dixit! Pense em uma corrida por pontos, isso já é bem entusiasmante quando de trata de um jogo, some a isso a ideia de ter cartas na sua mão, ter que escolher uma e dar uma dica sobre ela para que alguns a escolham no meio de outras cartas. Você poderá dar dicas usando uma palavra, uma frase, uma música, uma poesia; use sua criatividade! Após isso sua carta concorrerá com outras cartas para que todos os demais votem e tentem acertar a carta! É uma expectativa boa demais!
Ad
Este é o cenário de Dixit, que tem como mecânicas básicas a ação simultânea, narração de histórias, votação e dedução. Trata-se de um party game (jogo familiar) independente de idioma e que comporta de 3 a 6 jogadores (até 12 jogadores na versão Dixit: Odyssey), e mais, recomendado para crianças a partir de 8 anos.
O mais interessante é que se pode obter pontos de várias formas, onde o objetivo final é fazer mais pontos que seus oponentes. Dixit é um Card Game de Jean-Louis Roubira, publicado no Brasil pela Galápagos.
Setup
O setup do jogo é muito simples. A própria caixa do jogo, em sua parte interna, é o tabuleiro onde se marcam os pontos, então basta cada jogador escolher um token de coelho, sim, são lindos tokens coloridos de coelho que representarão cada jogador.
Cada jogador escolhe o seu token de coelho e coloca na posição zero do tabuleiro. Um dos jogadores embaralha as cartas e distribui 6 cartas para cada jogador. As demais cartas restantes são colocadas com face para baixo no centro da mesa, essa será a pilha de compras. Casa jogador pega também uma quantidade de fichas de votação, que varia de acordo com a quantidade de jogadores. Pronto! Simples assim!
Turno do Jogo
Agora vamos ao jogo! O jogador que distribuiu as cartas é o jogador inicial, o narrador, e ele escolhe uma de suas 6 cartas, observa, e aí começa a diversão, a escolha, a estratégia, o estímulo criativo, pois você deve escolher apenas uma e dar uma dica sobre essa sua carta para que ela receba votos, ou seja, seja a escolhida, seja detectada pelos demais jogadores.
Mas como assim dar dicas? Você pode dizer uma palavra, um nome de um filme, um trecho de uma música, um objeto, uma poesia, uma cena, algo em comum para todos, ou seja, dê asas à sua imaginação e elabore uma dica bacana. É hora de estimular a criatividade! Porém, o grande segredo de Dixit é dar a dica perfeita para que a maioria dos jogadores, não todos, possa escolher ou descobrir a sua carta (eu explico isso mais adiante).
Agora vem a parte mais interessante: através da sua dica, os demais jogadores também escolherão uma de suas 6 cartas, para que a carta deles também receba votos e seja detectada como sendo a carta com a dica que você narrou. Imagine seus oponentes tentando, entre suas 6 cartas, encontrar alguma que corresponda com algo que você deu a dica. Olha o exercício de criatividade, estratégia e diversão que isso proporciona!
Feito isso, todos colocam suas cartas, com face para baixo, em um único monte. Essas cartas serão embaralhadas pelo narrador e posteriormente colocadas com face para cima em ordem, formando uma fila da esquerda para a direita. A carta da esquerda recebe o número 1, a carta seguinte recebe o número 2 e assim por diante. Agora vem a hora da observação, dedução e do voto! É o clímax do jogo!
Ad
Todos os jogadores, menos o narrador, devem observar cautelosamente todas as cartas à mostra, levando em consideração a dica dada pelo narrador, e secretamente escolher entre uma das suas fichas de votação, a ficha com número correspondente à carta que você acredita que seja a do narrador. Após todos os jogadores terem escolhido suas fichas, eles as viram para cima demonstrando qual carta acreditam ser a do narrador. Nesse momento, o narrador revela qual carta realmente era a sua. Mas é só isso? Claro que não!
Clímax do Jogo e Pontuação
Agora tome emoção! Perceba, o narrador tinha que dar uma dica para que a maioria acertasse a sua carta, não todos, e qual o motivo disso? Simples, se o narrador der uma dica muito óbvia, todos votarão na carta dele, e quando isso acontece, ele não recebe nenhum ponto e os demais jogadores marcam 2 pontos cada. Então note, não é bom ser tão óbvio na dica! Mas e se ninguém votar na carta do narrador? Pois bem, isso também é ruim, se o narrador der uma dica difícil de interpretar, a carta pode não receber nenhum voto, e assim a história se repete, o narrador não recebe nenhum ponto e os demais jogadores marcam 2 pontos. Dixit é bem estratégico também!
Se ao menos 1 pessoa, ou quantas mais, não todas, acertarem a carta do narrador, ele ganha 3 pontos, assim como os jogadores que acertaram a carta. Vejam como é bom observar cautelosamente as cartas e levar em consideração a dica dada pelo narrador. A maior pontuação é dada nessa hora, 3 pontos, então é bom acertar!
Mas e as demais cartas que receberam votos e não eram a carta do narrador? Olha que surpresa legal Dixit nos revela agora! Adicionalmente, cada jogador, menos o narrador, ganha 1 ponto extra por cada voto que sua carta recebeu, ou seja, é bom escolher uma carta que se aproxime mais da dica do narrador para tentar ludibriar os oponentes e levá-los a votar na sua carta enquanto você tenta acertar a carta do narrador. Olha o blefe aí!
E o que acontece com as cartas que não receberam nenhum voto? Essa é fácil! Seus respectivos donos não recebem nenhum ponto! Então vejam como é importante a escolha da sua carta baseado na dica do narrador, você pode receber vários pontos, ou nenhum! Escolha bem!
Após isso, os jogadores andam com seus tokens de coelho coloridos pela trilha de pontos. Ao final do turno, cada jogador pega uma carta da pilha de compras e fica novamente com 6 cartas na mão. Agora, o jogador que está sentado à esquerda do atual narrador será o narrador da rodada, e assim sucessivamente se troca o narrador a cada rodada. O jogo acaba quando se compra a última carta. Quem tem mais pontos vence!
Gameplay
Considerações Finais
Esse é Dixit, um jogo simples, mas altamente divertido, estimulante e estratégico do início ao fim.
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert