Board Game

Review

Review de Pega em 6: faça a menor pontuação possível!

, Comment regular icon0 comments

Você está cheio de cartas, cada uma delas com uma penalidade diferente. O cenário para se livrar das cartas muda a todo o momento de acordo com cada nova carta jogada, uma boa escolha no início pode ser agora uma péssima jogada. Tome muito cuidado para não pegar nenhum boi pelo caminho!

Writer image

تمت مراجعته من قبل Tabata Marques

Edit Article

Clássico

Pega em 6 é um daqueles jogos clássicos, e motivos para isso não faltam:

- seu designer é o renomado Wolfgang Kramer;

- venceu premiações ao longo de 25 anos E

- vendeu 4 milhões de cópias em mais de 50 países.

Primeira Edição no Brasil, em 2013, pela Copag
Primeira Edição no Brasil, em 2013, pela Copag

Wolfgang Kramer é autor de mais de 200 jogos. Dentre ele, destacam-se: El Grande, Torres, Tikal, Mexica, Cuzco, Paris, Porta Nigra, dentre outros. E também o nosso Pega em 6!

Wolfgang Kramer
Wolfgang Kramer

Ad

Desde o ano de seu lançamento, 1994, Pega em 6 vem acumulando prêmios, indicações e recomendações. Em 1994 foi recomendado ao Spiel des Jahres, no mesmo ano venceu como Jogo do Ano pela À la carte e como Melhor Jogo Familiar pela Deutscher Spiele Preis . Em 1996 venceu como o Jogo do Ano pela Mensa Select. De 2005 a 2008 recebeu mais indicações na República Tcheca e foi finalista na Espanha.

Pega em 6 ganhou uma edição comemorativa de 25 Anos, que veio para o Brasil pela Paper Games em 2020, e inclui 28 cartas adicionais, para uma nova forma de jogar, que permite abrir novas fileiras, mover e inserir cartas, aumentar os limites ou ainda bloquear as fileiras.

Edição Comemorativa de 25 Anos
Edição Comemorativa de 25 Anos

Vamos para Pega em 6!

Dados do Jogo

Pega em 6 é um jogo para 2 a 10 jogadores, com idade 8+, da designer Wolfgang Kramer. A arte ficou por conta de Design Edge, Bill Herrin, Gatis Sluka, Studio Tapiro e Franz Vohwinkel.

Caixa do Jogo
Caixa do Jogo

Pega em 6 foi lançado em 1994 pela AMIGO, veio para o Brasil em 2013 pela Copag e mais recentemente, em 2020, pela Paper Games. Sobre as mecânicas, as principais são: seleção de ação simultânea, gerenciamento de mãos, pontuar e reiniciar.

Ad

Componentes do Jogo
Componentes do Jogo

Vamos ao jogo!

O Jogo

Sua mão está cheia de cartas, ou melhor, cheia de pontos negativos, o esquema aqui é se livrar dessas cartas, mas para se livrar delas você tem que colocá-las em jogo estrategicamente evitando que a sua carta seja a 6ª carta de uma fileira, caso contrário, você tomará penalidade.

Esse é o cenário de Pega em 6!

Em Pega em 6, o objetivo do jogo é evitar pegar cartas, pois cada uma que se pega resulta em pontos negativos. A dinâmica do jogo muda conforme mais jogadores vão jogando as cartas, criando uma experiência estratégica e emocionante. A escolha do tema de bois, ou melhor, cabeças de bois, é uma forma criativa e visual do designer de reforçar a ideia de penalidade e de “carregar o peso” das cartas acumuladas.

O setup de Pega em 6 é simples demais:

- embaralhe todas as 104 cartas do jogo e forme um deck;

Ad

- distribua 10 cartas para cada jogador;

- abra 4 cartas na mesa simbolizando 4 fileiras, uma abaixo da outra E

- deixe as demais cartas restantes do deck de lado.

Setup pronto!
Setup do Jogo
Setup do Jogo

Serão ao todo 10 turnos, afinal, temos 10 cartas e vamos baixar uma delas a cada turno. O turno é bem simples:

- Passo 1: escolha uma de suas cartas;

- Passo 2: revele a sua carta E

Ad

- Passo 3: a posicione em uma das 4 fileiras.

O Passo 1 é um dos momentos cruciais e mais estratégicos do jogo, ele é jogado simultaneamente, todos escolhem uma carta de sua mão e a coloca na sua frente “fechada”, ou seja, os demais não sabem o valor da sua carta.

Cartas fechadas em frente aos respectivos jogadores
Cartas fechadas em frente aos respectivos jogadores

A sacada aqui é tentar colocar uma carta com o valor mais próximo possível do maior valor à direita de uma das 4 fileiras existentes. Exemplo: se na fileira 1 tem uma carta 17, tente baixar a carta com valor superior mais próximo de 17, um 18 seria o ideal.

No Passo 2 é hora de revelar as cartas simultaneamente, e aqui o jogo começa a brilhar, pois agora todos irão saber quem coloca a carta primeiro, pois as cartas reveladas são jogadas, ou melhor, colocadas em uma das 4 fileiras em ordem crescente, ou seja, do menor valor para o maior. Aqui começam os seus problemas!

Cartas reveladas e a carta de menor valor será jogada primeiro
Cartas reveladas e a carta de menor valor será jogada primeiro

Agora, tem-se então o Passo 3, que é o ato de, em ordem crescente de valor, cada jogador colocar sua carta na respectiva fileira. Aí você vai descobrir que pode até ter escolhido uma “boa” carta, com um valor próximo da última carta de uma fileira, mas alguns oponentes tiveram a mesma ideia sobre a mesma fileira, ou seja, sua carta acabará sendo colocada depois das cartas dos seus oponentes, então, é hora de torcer para que a sua carta não seja a 6ª carta da fileira.

Aqui começam as penalidades do jogo, pois cada fileira comporta até 5 cartas, quando entrar a 6ª carta, o jogador que colocou essa 6ª carta pega as 5 cartas anteriores como penalidade e deixa essa sua 6ª carta como a carta inicial da fileira.

Ad

As fileiras 1, 2 e 3 já com 5 cartas cada
As fileiras 1, 2 e 3 já com 5 cartas cada

O total de penalidade é simples de verificar, em cada carta do jogo, na parte superior central, entre os números, há umas “cabeças de boi”, cada uma delas conta como um ponto negativo, simples assim. As punições vão de 1 a 7 por cada carta.

Carta 90 com 3 pontos de punição e Carta 55 com 7 pontos de punição
Carta 90 com 3 pontos de punição e Carta 55 com 7 pontos de punição

Se, por ventura, você jogar uma carta com valor inferior a todas as fileiras, ou seja, uma carta com valor muito baixo, não permitindo a mesma entrar, de forma crescente, em nenhuma fileira, como penalidade, escolha uma fileira completa, pegue todas as cartas como penalidade e deixe essa sua carta de valor menor como a carta inicial dessa fileira.

Após todos os jogadores terem colocado sua carta na respectiva fileira, pego eventuais penalidades, finda um turno de Pega em 6. É hora de repetir os Passos 1, 2 e 3 novamente até que todos os jogadores tenham jogado suas 10 cartas, finalizando uma rodada de Pega em 6.

Após o término da rodada, somam-se os pontos negativos de todos os jogadores, anotam em um bloco, todos devolvem todas as cartas e as embaralham no deck que havia sobrado e iniciam um novo turno com um novo setup.

Assim é um turno e uma rodada completa de Pega em 6!

Fim da Partida

Ad

O jogo prossegue rodada após rodada, até que um dos jogadores tenha alcançado, no mínimo, 66 pontos negativos. O jogador com menos pontos negativos, ou nenhum, é o vencedor!

Se houver um empate, os jogadores empatados dividem a vitória.

Para uma jogatina mais curta ou mais longa, os jogadores podem escolher uma quantidade alvo de pontos negativos diferente ou acordarem uma quantidade fixa de rodadas, se assim desejarem.

Simples assim!

Dicas Estratégicas

Pega em 6 é sobre se livrar das suas cartas e evitar tomar penalidade. Na verdade, o jogo é estratégia pura, usa dose de aposta e por que não dizer, sorte... afinal, nem tudo está no seu controle, tem outros jogadores colocando cartas, talvez antes de você, e isso acaba atrapalhando suas expectativas.

Tudo começa no Passo 1, na escolha secreta de sua carta, a melhor escolha sempre é uma carta com número mais próximo o possível do maior valor à direita de uma das 4 fileiras existentes. Eu já disse isso anteriormente? Sim, mas só repeti porque é realmente isso, caso contrário você estará fadado a colocar a sua carta mais à frente e sua estratégia vai pelo ralo.

Imagine uma fileira com 3 cartas, em que a 3ª e última carta é um 17; ou seja, o maior valor à esquerda é 17, você tem um 20, um valor razoável, bem próximo de um 17. Sabemos que o ideal era ter um 18, mas tudo bem, você vai de 20 mesmo. No Passo 2, quando todos revelam seus valores, você nota que um jogador tem um 18, e outro jogador tem um 19. Isso significa que eles colocarão as suas respectivas cartas antes de você, ou seja, a 4ª e a 5ª carta da fileira. Agora, o seu 20, que até então era uma escolha “boa”, acabou de virar a 6ª carta e você Pega em 6, ou seja, tomou as 5 cartas de penalidade e o seu 20 agora é a carta inicial da fileira. Isso é Pega em 6.

Ad

Uma dica importante, que eu pelo menos uso muito e tem se mostrado uma estratégia boa, é se livrar das cartas maiores o quanto antes, pois o jogo vai “apertando” quanto mais cartas entram e só vai dificultando para as cartas de valor maior.

Isso é reforçado pelo fato de que cartas de valor menor serem jogadas antes, então é bom sempre ter umas guardadas para no caso de precisar pegar uma fileira quando não tiver opções. Isso sempre funciona.

Sobre as penalidades, para os heavy gamers de plantão, lá vai:

- 2 cabeças de bois: estão nas cartas com números terminados em 5 (5, 15, 25, etc.);

- 3 cabeças de bois: estão nas cartas de múltiplos de 10 (10, 20, 30, etc.);

- 5 cabeças de bois: estão nas cartas com dígitos repetidos (11, 22, 33, etc.);

- 7 cabeças de bois: só o número 55, pois termina em 5 e tem dígitos repetidos E

- 1 cabeça de boi: em todas as demais cartas que não atendam os critérios anteriores.

Ad

Com base nisso, monte sua melhor estratégia para não tomar muitas punições e vença em Pega em 6.

Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay

Curta o Unboxing:

Assista a um vídeo de Regras:

Confira um Gameplay:

Ad

Dicas Pedagógicas

Pega em 6 é um jogo divertido, de galera, fácil de ensinar e de aprender, além de oferecer excelentes e necessários estímulos para a criançada. Se busca um jogo com essas características, esse pode ser o seu jogo.

Pega em 6 usa números a todo o momento, tem que pensar em ordem crescente, ordem dos números, diferença entre valores, contar as “cabeças de bois” das penalidades, ou seja, estímulo lógico matemático sem parar, isso é bom demais para a criançada.

A gestão das cartas da mão é sempre necessária para fazer as melhores escolhas, então a atenção também será requisitada juntamente com a tomada de decisão. A estratégia entra junto em todos os momentos, para tentar se livrar das suas cartas, evitando tomar penalidades.

Por último e não menos importante, a diversão: escolher a carta “fechada” e a hora de revelar a carta são momentos divertidíssimos que geram uma expectativa alta, a famosa “tensão boa” que faz a criançada roer as unhas e ficar com aquele “sorrisinho maroto” no canto da boca. Isso finaliza com muita risada ao ver alguém pegando uma fileira inteira de penalidade. Serão momentos bem divertidos!

Pedagogicamente, Pega em 6 estimula a gestão, estratégia, tomada de decisão, raciocínio lógico matemático e ainda por cima, diverte!

Recomendo Pega em 6 na sua coleção!!!