Dogs of War - Meu número 1
Honestamente, não ligo para o rankings de Board Games, nunca liguei, gosto é algo muito pessoal, e Dogs of War é meu número 1, simples assim, e isso se mostrará assertivo durante esse review. Dogs of War é um jogo que mescla estratégia, táticas, traições, guerra (de nervos inclusive) e muito sangue-frio! Já vi discussões acaloradas em Dogs of War (e já participei de algumas delas).
São 6 Casas Nobres lutando pelo poder, cada jogador representa um Cão de Guerra que, munido de seus capitães e soldados, escolherá qual Casa apoiar no momento oportuno pensando única e exclusivamente em seu benefício próprio. Na verdade é isso, não há fidelidade, há blefes, oportunidades e egoísmo. O que interessa é o que você vai ganhar.
Ad
Aliados são importantes. Tentar ganhá-los é necessário, mas lembre-se, você não deve nada a eles, usá-los faz todo o sentido em Dogs of War, e blefar e traí-los faz mais sentido ainda. As batalhas serão um verdadeiro cabo de guerra, onde haverá apoios e muitas, mas muitas traições.
Dados do jogo
Dogs of War é o melhor board game que existe. Ah, eu já disse isso. Pois é, ele tem como mecânicas a alocação de trabalhadores (minha mecânica preferida) e jogo em equipe (bem, isso é questionável). Vai de 3 a 5 jogadores com a idade mínima de 14 anos, onde o objetivo é obter mais pontos que os oponentes, e da forma que você desejar, lutando juntos, traindo, blefando, sendo oponente, ou qualquer outra forma que julgar pertinente para ganhar.
O designer de Dogs of War é Paolo Mori e os artistas são Mathieu Harlaut e Christophe Madura. Para você ver como o mundo é injusto, ele recebeu apenas a “Recomendação” de Jogo do Ano em 2015. Ele é tão bom que recebeu outro título entre os board gamers: “O melhor jogo que você nunca ouviu falar”. E mais, ele ocupa apenas a 696ª posição no Ranking do BGG, nada mais injusto. Ele ainda não veio para o Brasil (outra injustiça), mas é distribuído pela CMON.
Porque ele é o Melhor Jogo
Os Nobres estão em guerra entre suas Casas, nada mais justo que eles contratarem cães de guerra e todo o seu arsenal para fazer o trabalho sujo. O problema é que você como um cão de guerra quer além de “defender a Casa em questão”, você tem mais amor próprio e pode a qualquer momento (e eu aconselho) ir apenas atrás de suas necessidades, passando por cima de lealdade, promessas de apoio, e isso meus amigos, é a pimenta do jogo, você ajuda alguma Casa ou alguém até o ponto que isso lhe interessa.
Vá atrás de seus interesses, busque apoio - seja ele confiável ou não, é necessário! Blefe, traia, ignore princípios e regras antes acordadas, passe raiva e sofra com isso também, afinal, estamos entre cães de guerra com objetivos únicos e totalmente egoístas, cada um lutando pelo que é seu. Esse é o cenário de Dogs of War! E aí, aceita o desafio?
Jogando essa Maravilha
Serão 4 anos de batalhas e 6 Casas Nobres em guerra, mas há uma peculiaridade muito interessante: elas não brigam as 6 entre si ao mesmo tempo. Na verdade, a cada ano são sempre 3 batalhas, sempre 1 contra 1, ou seja, você tem 3 batalhas por ano para decidir quem você irá apoiar, ou melhor, quem lhe oferece mais vantagens para que você se disponha a lutar por eles.
Como são 3 batalhas ao mesmo tempo em cada ano, cabe a você, armado com soldados e equipamentos, escolher qual batalha você quer lutar, qual convite lhe é mais propício, qual parceria é mais vantajosa para você naquele momento. É puro interesse mesmo! Esse é o espírito do jogo!
Nesse momento, lhe farão mil propostas de parceria para que você seja aliado, mas quando essa parceria não fizer mais sentido para alguém, abandoná-la é a coisa mais certa e vantajosa. Escrúpulos? Porquê? Estamos em guerra! É matar ou morrer, simples assim!
Ad
Dogs of War te proporciona várias formas de se fortalecer, a principal delas é ganhando as guerras pela qual você escolhe lutar, a outra forma é ganhar dinheiro com a guerra para contratar mais soldados, armamentos e poder influenciar, ou seja, participar de mais guerras. Ah, não falei disso ainda! Você pode participar de quantas guerras quiser, até das 3 ao mesmo tempo, mas fique de um lado só (ou pelo menos finja), e só mude se lhe convier e puder.
Aliás, participar de várias guerras é bom, mas veja se tem soldados e equipamentos para tudo isso, pois você pode ter pouca influência se quiser participar de todas as guerras. Se prepare bem para isso ou foque em uma que você tem a certeza (ou ao menos imagina) que possa vencer.
Um fato importante de Dogs of War é que quando você ganha umas guerras, ou apenas apoia uma Casa, você ganha brasões dessa Casa. Se o oponente notar em algum momento que você tem muitos brasões de uma Casa em questão, é óbvio que vão te marcar e lutar contra você. Isso se justifica porque ao final do jogo as Casas mais proeminentes darão mais pontos. É um jogo de marcar o oponente mesmo. Eu falei que Dogs of War é o melhor jogo!
A cereja do bolo realmente eu deixei para o final, Dogs of War surpreende! Cada cão de guerra tem uma habilidade específica, ou seja, saiba tirar vantagem disso e se sobressaia em relação aos seus oponentes. É, realmente Dogs of War é melhor jogo do mundo!
Dicas Estratégicas
A cada ano você recebe mais soldados, o que ajuda demais. Mas se você escolher as guerras certas, você pode adiantar isso, e como guerra é sempre guerra e depende de pessoas, quanto mais soldados você tiver, fica óbvio que terá vantagem. Lute por isso! Faz realmente a diferença! Nem que esse soldado seja o traidor da jogada, mas ele lhe garantirá a vitória quando ninguém tem mais soldados que você. Isso é Dogs of War!
Lógico que você buscará, em benefício próprio, apoiar a Casa mais proeminente, ou seja, a que anda ganhando mais guerras, mas se você deixar isso claro, todos irão contra você e sua vida ficará muito mais difícil. Lutar em uma guerra já não é fácil, agora os demais jogadores sabendo que você apoia uma Casa em especial, aí meu amigo, você ganhará inimigos pelo resto dos anos do jogo.
Fim do jogo
O fim do jogo se dá após o 4º ano de guerra, ou seja, após transcorridas 12 grandes guerras. Após contarem-se os pontos, inclusive de casa mais proeminente (e quantos brasões você tem dela), o vencedor é o que tem mais pontos.
Este é Dogs of War, um jogo diferente a cada partida e a cada rodada (ano), pois tudo é sorteado, o que torna o jogo único a cada jogada e a cada rodada (ano). É realmente o melhor jogo, eu avisei! Recomendo (e muito) Dogs of War na sua coleção!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert