Board Game

Review

Review de Café: abasteça os mais requintados cafés da Bélle Époque portuguesa

, Comment regular icon0 comments

Estamos no início do século XX, somos produtores de café, cada jogador em um país diferente: Brasil, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor. Nossos cafés estão entre os mais apreciados pela cultura dos portugueses. É hora de atender os mais exigentes Q-Graders.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Café

Ah, o café, umas de nossas bebidas preferidas para iniciar o dia, pelo menos para muitos de nós - outros têm o hábito do famoso cafezinho após o almoço, outros tomam “um monte” durante o trabalho, outros preferem outras variações, até gelado. O fato é: o café faz parte do nosso dia-a-dia.

Xícara de Café
Xícara de Café

Em 1727, clandestinamente, uma muda de café arábico chegou ao Brasil, e a partir de 1800, o Brasil já era um dos maiores produtores de café do mundo. O café agrada a muitos pelo seu aroma, sabor e por ser um excelente estimulante, graças à cafeína. Para quem não sabe, no dia 13/04 é comemorado o “Dia Mundial do Café”.

Ad

Pois pegue um cafézinho e nos acompanhe neste Review de Café!

Dados do Jogo

Café é um board game de 1 a 4 jogadores, com idade 8+, dos designers portugueses José Carlos Santos (apelidado de Rôla) e Luís Costa, por isso eles assinam o jogo como “Rôla & Costa”. A arte ficou por conta de Marina Costa.

Caixado Jogo
Caixado Jogo

Café saiu em 2020 pela Pythagoras e em 2023 veio para o Brasil pela Across the Board, que, aliás, fez uma bela parceria com os designers e trouxe mais outros 2 outros jogos deles (Pessoa e Lata). As mecânicas básicas são: pegar e entregar, pontos de ação e colocação de peças.

A edição brasileira surpreende, pois já conta com a expansão “Café Expresso” que inclui novas mecânicas no jogo aumentando sua variabilidade e rejogabilidade, além de mais 2 cartas promo.

Café tem acumulado prêmios desde sua criação: Melhor Jogo de Estratégia Português e Jogo Português do Ano pela 5 Seasons, em 2021 foi novamente indicado nas mesmas categorias pela Geeksd'Ouro.

Vamos conferir o quão bom é esse Café!

O Jogo

Em Café, somos produtores de café localizados em países diferentes e vamos cuidar de todo o ciclo do café, desde a produção até a entrega nos mais variados cafés portugueses. O objetivo é pontuar por atender esses clientes e também manter nossa área de armazenamento sempre com café.

No início do jogo recebemos nossa carta de empresa indicando nossa nacionalidade, nosso contador de ações e nosso armazém para estocar nossa produção de café. No início do jogo todos recebem uma semente de cada um dos 4 tipos de cafés do jogo.

Além disso, recebemos nossa carta inicial, que já conta com 3 áreas de plantio, uma área de secagem de café, uma área de torrefação e outra com uma xícara, que indica que temos direito a 1 ação no turno, totalizando, 6 áreas em cada carta.

Setup inicial do jogo
Setup inicial do jogo

As variedades de áreas de plantio iniciais variam no tipo do café a ser plantado dependendo do país do jogador. Isso é bacana e estratégico, pois ninguém começa com áreas do tipo de plantio de café. A estratégia já começa aí, pois há que se atender os clientes de acordo com o que se produz.

O turno é bem simples: o jogador inicial vira 3 cartas de negócio e o jogador à esquerda do jogador inicial será o primeiro a escolher uma carta, que pode ter custo zero ou custar um tipo de semente de café do seu armazém.

Se a carta de negócio tiver uma xícara (indicando que dará ao jogador uma ação adicional em seu turno) ele paga uma de suas sementes do seu armazém e fica com a carta.

Armazém do Jogador Inicial
Armazém do Jogador Inicial

O custo cai para zero se o jogador pegar cartas sem o símbolo de xícara (ficando sem mais uma ação), ou quando ele tiver cartas de negócio que tenham, juntas, 2 ilustrações de navio.

Ad

Após escolher a sua carta de negócio ele repõe com outra carta e assim vai até o jogador inicial fazer a sua escolha dentre as 3 cartas de negócio. As 2 cartas de negócio excedentes são descartadas do jogo.

A partir de agora a coisa começa a ficar séria, em Café, a colocação das cartas de negócio tem peculiaridades em sua colocação junto às demais cartas iniciais dos jogadores. Obrigatoriamente ela deve cobrir no mínimo 2 e no máximo 4 quadrados de uma carta já existente. Lembrando que toda carta, mesmo as iniciais, tem um total de 6 áreas. Dá uma dor no coração fazer isso, mas é estratégico e necessário, afinal, é uma regra do jogo.

Para compreender como isso regula todo o nosso jogo, precisamos compreender alguns conceitos em Café. Em cada espaço das cartas inicias e as cartas de negócio tem Letras, e cada Letra tem sua função, a saber:

  • a Letra A representa a ação de plantar;

  • a Letra B representa a ação de secar;

  • a Letra C representa a ação de torrar e

  • a Letra D representa a ação de distribuir (para os Clientes e/ou para seu armazém).

    No ato de colocar uma nova carta de negócio por cima de suas cartas já existentes, é obvio que pelo menos 2 partes (das 6) serão cobertas e perdidas, faz parte do jogo, mas é aí que o jogo brilha.

    Se você conseguir deixar lado a lado ações da mesma letra, ou seja, ações da letra A ao lado de ações da letra A, quando você executar a ação da letra A (plantar), você poderá plantar em todas as áreas com a letra A adjacentes, ou seja, você poderá otimizar a sua ação. Isso pode ser feito também com as ações das letras B e C, ou seja, quem melhor colocar suas cartas de negócio pode otimizar suas ações. Isso é o core de Café!

    Imagem durante o jogo
    Imagem durante o jogo

    Se não fizer isso, ou seja, se for executar ações da letra B (secar) e elas estiverem distantes, será necessária uma ação para cada letra, ou seja, o custo é alto demais. Por isso o ato de posicionar as cartas de negócio é tão importante de Café.

    A única exceção a essa regra é a ação da letra D (distribuir), pois como pode distribuir nas cafeterias e no seu armazém, ou seja, locais totalmente diferentes, as letras D não precisam estar adjacentes, ou seja, quando for executar a letra D, basta distribuir tudo o que está já torrado pela letra C (torrar).

    Atendendo as demandas dos Clientes
    Atendendo as demandas dos Clientes

    Sabendo dessas importantes informações e após posicionar a sua carta de negócio da melhor forma possível, é hora do jogador inicial executar suas ações. Ele terá tantas ações quanto tiver xícaras impressas em suas cartas de negócio a sua frente. Agora é hora de botar a cabeça para funcionar e executar a melhor ordem lógica possível para fazer sua empresa produzir de forma mais eficiente e atender as entregas de café demandadas durante o jogo.

    Obviamente que ao executar a ação da letra A (plantar) você ira plantar em todas as áreas com a letra A adjacentes, já ao executar a letra B (secar) ou letra C (torrar), e aqui está o “pulo do gato”, você pode trazer todas as sementes de café de uma cor da letra anterior, ou seja, se for secar (letra B), pode trazer para esta local todos os cafés de uma mesma cor que estão na letra A (plantados) independente de onde estiverem.

    Ad

    O mesmo acontece quanto for torrar (letra C), pode trazer todos os tipos de café de uma mesma cor que estejam em áreas com a letra B (secos) independente de onde estiverem, adjacentes ou não.

    Então veja como é fácil o ciclo da produção de café, basta seguir a ordem alfabética das letras: primeiro a letra A (plantar), depois B (secar), após isso, C (torrar) e finaliza com D (distribuir). Bem didático!

    Quando o jogador inicial concluir o seu turno de ações, passa para o próximo jogador até todos concluírem seu turno de ações. Assim é um turno de Café!

    Fim da Partida

    O jogo chega ao fim após a 8ª rodada, momento me que é feita a pontuação. Os jogadores recebem pontos da seguinte forma:

  • pontos pelas cafeterias atendidas plenamente;

  • em seu armazém, o tipo de café com menos cubos tem sua quantidade multiplicada por 2;

  • ainda em seu armazém, o tipo de café seguinte com menos cubos tem sua quantidade multiplicada por 1.

    O jogador com mais pontos é o vencedor! Em caso de empate, dentre os empatados, o jogador que tiver mais café na ação de torrar (letra C) vence. Se o empate persistir, dentre os empatados, vence o jogador com mais café na ação de secar (letra B), e se ainda assim o empate persistir, os jogadores compartilham a vitória tomando um cafézinho!

    Simples assim!

    Dicas Estratégicas

    A estratégia de Café já começa no ato das escolhas que acontecem em todo início de turno, ou seja, na escolha das cartas de negócio, pois junto delas, além das ações das letras já explicadas, vem cartas com demandas de cafeterias (que dão pontos se atendidas), com xícaras (que nos dão mais ações no turno), com navios (que podem baixar o custo das cartas de ações em zero), e mais, podem vir tipos diferentes de sementes de café, já que você não começa com todas. Enfim, a escolha dessas cartas de negócio é fundamental.

    Escolher uma carta que tenha um bom cliente (que dá muito ponto), mas que exige um café que você não produz, de nada adianta. O inverso é verdadeiro, produzir algo sem demanda, é inútil e só ocupa espaço. Há que ser cirúrgico na escolha das cartas de negócios.

    E não basta apenas olhar para o seu jogo, seus oponentes/concorrentes estão de olho, pois você pode deixar passar uma carta excelente para eles, fique de olho nisso também, faz a diferença.

    Eu recomendo no início do jogo focar em cartas que tenham xícaras, ou seja, ações, pois assim você consegue fazer mais coisas no seu turno, e obviamente, colocando as cartas de negócios estrategicamente.

    Eu não sei o motivo, mas colocar cartas de negócio com a letra A (plantar) é mais fácil do que ajustar as cartas com ações de letra B (secar) e letra C (torrar), eu sempre me lasco nessa parte. Obvio que é possível, mas eu devo ter algum bloqueio ou azar, mas foque nisso também.

    Depois, é só fazer sua logística rodar da forma mais eficiente possível, basta preparar bem, ou seja, distribuir suas cartas de negócio de forma bem coerente e partir para o abraço, ou seja, atender os clientes (as cafeterias) e abastecer seu armazém.

    Ad

    Siga essas dicas e faça sua indústria de café prosperar!

    Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay

    Curta o Unboxing:

    Assista a um vídeo de Regras:

    Confira um Gameplay:

    Dicas Pedagógicas

    Em café fica claro que a noção de fluxo de trabalho é fundamental, assim como a noção espacial, foco em estratégias futuras e o raciocínio lógico matemático. Útil para nós e para a criançada!

    Pensar desde o plantio até o abastecimento das cafeterias e do seu armazém te faz pensar a longo prazo, no fluxo de trabalho da produção do café, ou seja, no seu ciclo de produção. Isso nos estimula a ter a noção exata do que é necessário fazer primeiro para poder “destravar” uma ação depois, ou seja, uma coisa de cada vez. Esse conceito é bom para o nosso dia a dia, já que vivemos em um mundo tão imediatista em que todos pensam em pular etapas. Café é uma lição de vida!

    A noção espacial se faz necessária para saber do que abdicar e o que privilegiar na colocação das cartas de negócios em detrimento a algo que já temos. O jogo no leva a isso, coordenar os espaços, privilegias umas ações em detrimento de outras, para isso, a noção espacial faz todo o sentido.

    O foco em estratégias futuras é primordial em Café, para não produzir algo que ninguém demanda ou pior, deixar de produzir o que é demandado. Café nos faz pensar a longo prazo, algo muito bom para o jogo e para a nossa vida.

    Como todo bom jogo, o raciocínio lógico matemático também se faz presente na medida em que temos que fazer as ações em ordem lógica e calcular, por exemplo, o quanto armazenar, para não faltar para as cafeterias e que da mesma forma, possa pontuar no final do jogo.

    A ideia pedagógica geral em Café é: pense logicamente a longo prazo!

    Recomento Café na sua coleção!!!