Arqueologia
Quando pensamos em Arqueologia, é difícil não lembrar dos filmes do icônico personagem interpretado por Harrison Ford: Henry Jones Júnior, ou simplesmente, Indiana Jones. Embora tenha tido outros papéis marcantes no cinema, foi como Indiana Jones que ele conquistou o público, despertando o fascínio por aventuras e explorações.

Mas, antes de tudo, a Arqueologia é uma ciência. Seu objetivo é estudar as culturas e os modos de vida das sociedades humanas, analisando os vestígios materiais que deixaram para trás, sejam eles móveis (como objetos de arte) ou imóveis (como estruturas arquitetônicas).
Ad

É nesse clima aventureiro, de Indiana Jones, que vamos conhecer Archaeology!
Dados do Jogo
Archaeology é um jogo para 2 a 4 jogadores, com idade 10+, do designer Phil Walker-Harding, que por sinal, também é o responsável pela arte do jogo.

Lançado em 2007 pela Adventureland Games em uma tiragem limitada, chamou a atenção da Z-MAN Games, que o relançou em maior escala. Sua principal mecânica é a de colecionar conjuntos.

Ele não veio para o Brasil nesta versão - veio, na verdade, pela Conclave, em 2018, uma reimplementação dele feita em 2016, Archaeology: the new expedition, mas trata-se de um jogo com outras regras, mecânicas diferentes e que não vem ao caso aqui.
A título de curiosidade, o designer, Phil Walker-Harding, já desenvolveu mais de 70 jogos, dentre eles, destacam-se: Gizmos, Bärenpark, Imhotep, Sushi Go!, Cacao, dentre outros.
Vamos ao jogo!
O Jogo
Estamos no deserto egípcio, e somos arqueólogos trabalhando nos locais de escavação buscando tesouros perdidos para fazer fortuna.
Escavamos procurando por peças, pergaminhos, potes e outros artefatos de valor inestimável. Lá, poderemos encontrar os mapas para explorar a grande pirâmide na esperança de descobrir mais tesouros nas câmaras mortuárias. Poderemos negociar no mercado e vender para o museu na hora certa para obter o lucro máximo.
Mas nem tudo são flores: tempestades de areia devastadoras podem desorganizar nossa expedição, e ladrões astutos podem aparecer nos locais de escavação prontos para roubar sua descoberta premiada!
O setup é basicamente a pirâmide com as cartas reservadas nas câmaras mortuárias, 5 cartas de artefato aleatoriamente abertas no mercado, cada jogador com 4 cartas de artefato na mão e ao lado, o deck de cartas de artefato para escavação.

Ou seja, iniciamos com 4 artefatos em nossa mão, que representa nosso sítio arqueológico. Agora é hora de ir à luta, escavar mais, fazer as trocas no mercado, vender ao museu, mas sempre de olho e com muito cuidado com a tempestade de areia e com o ladrão.
O turno de Archaeology é muito simples e consiste nas seguintes ações:
Muitas coisas podem acontecer na hora de Escavar, que nada mais é do que pegar uma carta do deck de escavação, com isso pode vir um tesouro ou um mapa que irá para a sua mão, que, aliás, não tem limite de cartas, mas também pode aparecer coisas bem inconvenientes, como um ladrão ou uma tempestade de areia.
Ad

No caso específico de aparecer a carta de ladrão no local de escavação, o jogador que retirou a carta a usará para roubar de uma carta de tesouro aleatória da mão de outro jogador à sua escolha, carta essa que virá para a mão.

Após isso, a carta do ladrão é descartada. Obviamente, se nenhum oponente tiver cartas em suas mãos, nada poderá ser roubado e a carta do ladrão é simplesmente descartada.
Já no caso de vir uma tempestade de areia, ela atinge todos os jogadores, fazendo-os perder alguns de seus tesouros.

Funciona da seguinte forma: cada jogador deve descartar metade de suas cartas (arredondadas para baixo), começando com o jogador que comprou a carta de tempestade de areia e movendo-se no sentido horário ao redor da mesa. Os jogadores podem escolher quais cartas eles perdem.
As cartas perdidas agora pertencem ao mercado e, portanto, são colocadas viradas para cima no meio da mesa. Quando todos os jogadores tiverem descartado, o jogador que tirou a carta tempestade de areia reinicia seu turno, escavando novamente em busca de tesouro.
A ideia por trás dessas cartas é a de que a tempestade de areia passou, levou metade dos nossos tesouros que estavam na nossa área de escavação (nossa mão) e esses tesouros são logo recuperados do deserto por mercadores locais e, portanto, acabarão no mercado.
As ações opcionais, muito úteis, por sinal, são importantíssimas para fazer o jogo acontecer. Negociar no mercado lhe permite ter em sua mão artefatos raros que podem estar em uma quantia interessante para vender ao museu.

A troca é bem simples e totalmente baseada nos valores das cartas, por exemplo: se tem uma carta de valor 2, pode trocar por outra de valor 2 ou duas de valor 1, e por aí vai.
Explorar a pirâmide em busca de mais tesouros é outra ação opcional interessante, basta ter a carta de mapa. Ela pode ser usada para acessar as câmaras mortuárias ou simplesmente ser vendida no museu como um artefato.

Se optar por acessar as câmaras mortuárias, a depender da quantidade de partes do mapa que você tenha, você vai conseguindo ter acesso a câmaras mortuárias cada vez maiores.

A pirâmide tem 3 câmaras mortuárias que podem ser exploradas da seguinte forma:
Ad

Vale muito a pena, pois lá podem conter tesouros que ajudam a completar sua coleção.
Vender tesouros para o museu, aliás, é importantíssimo, só assim você garante sua pontuação e escapa da ação dos ladrões e da tempestade de areia, afinal, no museu, os artefatos estão seguros.

Na prática a mecânica é simples, você tem as cartas de artefato em sua mão, que significa que estão no seu sítio arqueológico, desprotegidas, sujeitas a roubos e tempestades de areia, mas você as mantém para juntar um número mínimo e satisfatório para vender ao museu e assim garantir os seus pontos, afinal, trata-se do famoso set collection.

Óbvio que quanto mais cartas de um determinado artefato você tiver na mão, mais pontos irá ganhar quando vender ao museu, mas essa é a “pegada” do jogo, se manter muitas cartas de artefato na mão antes de vender, o ladrão ou a tempestade de areia podem levar. É um dilema.
Feito isso, é a vez do outro jogador!
Fim da Partida
Quando não houver mais cartas no deck de escavação, o jogo continua, mas os jogadores não cavam em busca de tesouros no início de seu turno. Deste ponto em diante, um jogador pode optar por passar e não realizar nenhuma ação em seu turno. Se todos os jogadores passarem em sequência, o primeiro jogador que passou deve vender pelo menos 1 de suas cartas ao museu quando o jogo voltar para ele.
Quando todos os jogadores ficarem sem cartas de tesouro na mão, ou seja, todas as cartas da mão forem vendidas ao museu, o jogo termina.
Cada jogador soma o valor total do que vendeu ao museu durante o jogo. O valor de venda de cada conjunto de tesouros vendidos é calculado separadamente. Esses valores são então somados e o jogador com o maior total vence.
Em caso de empate, os jogadores empatados contam o total de cartas de tesouro que venderam ao museu. Quem tiver o menor total é o vencedor.
Dicas Estratégicas
Apesar das regras simples, Archaeology permite jogadas estratégicas. As cartas de artefato, mapa, ladrão e tempestade de areia oferecem informações valiosas para isso.
Cada carta de artefato exibe seu valor de mercado e o lucro no set collection, mas também indica quantas cópias existem no jogo. Isso ajuda a estimar a disponibilidade das cartas, mesmo sem ter certeza absoluta.
As cartas de ladrão somam seis no jogo e são removidas após serem usadas, podendo ser contadas pelos jogadores atentos.
As tempestades de areia variam conforme o número de jogadores:
- 2 jogadores: 6 cartas
- 3 jogadores: 5 cartas
Ad
- 4 jogadores: 4 cartas
Elas também são descartadas após o uso e podem ser verificadas a qualquer momento.
Os mapas são fundamentais para acessar as três câmaras mortuárias da pirâmide, havendo exatamente seis cartas no jogo. Se algum jogador vendê-las ao museu, algumas câmaras podem se tornar inacessíveis. Como os mapas descartados também podem ser conferidos, isso facilita o planejamento estratégico.
Cada venda de artefatos ao museu é definitiva, sem possibilidade de adicionar mais cartas ao conjunto depois. Avalie se vale manter cartas na mão ou vender logo, considerando raridade e valor dos artefatos.
A tempestade de areia pode ser usada a seu favor, pois coloca cartas no mercado, permitindo aquisições interessantes. Aproveite essa oportunidade.
Observar os oponentes é essencial. Suas trocas no mercado revelam quais artefatos estão colecionando. Use essa informação para planejar suas vendas e decidir o destino do ladrão.
Gerencie bem sua mão, use o mercado com inteligência, venda na hora certa e vença em Archaeology!
Vídeos de Regras e Gameplay
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se busca um jogo rápido, fácil de explicar e de ensinar, totalmente independente de idioma, intuitivo e que traz vários estímulos pedagógicos, Archaeology é o seu jogo!
Pedagogicamente, o jogo traz várias referências à arqueologia com as cartas de artefato, e isso pode render boas histórias, e por que não, pesquisas em livros ou na internet para mostrar aos seus filhos o quão encantador e importante é o trabalho dos arqueólogos. Aproveite o “gancho” e fale sobre história e geografia, vai ser um conteúdo leve e divertido.

O raciocínio lógico matemático estará sempre presente na hora de ir ao mercado e de vender ao museu, inclusive na gestão da sua mão de cartas de artefato, de se saber se já tem o set collection (conjunto) bom o suficiente para uma venda, e mesmo do que infelizmente perderá no caso de uma passagem de tempestade de areia.
Aliás, as cartas de ladrão e de tempestade de areia trazem um fator surpresa bacana para o jogo, gera uma expectativa boa a cada carta sacada do deck de escavação. Isso com certeza gerará bons momentos para recordar, dada a famosa “tensão boa” que o jogo gera.
A memória também será muito estimulada durante o jogo, pois você pode estimular a criança a memorizar o que os oponentes já pegaram para não colocar no mercado o que eles estão procurando, ou mesmo para usar a seu favor quando o ladrão estiver na sua mão, para saber de quem é melhor pegar uma carta. Estimule isso, a memorização.
A gestão e a estratégia trabalham juntas. Pedagogicamente, Archaeology proporciona vários estímulos necessários e importantes para seu filho! Aproveite!
Recomendo Archaeology na sua coleção!
Ad
— Comments0
Be the first to comment