Dixit - Review, Regras, Turnos de Jogo e Pontuação

Board Game

Opinion

Dixit - Review, Regras, Turnos de Jogo e Pontuação

Se divirta, faça escolhas, dê dicas, use estratégia, tudo isso enquanto estimula sua criatividade. Esse é Dixit!

By Cesar Cusin, 06/22/21 - Comment regular icon0 comments

Versions:

Edit Article

O que é Dixit?

Está aí um jogo que realmente diverte, estimula e ensina, Dixit! Pense em uma corrida por pontos, isso já é bem entusiasmante quando de trata de um jogo, some a isso a ideia de ter cartas na sua mão, ter que escolher uma e dar uma dica sobre ela para que alguns a escolham no meio de outras cartas. Você poderá dar dicas usando uma palavra, uma frase, uma música, uma poesia; use sua criatividade! Após isso sua carta concorrerá com outras cartas para que todos os demais votem e tentem acertar a carta! É uma expectativa boa demais!

Ad

Image content of the Website
Este é o cenário de Dixit, que tem como mecânicas básicas a ação simultânea, narração de histórias, votação e dedução. Trata-se de um party game (jogo familiar) independente de idioma e que comporta de 3 a 6 jogadores (até 12 jogadores na versão Dixit: Odyssey), e mais, recomendado para crianças a partir de 8 anos. O mais interessante é que se pode obter pontos de várias formas, onde o objetivo final é fazer mais pontos que seus oponentes. Dixit é um Card Game de Jean-Louis Roubira, publicado no Brasil pela Galápagos.

Setup

O setup do jogo é muito simples. A própria caixa do jogo, em sua parte interna, é o tabuleiro onde se marcam os pontos, então basta cada jogador escolher um token de coelho, sim, são lindos tokens coloridos de coelho que representarão cada jogador.
Image content of the Website
Cada jogador escolhe o seu token de coelho e coloca na posição zero do tabuleiro. Um dos jogadores embaralha as cartas e distribui 6 cartas para cada jogador. As demais cartas restantes são colocadas com face para baixo no centro da mesa, essa será a pilha de compras. Casa jogador pega também uma quantidade de fichas de votação, que varia de acordo com a quantidade de jogadores. Pronto! Simples assim!
Loading icon

Turno do Jogo

Agora vamos ao jogo! O jogador que distribuiu as cartas é o jogador inicial, o narrador, e ele escolhe uma de suas 6 cartas, observa, e aí começa a diversão, a escolha, a estratégia, o estímulo criativo, pois você deve escolher apenas uma e dar uma dica sobre essa sua carta para que ela receba votos, ou seja, seja a escolhida, seja detectada pelos demais jogadores.
Image content of the Website
Mas como assim dar dicas? Você pode dizer uma palavra, um nome de um filme, um trecho de uma música, um objeto, uma poesia, uma cena, algo em comum para todos, ou seja, dê asas à sua imaginação e elabore uma dica bacana. É hora de estimular a criatividade! Porém, o grande segredo de Dixit é dar a dica perfeita para que a maioria dos jogadores, não todos, possa escolher ou descobrir a sua carta (eu explico isso mais adiante). Agora vem a parte mais interessante: através da sua dica, os demais jogadores também escolherão uma de suas 6 cartas, para que a carta deles também receba votos e seja detectada como sendo a carta com a dica que você narrou. Imagine seus oponentes tentando, entre suas 6 cartas, encontrar alguma que corresponda com algo que você deu a dica. Olha o exercício de criatividade, estratégia e diversão que isso proporciona!
Image content of the Website
Feito isso, todos colocam suas cartas, com face para baixo, em um único monte. Essas cartas serão embaralhadas pelo narrador e posteriormente colocadas com face para cima em ordem, formando uma fila da esquerda para a direita. A carta da esquerda recebe o número 1, a carta seguinte recebe o número 2 e assim por diante. Agora vem a hora da observação, dedução e do voto! É o clímax do jogo!

Ad

Todos os jogadores, menos o narrador, devem observar cautelosamente todas as cartas à mostra, levando em consideração a dica dada pelo narrador, e secretamente escolher entre uma das suas fichas de votação, a ficha com número correspondente à carta que você acredita que seja a do narrador. Após todos os jogadores terem escolhido suas fichas, eles as viram para cima demonstrando qual carta acreditam ser a do narrador. Nesse momento, o narrador revela qual carta realmente era a sua. Mas é só isso? Claro que não!

Clímax do Jogo e Pontuação

Agora tome emoção! Perceba, o narrador tinha que dar uma dica para que a maioria acertasse a sua carta, não todos, e qual o motivo disso? Simples, se o narrador der uma dica muito óbvia, todos votarão na carta dele, e quando isso acontece, ele não recebe nenhum ponto e os demais jogadores marcam 2 pontos cada. Então note, não é bom ser tão óbvio na dica! Mas e se ninguém votar na carta do narrador? Pois bem, isso também é ruim, se o narrador der uma dica difícil de interpretar, a carta pode não receber nenhum voto, e assim a história se repete, o narrador não recebe nenhum ponto e os demais jogadores marcam 2 pontos. Dixit é bem estratégico também! Se ao menos 1 pessoa, ou quantas mais, não todas, acertarem a carta do narrador, ele ganha 3 pontos, assim como os jogadores que acertaram a carta. Vejam como é bom observar cautelosamente as cartas e levar em consideração a dica dada pelo narrador. A maior pontuação é dada nessa hora, 3 pontos, então é bom acertar! Mas e as demais cartas que receberam votos e não eram a carta do narrador? Olha que surpresa legal Dixit nos revela agora! Adicionalmente, cada jogador, menos o narrador, ganha 1 ponto extra por cada voto que sua carta recebeu, ou seja, é bom escolher uma carta que se aproxime mais da dica do narrador para tentar ludibriar os oponentes e levá-los a votar na sua carta enquanto você tenta acertar a carta do narrador. Olha o blefe aí!
Image content of the Website
E o que acontece com as cartas que não receberam nenhum voto? Essa é fácil! Seus respectivos donos não recebem nenhum ponto! Então vejam como é importante a escolha da sua carta baseado na dica do narrador, você pode receber vários pontos, ou nenhum! Escolha bem! Após isso, os jogadores andam com seus tokens de coelho coloridos pela trilha de pontos. Ao final do turno, cada jogador pega uma carta da pilha de compras e fica novamente com 6 cartas na mão. Agora, o jogador que está sentado à esquerda do atual narrador será o narrador da rodada, e assim sucessivamente se troca o narrador a cada rodada. O jogo acaba quando se compra a última carta. Quem tem mais pontos vence!

Gameplay

Considerações Finais

Esse é Dixit, um jogo simples, mas altamente divertido, estimulante e estratégico do início ao fim.
Profile Main Image

Cesar Cusin

Colecionador/jogador de Board Game e RPG (Mestre). Doutor em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Computação. Professor Universitário. Pesquisador na área de Acessibilidade Web. Consultor na área de Gestão da Informação e Tecnologia. Torço para os Chiefs (NFL), Lakers (NBA) e sou Ferrarista (F1).

Social Facebook brands iconInstagram Brands iconTwitter Brands iconWebsite Brands icon

User profile image

Be the first to comment

Same Author

Tipologia dos Board Games: descobrindo seu estilo de jogo preferido

Tipologia em Board Games

Tipologia dos Board Games: descobrindo seu estilo de jogo preferido

Eu sou “Eurogamer”! Eu adoro “Ameritrash”! Meu grupo adora um “Híbrido”! E aí, de qual ou ...

Templates de Board Games: fazendo a diferença na educação e em empresas

Templates de BG

Templates de Board Games: fazendo a diferença na educação e em empresas

Passar conteúdo da forma tradicional já não funciona há muito tempo, treinamentos empresar...

Jogos Solo de Board Game: exemplos e tipos

Jogos Solo de Board Game: exemplos e tipos

Pandemia, isolamento, gostar de jogos — todos esses são ingredientes que nos impulsionam p...

Review de Zombicide: tente sobreviver no caos

Review Zombicide

Review de Zombicide: tente sobreviver no caos

São missões relativamente simples, como conseguir comida, ou apenas se manter vivo. O prob...

Review de Cartas Controversas: jogo de frases para lá de bizarras

Review de Cartas Controversas: jogo de frases para lá de bizarras

Definitivamente Cartas Controversas não é um jogo para crianças! Vem ver quem monta as fra...

Review de Imagine: Um jogo onde sua criatividade será testada

Review de Imagine: Um jogo onde sua criatividade será testada

Receba a pista, olhe as cartas e decifre o enigma!

More from same author

Most read today articles

X
Hi