Board Game

Review

Review de SpellBook: monte seu Grimório e participe do Grande Rito Anual

, Comment regular icon1 comments

Você está participando de um grande evento, o Grande Rito Anual - é hora de coletar as Matérias vindas do Vórtex e aprender mais Feitiços ou alimentar seu Familiar. A força dos seus Feitiços depende da sua estratégia. Monte seu Grimório e torne-se o maior mago de todos!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Feitiços

Ah, quantos de nós já brincaram de magia, de pronunciar feitiços e “fazer acontecer algo”, ou pelo menos desejou isso um dia. O mundo da magia sempre permeou nossa infância, e até hoje, desde desenhos animados, séries até grandes filmes no cinema.

Montar um Grimório não é tarefa fácil, juntar tantas magias, feitiços, rituais e encantamentos mágicos exige tempo e definitivamente não é para qualquer um.

Os mais nostálgicos vão se lembrar da telesérie Castelo Rá-Tim-Bum que tinha a personagem da Feiticeira Morgana (interpretada por Rosi Campos) e da frase quando ela ia aparecer em cena: “Morcego, ratazana, baratinha e companhia, está na hora da feitiçaria”! Uma das imagens icônicas de Morgana é quando ela foleava seu Grimório buscando um feitiço novo. Era bacana demais!

Ad

Grimório da Feiticeira Morgana
Grimório da Feiticeira Morgana

Embarque em SpellBook, tenha a possibilidade de aprender novos feitiços e montar seu próprio Grimório!

Dados do Jogo

SpellBook é um board game de 1 a 4 jogadores, com idade 12+, do designer Phil Walker-Harding. A arte é de Cyrille Bertin.

Caixa do Jogo
Caixa do Jogo

SpellBook saiu em 2023 pela Space Cowboys e no mesmo ano veio para o Brasil pela Galápagos Jogos. As mecânicas básicas são: colecionar conjuntos e gerenciamento de mãos.

Para quem não sabe, o designer Phil Walker-Harding também é o designer de outros excelentes jogos, tais como: Sushi Go!, Cacao, Archaeology, Imhotep, Bärenpark, Gizmos, dentre outros. O cara é uma máquina de jogo bom.

O Jogo

SpellBook se passa durante um grande evento, o Grande Rito Anual, que irá premiar o melhor mago. Todos os magos participantes estão no mesmo nível e tem as mesmas chances, cabe a você usar sua tática e estratégia para aprender Feitiços de forma mais rápida (um feitiço mais fraco) ou esperar um pouco mais e aprender Feitiços mais fortes (mas pode ser tarde demais).

A ideia geral é que durante a competição os magos se esforçam para preencher seus respectivos Livros de Feitiço, ou seja, ter o seu próprio Grimório - e para isso precisam de Matéria, essas advindas do Vórtex, às vezes, vindo direto para o mago, outras vezes, disponível somente no Altar. Ao final do Grande Rito Anual, descubra quem é o maior mago de todos!

Componentes do Jogo
Componentes do Jogo

Sobre os componentes, cabe um adendo: a qualidade do jogo é fantástica, os tokens de Matéria do jogo (que explicarei mais adiante) são de acrílico, que além de bonitos, dão um toque a mais no jogo.

Tokens de Acrílico
Tokens de Acrílico

Na verdade, a qualidade geral de todos os componentes do jogo é muito boa, eles não pouparam esforços nesse quesito.

SpellBook é um jogo fácil de ensinar e de aprender, é bem simples mesmo, e isso sem deixar de lado a parte estratégica e tática de todo bom jogo. A ideia é relativamente simples: você tem que aprender 7 magias, e como em uma boa escola, tudo tem seu horário, nesta competição não iria ser diferente.

O turno do jogador é dividido em 3 fases do dia: manhã, meio-dia e noite, cada uma dessas fases tem suas peculiaridades e um limite de coisas que se pode fazer durante esse período.

No período da manhã, basicamente é onde você consegue mais Matéria, que são os recursos gastos para aprender os Feitiços e também o alimento para o seu Familiar, que podemos dizer que é o seu pet (vou explicar daqui a pouco). Mais para frente durante o jogo, quando você já tiver aprendido algum Feitiço, alguns deles também podem ser usados durante o período da manhã.

Ad

Ao meio-dia e no início do jogo a única coisa a ser feita é alimentar o seu pet, digo, seu Familiar. Cada mago tem o seu Familiar pessoal, em SpellBook são 4: um dragão, uma gárgula, um gato preto com asas e um boneco de madeira animado.

Familiares
Familiares

Durante o jogo você vai aprendendo Feitiços que podem ser usados também ao meio-dia e lhe dará mais possibilidades no jogo além de apenas alimentar seu Familiar, que por sinal, não é tão ruim assim, afinal, isso lhe dá pontos e pode disparar o fim do jogo.

Gárgula sendo alimentada
Gárgula sendo alimentada

Já na fase da noite, confesso que é o período do jogo que eu mais gosto, e é onde a coisa toda acontece: é hora de aprender um Feitiço. É nessa hora que você tem a oportunidade de gastar as Matérias armazenadas e o gasto das mesmas irá impactar no quão profundamente você aprendeu seu Feitiço, ou seja, o quanto ele é poderoso.

Familiar e Feitiços do Jogador
Familiar e Feitiços do Jogador

Isso não depende obviamente só da quantidade de Matéria gasta, mas também do tipo de Matéria, pois existem 7 tipos de Matéria no jogo: Magma, Veneno, Planta, Carvão, Vapor, Mercúrio e Ouro. Além disso, as Matérias vem com 3 Runas diferentes, o que deixa cada Feitiço ainda mais especial, pois as Runas tem impactos diferentes na aprendizagem dos Feitiços.

Então, para um bom Feitiço, é necessária uma boa quantidade de Matéria, mas também de uma combinação de tipo de Matéria e Runas. E você achando que aprender Feitiços era fácil.

Obvio que também no período da noite, a medida que o jogo avança, você tem a oportunidade de usar também os Feitiços da noite, além de apenas aprender um novo Feitiço.

Deu para notar que à medida que o jogo avança, quando seu mago vai aprendendo novos Feitiços as oportunidades são maiores, e para tudo, mais oportunidades de ações durante o seu turno, de captar mais Matérias para o seu estoque, de alimentar mais rapidamente seu Familiar, enfim, o jogo vai melhorando a cada turno, pois as possibilidades são cada vez maiores.

Após cumprir suas 3 fases do dia, é hora de repor as Matérias advindas do Vórtex para o Altar.

Vórtex
Vórtex

O legal é que essa quantidade de Matérias no Altar a ser reposta varia dependendo do que ainda tem no Altar, ou seja, não tem Matéria à vontade não, é bem disputado.

Assim é um turno de SpellBook!

Fim da Partida

O jogo termina quando um jogador completar uma ou mais das seguintes condições:

  • aprender seu 7º e último Feitiço;

  • preencher o último espaço no seu tabuleiro de Familiar.

    Quando esse gatilho é disparado, continue jogando até que todos os jogadores tenham realizado a mesma quantidade de turnos. Agora é hora de pontuar, e acontece da seguinte forma:

    Ad

  • receba a quantidade de pontos por cada Feitiço aprendido (que está indicada no espaço de nível ocupado pela Matéria); e

  • receba a quantidade de pontos indicada no espaço de menor valor visível no tabuleiro de Familiar (ou seja, um depois até onde você o alimentou).

    Quem tiver mais pontos se torna o grande Mago e vence o campeonato Grande Rito Anual! Em caso de empate, o jogador empatado que aprendeu mais Feitiços vence. Se persistir o empate, dentre os empatados, o que tiver mais Matérias na reserva vence. Se ainda assim o empate persistir, os jogadores compartilham a vitória.

    Simples assim!

    Dicas Estratégicas

    SpellBook é um verdadeiro teste de paciência, pois todos queremos logo aprender feitiços e pronto, achando que tudo se resume a isso, mas, na verdade, é bem mais que isso, e exige estratégia e (muita) paciência.

    Eu afirmo isso, pois eu mesmo já caí nessa, de tentar aprender feitiços logo, mas eles se mostraram fracos e pouco me ajudaram ao longo do jogo - e a proposta é realmente o contrário - aprendi isso perdendo vergonhosamente!

    A ideia é montar uma tática de administrar suas Matérias e dividir bem entre guardá-las para aprender Feitiços mais fortes e também, quando não usar um tipo de Matéria nos Feitiços, usar ao meio-dia para alimentar seu Familiar - isso mesmo, com as sobras de Matéria, essa é a ideia, pois seu Familiar aceitar qualquer Matéria, então teoricamente, você não fica muito com Matéria parada.

    Mas também não é tão simples assim, todos nós temos um limite de Matéria que podemos armazenar, então tem realmente que ter muita paciência e estratégia para saber o que usar e quando usar.

    Isso, na verdade, é que faz SpellBook brilhar. E para não falarem que tudo depende da sorte das Matérias colhidas pela manhã no Altar ou no Vórtex, lá vai: dá para mitigar essa sorte, mas não poderia ser de outra forma senão com Feitiço. Há Feitiços para te ajudar durante o jogo. Por isso eu afirmei que o jogo vai ficando melhor a cada turno, pois o leque de opções fica cada vez maior.

    E mais, não poderia ser diferente, alguns Feitiços acabam ajudando outros Feitiços, ou seja, você pode combar os Feitiços. Gerar essa “máquina” é muito bom. Chega ao ponto de ter opções de Feitiços de manhã que te ajudam no período do meio-dia que te ajudam no período da noite. Aí meu amigo, pode ter a certeza que você montou a estratégia perfeita.

    Saber também otimizar a coleta de Matérias de manhã faz a diferença, ir ao Altar ou apelar para o Vórtex, sem saber o que virá, pode fazer a diferença no jogo. Tudo tem que ser friamente calculado.

    Use suas habilidades, estratégia, alimente seu Familiar, aprenda novos (e poderosos) Feitiços e se divirta! Essa é a ideia de SpellBook!

    Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay

    Curta o unboxing:

    Assista a um vídeo de Regras:

    Confira um Gameplay:

    Dicas Pedagógicas

    Ad

    SpellBook é um aliado educacional muito competente, ensina matemática, reconhecimento de padrões, exercita a paciência, a gestão de recursos, fazer boas escolhas, e a certeza de que aprender sempre é bom e nos ajuda.

    A matemática se faz presente em todo o jogo, no momento em que temos que gerir nossos recursos de Matérias, pois temos um limite e temos que cruzar essa informação com as necessidades das cartas de Feitiço, então fazemos cálculos o jogo todo. Isso é um ótimo exercício!

    O reconhecimento de padrões se dá com as Runas, pois a combinação delas desencadeia uma série de efeitos, desde coringas até economia de Matérias. Então sua atenção vai ser exigida em todo o jogo, pois os padrões, se bem combinados, pode lhe render frutos.

    Já citei a paciência, e isso há que ser trabalhado, sim, ainda mais nos dias de hoje, imediatistas. Mostrar que a paciência, não sair gastando todas as Matérias em Feitiços fracos, pode ser mais vantajoso no futuro. É fácil pedir paciência para as crianças? Claro que não, mas com o andar do jogo as cartas de Feitiço mostram claramente que esperar mais um pouco e aprender um Feitiço mais poderoso pode valer muito mais a pena do que fazer correndo.

    A gestão de recursos também é essencial, não dá para gastar tudo e depois não ter como aprender mais Feitiços porque você resolve alimentar seu Familiar com todas as suas Matérias e agora está difícil juntar as Matérias que você precisa para aprender um novo Feitiço. Por vezes essa frustração é boa, vai ensinar de qualquer forma. Vai aprender na dificuldade que a gestão de recursos é importante.

    SpellBook é basicamente feito de escolhas, o que fazer de manhã, ao meio-dia e a noite. Suas escolhas ditarão o seu sucesso. Trabalhar as escolhas com as crianças e os frutos de suas escolhas é bom demais, ajuda em tudo, inclusive no nosso dia-a-dia.

    E por fim, quando a criança entender que um Feitiço ajuda o outro, que aprender novos Feitiços só vai lhe ajudar, ele vai notar que em SpellBook você sempre vai progredir, nunca você “desaprende” um Feitiço, ou seja, o seu conhecimento só te leva para frente, só lhe torna melhor. Eu adoro SpellBook por isso, essa mensagem que aprender, os ensinamentos, os nossos conhecimentos, sempre serão nossos, ninguém irá roubá-los, e usaremos para resolver outros problemas em nossa vida, isso torna SpellBook muito especial.

    A ideia pedagógica geral em SpellBook é: paciência, estratégia, e a certeza de que aprender sempre é bom e nos ajuda em tarefas futuras. Isso é bom no jogo e bom para nossa vida!

    Recomento SpellBook na sua coleção!!!