Board Game

Review

Review de Stone Age: supere desafios pré-históricos

, Comment regular icon0 comments

Para sobreviver será necessário caçar, coletar madeira, argila, quebrar pedras, para com esses e outros recursos, fabricar ferramentas, construir cabanas e praticar a agricultura, para então, tentar melhorar as condições dos que ali vivem. Enfrente e supere os desafios da Idade da Pedra!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Idade da Pedra

A Idade da Pedra, uma das fases da Pré-história, foi o período em que se criaram ferramentas de pedra, pois essa era a tecnologia mais avançada da época. Madeira, ossos e outros materiais também eram utilizados, mas a pedra, sendo a principal, era empregada na fabricação de ferramentas e armas, tanto de corte quanto de percussão.

Uma Ferramenta de Pedra
Uma Ferramenta de Pedra

Em geral, a Idade da Pedra divide-se em três períodos:

  • Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada): período em que a caça predominava;
  • Mesolítico: transição da caça para outras atividades E
  • Neolítico (ou Idade da Pedra Polida): quando surgiram a agricultura e a pecuária.

    É exatamente nesses três períodos históricos que vamos jogar Stone Age!

    Ad

    Dados do Jogo

    Stone Age é um jogo para 2 a 4 jogadores, recomendado para maiores de 10 anos, criado pelo designer Bernd Brunnhofer. A arte ficou por conta de Michael Menzel.

    Caixa do Jogo
    Caixa do Jogo

    Lançado em 2008 pela Hans im Glück, Stone Age chegou ao Brasil em 2015 pela Devir. Suas principais mecânicas incluem alocação de trabalhadores, colecionar conjuntos, rolagem de dados, bônus de fim de jogo, ordem do turno progressiva e contratos.

    Componentes do Jogo
    Componentes do Jogo

    Desde seu lançamento, Stone Age acumulou prêmios e indicações por quase uma década. Entre os destaques estão Golden Geek, Meeples Choice e, claro, o renomado Spiel des Jahres, um dos mais importantes do mundo dos board games.

    Vamos ao jogo!

    O Jogo

    Ad

    Os tempos da Idade da Pedra foram realmente difíceis. Caçar para sobreviver, fabricar ferramentas de pedra, coletar madeira e argila, desenvolver a agricultura, construir cabanas e alimentar os membros da tribo eram tarefas árduas. Além disso, havia uma constante disputa por espaço em todas essas atividades. Sobreviver não era fácil!

    O jogo é totalmente icônico, ou seja, não há necessidade de leitura, mas exige muita estratégia. Além disso, conta com uma das melhores mecânicas possíveis: alocação de trabalhadores. Isso reflete bem as dificuldades do período, onde tudo era disputado — recursos, locais, comida e por aí vai.

    A fome estará sempre à espreita. Será necessário caçar e expandir a agricultura, caso contrário, muitas coisas serão perdidas — recursos e, no jogo, pontos de vitória. A pressão está presente o tempo todo e esse é o verdadeiro flavor do jogo.

    Visão Geral do Tabuleiro Principal do Jogo
    Visão Geral do Tabuleiro Principal do Jogo

    Cada jogador começa com cinco personagens na tribo e 12 unidades de comida. Com essa mão de obra e quantidade de alimento, a corrida pela sobrevivência se inicia.

    Tabuleiro do Jogador já com alguns Recursos e Construções
    Tabuleiro do Jogador já com alguns Recursos e Construções

    A rodada é dividida em três fases distintas:

  • Fase 1: alocar personagens no tabuleiro;

    Ad

  • Fase 2: realizar as ações dos personagens E
  • Fase 3: alimentar os personagens da tribo.

    A Fase 1 é a mais estratégica do jogo. Nesse momento, os jogadores colocam seus personagens nos diversos locais do tabuleiro, onde poderão realizar ações como:

  • Fazer ferramentas: melhora a rolagem de dados;
  • Cabana: gera mais membros na tribo;
  • Praticar agricultura: reduz a necessidade de comida;
  • Caçar: fornece alimento;
  • Floresta: coleta madeira;

    Ad

  • Poço de argila: produz tijolos;
  • Pedreira: fornece pedras;
  • Rio: coleta ouro;
  • Cartas de civilização: concedem bônus e potencializam a pontuação final E
  • Construir cabanas: gera pontos durante o jogo.
    Tabuleiro do Jogo com Personagens alocados
    Tabuleiro do Jogo com Personagens alocados

    Quando todos os jogadores tiverem alocado seus personagens, inicia-se a Fase 2, na qual as ações são realizadas. Elas podem acontecer de três formas diferentes:

  • em alguns locais basta coletar o que o personagem foi lá fazer;

    Ad

  • outros exigem pagamento ou uso de recursos E
  • alguns demandam rolagem de dados para determinar o sucesso da ação.
    Recursos sendo usados para custear a construção da Cabana e ganhar Pontos de Vitória
    Recursos sendo usados para custear a construção da Cabana e ganhar Pontos de Vitória

    A vida de uma tribo na Idade da Pedra não era fácil, e no jogo isso se reflete. Às vezes, um personagem volta sem conseguir nada.

    Por fim, chega a Fase 3, na qual os personagens precisam ser alimentados. Cada um consome uma unidade de alimento ao final da rodada. No entanto, a agricultura ajuda: cada avanço nesse setor reduz em um o consumo total da tribo - ou seja, cada avanço alimenta 1 membro da sua tribo.

    Se não houver comida suficiente, o jogador tem duas opções:

  • paga o que tiver e perde um recurso por cada alimento faltante OU
  • paga o que tiver de alimento e perde 10 pontos de vitória.

    Ad

    A comida exige atenção constante em Stone Age, então não deixe faltar! Após essa fase, repõem-se as Cartas de Civilização no tabuleiro principal e a próxima rodada se inicia.

    Assim funciona uma rodada de Stone Age!

    Fim da Partida

    O jogo pode terminar de duas formas:

  • se, ao repor as Cartas de Civilização, não houver cartas suficientes para preencher todos os espaços vazios, a partida termina imediatamente, sem iniciar uma nova rodada OU
  • se uma das pilhas de Cabanas acabar, a rodada em andamento continua até o fim, e então o jogo se encerra.

    Após isso, realiza-se a pontuação final:

  • calculam-se os pontos das Cartas de Civilização;

    Ad

  • cada recurso não utilizado vale um ponto E
  • somam-se esses pontos aos conquistados durante o jogo (por meio da construção de cabanas).

    O jogador com mais pontos de vitória vence!

    Em caso de empate:

  • o jogador com maior avanço na agricultura vence;
  • se o empate persistir, vence quem tiver mais ferramentas;
  • se ainda houver empate, vence quem tiver mais membros na tribo vence.

    Dicas Estratégicas

    Ad

    Stone Age tem muita logística, estratégia e gestão. Logística, pois é possível tentar construir uma cabana com recursos que você ainda não tem. Basta alocar um personagem na cabana que deseja construir e os demais nos locais onde se pode conseguir tais recursos. Feito isso, é só ativá-los na ordem correta. Logística pura: coletar e depois construir.

    Isso também exige muita estratégia e gestão. Aliás, para mim, Stone Age é um dos jogos perfeitos, e olha que arrancar um elogio desses de mim é difícil. Ele tem muita estratégia e uma mecânica que combina muito com a temática. Tudo nele faz sentido.

    Cada uma das três fases tem uma estratégia envolvida. Vou analisá-las isoladamente para extrair mais desse jogo.

    Sobre os locais para colocar os personagens da nossa tribo durante a Fase 1, à primeira vista parece haver muitos locais disponíveis, mas na verdade não é bem assim. Você perceberá durante o jogo que cada local tem peculiaridades que tornam o jogo muito estratégico:

  • Alguns locais aceitam apenas um personagem e mais ningúem.
  • Outros têm limites de personagens, dependendo do número de jogadores.
  • Alguns exigem o uso de dois personagens da sua tribo e não permitem mais ninguém.
  • Há também locais sem limite de personagens.

    Ad

    Alguns locais fornecem recursos usados para construir cabanas e conseguir cartas de civilização. As cabanas dão pontos imediatos quando construídas, enquanto as cartas de civilização dão pontos no final do jogo, e algumas, também concedem recursos durante a partida. Ah, e se sobrarem recursos no fim do jogo, eles ainda garantem pontos.

    Na Fase 2, a de realizar as ações dos personagens, como as ativações acontecem de três formas diferentes, aqui vão as melhores estratégias:

  • Se o local for apenas para colocar um personagem e coletar: é melhor ser o primeiro a chegar lá na Fase 1, pois são os locais mais disputados.
  • Se for um local que exige pagamento de recursos: é bom já ter o recurso ou consegui-lo ainda no mesmo turno. Caso contrário, você voltará de mãos vazias.
  • Se for um local de rolagem de dados: quanto mais personagens seus estiverem lá, melhor, pois você rola dados na mesma quantidade de personagens alocados. Ou seja, mais personagens significam maior chance de sucesso. No entanto, por ser uma rolagem de dados, ainda há o risco de voltar de mãos vazias. Para mitigar isso, utilize as ferramentas construídas por sua tribo, pois elas aumentam o valor dos dados. Não deixe de construí-las!

    Se você notar, grande parte da Fase 2 depende de ações bem planejadas na Fase 1. Elas estão intimamente interligadas.

    Finalizando com a Fase 3, sobre alimentar a sua tribo, recomendo que, sempre que você for o jogador que iniciar a rodada, na Fase 1 vá direto para o local de praticar agricultura. Esse local aceita apenas um personagem, então garanta que seja o seu! Como já dito, cada avanço em agricultura reduz em 1 a quantidade de pessoas da sua tribo que você precisa alimentar. Não se esqueça disso.

    Agora, se faltar alimento (e não é difícil que isso aconteça), escolha entre as duas formas de pagamento: com recursos ou pontos de vitória. Veja o que te impacta menos!

    Ad

    Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay

    Curta o Unboxing:

    Assista a um vídeo de Regras:

    Confira um Gameplay:

    Dicas Pedagógicas

    Ad

    Pense em um jogo que trabalha o raciocínio lógico, utiliza conceitos de gestão, logística e envolve muita estratégia. Pronto! Temos Stone Age, e de quebra ainda podemos explorar conceitos históricos e culturais.

    Stone Age é um jogo leve, realmente familiar, altamente temático e com uma arte que prende a atenção. Ele proporciona vários estímulos interessantes para as crianças.

    O jogo estimula a gestão de recursos e o raciocínio lógico para decidir o que e quando coletar algo. Também exige logística para realizar as ações na ordem correta, caso contrário, você pode acabar voltando de mãos vazias. É uma grande lição, mas para que tudo funcione bem, é necessária muita estratégia.

    Stone Age deve ser aproveitado e apreciado. Sua rejogabilidade é enorme, o que significa que nenhuma partida será idêntica à outra. Dessa forma, os estímulos são sempre renovados, e a criançada nunca terá aquela sensação de "já joguei e será repetitivo". Ponto para Stone Age!

    Sem falar que é possível aproveitar o jogo para falar sobre história e cultura, pois todos os elementos remetem à Idade da Pedra. Aproveite isso!

    Pedagogicamente, Stone Age ensina história, estimula o raciocínio lógico, a gestão e ainda diverte!

    Recomendo Stone Age na sua coleção!!!