Board Game

Review

Review de Bison: seja o melhor caçador da tribo

, Comment regular icon0 comments

Você é o chefe da sua tribo de índios nativos americanos, precisa caçar bisões, perus e pescar peixes para sua subsistência. Dominar as montanhas, pradarias e rios, ser a maioria com seus índios, armar mais tendas e ter mais canoas nos rios garantirá eficiência na caça. Está preparado?

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Indígenas norte-americanos

Os indígenas norte-americanos fazem parte dos povos originários descendentes dos primeiros habitantes que já viviam na América do Norte, muito antes da chegada dos colonizadores.

Indígenas guerreiros da etnia Apache
Indígenas guerreiros da etnia Apache

Uma curiosidade, até para mim, assumo, é que o termo "índio" provém do fato de que Cristóvão Colombo, quando chegou ao continente Americano, estava convencido de que tinha chegado à Índia e dessa maneira, índios, chamou os povos que ali encontrou.

Ad

Nas suas atividades de caça, pesca, coleta e preparo de alimentos, os indígenas das Américas obedeciam às regras ditadas pelas crenças e por tabus.

É nessa “pegada”, de caça, pesca e conquista de área, que vamos conhecer Bison!

Dados do Jogo

Bison: Thunder on the Prairie, ou apenas Bison, daqui em diante, é um jogo para 2 a 4 jogadores, com idade 10+, dos designers Michael Kiesling e Wolfgang Kramer. A arte ficou por conta de Franz Vohwinkel.

Caixa do Jogo
Caixa do Jogo

Bison foi lançado em 2006 pela Phalanx Games e ainda não veio para o Brasil. Dentre as mecânicas básicas, destacam-se: colocação de peças, influência/maioria na área, mercado de ações, pontos de ação.

Componentes do Jogo
Componentes do Jogo

Uma curiosidade, os designers, Michael Kiesling e Wolfgang Kramer, produziram juntos mais de 290 jogos, clássicos como Azul, Tikal, El Grande, Mexica, Torres, dentre outros. Os caras são uma máquina de fazer jogos clássicos.

Vamos ao jogo!

O Jogo

Estamos nas pradarias do oeste americano, você, chefe de sua tribo indígena, precisa se estabelecer nas áreas ricas em bisões, peixes e perus. Nas pradarias, os bisões servirão de alimento e seu couro virará roupa; nos rios, os peixes servirão para alimentação, e nas montanhas, os perus, com suas penas, servirão para rituais e adornos.

Os animais também servem como pagamento no mercado para adquirir mais tendas e canoas. Chefie sua tribo, envie seus índios para controlar as áreas, arme tendas, coloque canoas nos rios, garanta a melhor caça e pesca e tenha a tribo mais próspera.

Bison é independente de idioma, muito fácil de explicar e de jogar, mas altamente estratégico. Temos que gerenciar nossos índios, cabanas, canoas, nossa caça e pesca para com isso prosperarmos e ser a melhor dentre as tribos.

Iniciamos o jogo com um estoque de caça do início do jogo, a saber:

  • 10 bisões;

  • 10 perus E

  • 10 peixes.

    Contamos também com:

  • 4 índios de nossa tribo;

  • 4 marcadores de ação;

  • 1 tenda simples (de 1 lugar);

  • 1 tenda dupla (de 2 lugares);

  • 1 canoa simples (de 1 lugar) E

  • 1 canos dupla (de 2 lugares).

    Tiles de Tendas e Canoas
    Tiles de Tendas e Canoas

    Ainda temos disponível no Mercado:

  • chamar ais índios;

  • adquirir tendas E

  • adquirir canoas.

    Finalizando, são colocados os 3 tiles de início do jogo, em cada tile tem as 3 áreas, pradaria, montanha e rio, e mais, cada tile tem sempre 3 animais, independente de qual seja.

    Tiles Iniciais
    Tiles Iniciais

    A cada turno, os jogadores podem fazer 4 de 6 ações possíveis, todas bem visíveis na parte de baixo do nosso tabuleiro individual, além de ações livres que vão de compras no mercado até trocas de animais. Os custos também estão facilmente identificáveis no tabuleiro individual do jogador.

    Ad

    Tabuleiro Individual de cada Jogador
    Tabuleiro Individual de cada Jogador

    As ações possíveis são:

  • colocar um tile de terreno no jogo (obrigatório) e adicionar índios (opcional);

  • colocar ou ampliar uma tenda;

  • colocar ou ampliar uma canoa;

  • chamar até 5 índios para onde está um outro índio seu;

  • mover até 5 índios, 1 espaço cada;

  • mover até 5 índios, 3 espaços cada OU

  • não fazer nada.

    No nosso turno, basta escolher uma das 4 ações, executar, após isso é a vez do jogador à esquerda executar sua 1ª ação, e assim sucessivamente até todos terem executado 4 ações cada, lembrando, além das ações livres.

    Mesa com o Jogo rolando
    Mesa com o Jogo rolando

    Colocar um tile de terreno no jogo é uma ação obrigatória e é o único meio de colocar mais índios de sua tribo no jogo. Note que a estratégia já começa aqui, pois você decidirá onde colocar o tile de terreno a depender do que tem nele, mais bisões, peixes ou peru, além disso, quantos índios você irá colocar no jogo, sabendo que isso tem um custo em animais que você tem no estoque.

    Tile com 1 Peru e 2 Peixes
    Tile com 1 Peru e 2 Peixes

    Armar ou ampliar tendas, ou até mesmo colocar ou ampliar canoas, é extremamente importante, pois elas valem mais que apenas índios no local, então saiba que isso impactará muito no seu jogo, na questão do domínio de área.

    Falando nisso, quando precisar dominar uma área, juntar seus índios pode fazer todo o sentido. As 3 ações seguintes unem os índios, 5 deles para um lugar comum, os movimentar para uma área adjacente ou os movimentar para mais longe (até 3 espaços). Enfim, aqui a estratégia e a visão de jogo fará a diferença.

    Se nada disso fizer sentido ou resolver no seu jogo, basta passar a vez e não fazer nada, mas confesso que isso é bem difícil de acontecer, aliás, se acontecer, você deve estar jogando errado.

    Além das ações possíveis, há a possibilidade de executar ações livres, que é ir ao Mercado e chamar mais índios para a sua tribo, adquirir mais canoas e tendas com capacidade maior.

    Após cada jogador ter executado suas 4 ações e as ações livres, se desejar, é hora de pontuar a rodada. Primeiramente, pontuamos todas as pradarias, depois todas as montanhas e finalmente todos os rios.

    Exemplo de cenário para pontuar no final de uma rodada
    Exemplo de cenário para pontuar no final de uma rodada

    Essa é, basicamente, uma rodada de Bison!

    Fim da Partida

    O jogo termina ao final da rodada em que os tiles de terreno acabarem. A pontuação do final da última rodada é especial, ela é realizada como uma pontuação normal, exceto pelo fato de que, antes de iniciar a contagem dos animais, todos os que você possuía são zerados, e só a caça e/ou pesca dessa última rodada é que será contabilizada.

    Note que você acabará usando as rodadas anteriores para preparar para essa contagem final, ou seja, terá que dominar mais áreas com animais para se dar bem nessa última rodada.

    Ad

    O jogador com a mais alta soma total de animais (bisões + perus + peixes) vence o jogo.

    Em caso de empate, o jogador que tem o menor estoque de animal de um tipo e que ainda assim seja mais alto do que o menor estoque de um animal dos outros jogadores empatados, vence o jogo. Se ainda assim o empate persistir, o jogo termina empatado.

    Simples assim!

    Dicas Estratégicas

    Bison é fácil demais de compreender, mas são as possibilidades estratégicas que fazem dele um excelente jogo. Já que colocar tiles de terreno é obrigatório, tem que ser estratégico nesse momento. Por exemplo, colocar um tile de terreno com mais bisões onde já tem um tile com bisões é bom, mas garanta que pode dominar essa área, caso contrário, estará “entregando ouro ao bandido”.

    Por isso, a ação opcional de colocar seus índios nesse momento acaba sendo meio obrigatória; ou domina a área, ou permite que outros dominem algo que você preparou.

    Óbvio que se o tile for de um terreno que tenha animais que você não se interessa tanto, aí basta colocar onde “prejudique” seus adversários, e aí sim eu concordo em não colocar seus índios, mas confesso que isso é raro.

    No mais, é ter a perspicácia em dominar as áreas de seu interesse com seus índios, e obviamente, como eles são escassos e finitos, tem que gerenciar o uso dos mesmos, e os ir recuperando quando se colocam as tendas e/ou canoas. Exatamente! Essa é a única forma de recuperar índios de sua pequena tribo, trocando-os nas áreas por tendas e canoas.

    Lembrando que tendas e canoas valem mais que os índios, propriamente ditos, nos locais quando for pontuar o domínio da área, então já sabe: invista em tendas e canoas.

    Gerencie estrategicamente suas ações, índios, caça e pesca, tendas e canoas e vença em Bison!

    Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay

    Curta o Unboxing (da edição Polonesa do jogo):

    Assista a um vídeo de Regras:

    Confira uma simulação de Gameplay (em Espanhol):

    Dicas Pedagógicas

    Bison é o seu jogo se você procura um jogo fácil de explicar, altamente imersivo, independente de idioma e que estimulará o raciocínio lógico-matemático, gestão e estratégia para o seu filho. Sim, ele tem todas essas qualidades.

    O jogo é de encher os olhos, a arte ficou linda, as pradarias, rios e montanhas, além obviamente dos animais presentes, está tudo muito bonito, não tem como não chamar a atenção da criançada. Ponto para Bison.

    Explicar o jogo é mais fácil ainda, isso justifica ainda mais o seu uso pedagógico com as crianças, além de não depender de idioma, ou seja, “zero” leitura, o que facilita a criançada de menor idade também jogar.

    A todo o momento, as crianças se verão fazendo cálculos matemáticos da quantidade de animais nos tiles e em seu tabuleiro individual, fazendo as adições e subtrações de animais quando necessário. Serão estímulos frequentes de raciocínio lógico matemático.

    Ad

    Isso está intimamente ligado à gestão e estratégica, já que é exatamente a quantidade de animais que movimenta o jogo, no mercado e no domínio de área. Aproveite ao máximo esses estímulos com seus filhos.

    E finalizando, não menos importante, aproveite, para que, com auxílio da internet ou de um bom e velho livro, ensinar a história dos índios norte-americanos para o seu filho. Cultura e conhecimento são sempre bons e não ocupam espaço.

    Pedagogicamente, Bison dá uma aula de história, raciocínio lógico-matemático, gestão e estratégia!

    Recomendo Bison: Thunder on the Prairie na sua coleção!