H. P. Lovecraft
Howard Phillips Lovecraft, ou como é mais conhecido, H. P. Lovecraft, dispensa apresentações. Sabe-se que é um autor renomado dos gêneros de terror e horror cósmico, que dentre eles destacam-se os “Mitos de Cthulhu” e “O Chamado de Cthulhu”.
Em sua literatura está enraizado o cosmicismo, que afirma que a humanidade é uma parte insignificante do cosmos e pode ser destruída a qualquer momento pelos grandes Anciões. Fruto de seus escritos temos muitos livros de horror, RPGs e Board Games, sempre com a mesma temática: o horror cósmico, o famoso medo pelo desconhecido e o horror de fazer perder a sanidade instantaneamente.
Ad
Vamos enfrentar nossos horrores em Elder Sign!
Dados do Jogo
Elder Sign é um jogo para 1 a 8 jogadores, com idade 13+, dos designers Richard Launius e Kevin Wilson. A arte ficou por conta Dallas Mehlhoff. Uma curiosidade a respeito dos designers é que eles são os designers do aclamado Arkham Horror!
Elder Sign saiu em 2011 pela Fantasy Flight Games e em 2016 veio para o Brasil pela Galápagos Jogos. Dentre as mecânicas básicas, destaca-se o fato de ser cooperativo, ter jogadores com diferentes habilidades, a rolagem de dados e ter tabuleiro modular.
Elder Sign no ano seguinte de seu lançamento, 2012, foi indicado como Melhor Jogo Temático pelo Golden Geek, a exemplo de Arkham Horror, que também teve a mesma indicação. O tema, horror cósmico, é realmente muito presente nos dois jogos. As indicações fazem muito sentido.
Vamos ao jogo!
O Jogo
O Museu da Universidade de Miskatonic parece vivo, algum mal está em seu interior. Sobreviventes relatam exibições horrorosas e dizem ter pistas de que um símbolo estranho, chamado de Símbolo Ancestral, pode conter o pior mal que está por vir, o Ancião, que irá reduzir a humanidade a cinzas.
A Universidade contratou investigadores para combater esse Ancião que vive entre as dimensões. Várias inserções dentro do Museu devem ser feitas em busca dos Símbolos Ancestrais. Dizem que à meia-noite sempre acontece algo mais estranho ainda, e o Ancião fica cada vez mais próximo de despertar. Conseguiremos conter o Ancião?
Esse é o cenário de Elder Sign!
O tempo não para, o Ancião pode despertar a qualquer momento. Isso fica claro no jogo pelo seu relógio que a cada turno avança 3 horas, e sempre à meia-noite algo novo e ruim acontece, vindo direto da Carta do Mito, sempre algum efeito imediato ruim e algo duradouro até a meia-noite do outro dia. É uma corrida contra o relógio!
Somos investigadores contratados pela Universidade de Miskatonic para conter os ocorridos no Museu. Temos habilidades e especialidades únicas, e também um nível de resistência e sanidade pessoal, os quais vamos colocar à prova nos encontros com os desafios. Possuímos também alguns itens únicos, que irão nos ajudar.
Estamos todos na Entrada do Museu, momento este de tomar as decisões sobre o que fazer, ou seja, o nosso turno, que se dá da seguinte forma:
Ad
Na Fase de Movimento, se optarmos pela Entrada do Museu, podemos fazer uma das 3 ações, que nesse caso, representam a Fase de Resolução:
Na Fase de Movimento, se optar por algum local dentro do Museu, teremos que enfrentar os desafios, as Cartas de Desafios, com ou sem a ajuda de outros investigadores e, se falharmos, tentar suportar os horrores que podem vir a nos afetar.
As Cartas de Desafios representam locais dentro do Museu que contam o que aconteceu naquele local e os desafios propriamente ditos, que são um conjunto de ícones de resultados nos dados que temos que obter na rolagem de dados, caracterizando assim que estamos na Fase de Resolução das Cartas de Desafio.
Por vezes, alguns desafios ainda exigem uma ordem no resultado dos dados, ou seja, o desafio é maior ainda. Se falharmos durante o desafio, vamos perdendo alguns dados, e se ao final, não vencermos os desafios, podemos sofrer os horrores do local.
Dentre os horrores, podemos perder sanidade, resistência, dar de cara com mais monstros, acelerar o despertar no Ancião através das Fichas de Perdição, e por aí vai. Coisa boa é que não é! Por exemplo, ao acelerarmos o despertar do Ancião, novos monstros vão entrando no jogo e aumentando o nível dos desafios.
Se vencermos, a Carta de Desafio possui um valor que será o nosso troféu, que poderemos trocar por outros itens, e obviamente, por vencermos o desafio, teremos mais recompensas, que podem ser itens comuns, itens especiais, feitiços, aliados, e o que mais desejamos: os Símbolos Ancestrais.
O Ancião que estamos enfrentando sempre apresenta, no meio de sua carta, um valor de Símbolos Ancestrais necessários para o mantenhamos na outra dimensão sem despertar para o nosso mundo. O objetivo é conseguirmos esse número de Símbolos Ancestrais.
E por fim, a Fase do Relógio, onde avançamos o Relógio em 3 horas, e se ele chegar a meia-noite, uma nova Carta de Mito é comprada e sofreremos o seu efeito imediato e seu efeito duradouro, que permanecerá até a próxima meia-noite. Com isso, finda o turno do jogador.
Ad
Após executar o seu turno, e ter sobrevivido, se conseguir, agora é a vez do outro jogador.
Fim da Partida
O jogo termina imediatamente quando alguma destas 3 coisas acontecer primeiro:
Resumindo, as duas únicas formas de vencer são: manter o Ancião na outra dimensão ou derrotando-o em batalha, caso contrário, todos perdem!
Dicas Estratégicas
Elder Sign é sobre escolhas, difíceis, mas são escolhas. Enfrentar os desafios, se expor aos horrores, ou aguardar. Se enfrentarmos os desafios, podemos ser devorados, ter nossa sanidade e/ou resistência totalmente consumidas. Se aguardarmos, o tempo vai passar, e a cada hora, o Ancião estará mais próximo de despertar e vir para a nossa dimensão.
A dica de ouro é: escolha o timing perfeito para se recuperar dos danos sofridos e a hora certa de enfrentar os desafios, por isso Elder Sign e um jogo cooperativo, para juntos elaborarem a melhor estratégia, ou seja, atacando sempre, enquanto outros se recuperam, e obviamente, por conta do uso de dados, contar com a sorte, que pode ser mitigada com cartas de feitiços e itens.
Recomendo fortemente que todos discutam o que fazer antes de cada turno, pois os investigadores têm habilidades e itens diferentes que podem fazer a diferença na hora de enfrentar um desafio. Leiam bem as especificidades do seu investigador para explorar o máximo dele.
Escolher o desafio que vão enfrentar é um privilégio, tudo fica às claras no jogo, o segredo é então linkar o que o desafio propõe com as habilidades dos investigadores, o que não é fácil, sempre falta algo, acredite, mas tentar minimizar as falhas é essencial, pois os horrores são pesados, perder sanidade e resistência é fácil demais.
Use a habilidade que todo investigador tem, a de se concentrar, que consiste em manter um dado com um resultado bom, mesmo em uma falha, para uso posterior no mesmo turno.
Manter 2 investigadores no mesmo local para um ajudar o outro, por vezes, é arriscado, mas necessário, pois em uma eventual falha no desafio, o outro investigador também pode sofrer consequências.
Um segundo investigador na mesma carta de Desafio pode ajudar a manter um dos dados com resultado bom, se concentrando junto, mesmo na falha, assim, são 2 dados com resultado bom mantidos para uso ainda neste turno, porém, se nada der certo e não completar o desafio, o investigador ajudante terá que escolher entre perder sanidade ou resistência, e o investigador que solicitou ajuda sofre as consequências da carta do Desafio, ou seja, penas ainda maiores.
Aconselho no início do jogo buscar desafios mais fáceis com recompensas menores, mas que auxiliarão no futuro. Alguns desafios são bem fáceis e dão pistas, que são oportunidades de rerolagem de dados, outros dão itens, que podem nos dar dados mais potentes (amarelos e vermelhos), que não ajudarão nos desafios mais pesados. É uma boa dica, mas não perca muito tempo com isso, afinal, a cada turno o relógio anda e o Ancião poderá despertar.
Ad
Siga essas dicas, trabalhe em grupo e vença em Elder Sign!
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se desejar estimular em seu filho conceitos de trabalho em equipe, interação, estratégia e tomada de decisão, Elder Sign é o seu jogo!
Estimular a interação entre a criançada é algo maravilhoso - o trabalho em equipe, melhor ainda, e isso dentro de um jogo que também privilegia a estratégia e a tomada de decisão, é o melhor cenário possível.
Guardadas as devidas proporções, pois estamos falando de um jogo com temática de horror, Elder Sign é um excelente jogo por oportunizar tantos estímulos em um único jogo. Recomento aos pais suavizar a temática dizendo que são “bichos” invadindo o museu, sem entrar muito em detalhes, e focar na rolagem de dados e em cumprir desafios. Isso bastará!
Eles discutirão efusivamente sobre quem irá para determinado local, ficarão animados em serem os escolhidos para tal empreitada e vibrarão a cada rolagem de dados. É a magia dos jogos com rolagem de dados.
A tensão “boa” estará presente quando o relógio for andando. A cada “bicho” novo que entrar no jogo para ser combatido, serão momentos únicos de diversão e interação.
Eles estarão recebendo oportunidades de estímulo de estratégia e tomada de decisão constantes, isso é bom demais, e o melhor, interagindo, torcendo, vibrando e se divertindo.
Pedagogicamente, Elder Sign diverte e dá uma aula de trabalho em equipe!
Recomendo Elder Sign na sua coleção!!!
— Comentarios0
Se el primero en comentar