Board Game

Review

Review de Palm Island: desenvolva sua ilha na palma da sua mão

, Comment regular icon0 comments

Gerencie sua ilha e veja como você se sai. Alcance façanhas nunca antes feitas, recrute aldeões e prepare sua ilha para enfrentar os piores desastres naturais: ciclones, um vulcão prestes a entrar em erupção ou até mesmo a fome. Esses desafios — e muitos outros — estão presentes em Palm Island!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Portabilidade e Inclusão

Jon Mietling, o designer e artista por trás de Palm Island, trabalha para uma organização sem fins lucrativos, a Friendship Circle, que fornece programas e serviços para pessoas com necessidades especiais.

O designer e artista Jon Mietling
O designer e artista Jon Mietling

A ideia geral, segundo o designer, era criar um jogo que pudesse ser levado a qualquer lugar. Jon percebeu, na Friendship Circle, que essa portabilidade poderia fazer a diferença para certos jogadores. Além disso, algumas pessoas estão sempre em movimento, têm pouco espaço para jogar ou passam muito tempo em um único lugar, como um hospital.

Esses fatores levaram Jon Mietling a perceber o que os jogadores querem ou precisam — independentemente de terem necessidades especiais ou não. Essa foi a base de Palm Island.

Vamos conhecer Palm Island, um jogo que, além de divertido em qualquer lugar, promove inclusão!

Dados do Jogo

Palm Island é um jogo para 1 a 2 jogadores, com idade 8+, do designer e arte de Jon Mietling.

Ad

Caixa do Jogo
Caixa do Jogo

Palm Island foi lançado em 2018 pela Portal Dragon, que também pertence a Jon Mietling. Em 2022, chegou ao Brasil pela Paper Games. As principais mecânicas do jogo são: seleção de ação simultânea, gerenciamento de mãos, memória, modo cooperativo e construção de baralho.

Componentes do Jogo
Componentes do Jogo

Desde seu lançamento, em 2018, Palm Island já foi indicado duas vezes ao Golden Geek em categorias diferentes, além de ter sido vice-campeão no Fairplay À la carte.

O Jogo - Entendendo Palm Island!

A ideia básica é desenvolver sua ilha. Para isso, busque evoluir a canoaria (para pescar mais peixes), a madeireira (para obter mais madeira) e a pedreira (para extrair pedras).

Isso aumentará sua captação de recursos e permitirá expandir outras construções que rendem mais pontos. Também é possível conquistar façanhas, obter ajuda de aldeões e, em modo cooperativo (com outro jogador), enfrentar desastres — mas é preciso agir rápido, pois o jogo tem apenas 8 rodadas.

Este é o cenário de Palm Island!

Ad

O setup para 1 ou 2 jogadores é bem simples: cada jogador pega suas 17 cartas, posiciona-as corretamente (com um ícone de sol branco numerado de 1 a 17 no canto superior esquerdo), embaralha essas cartas e, por fim, coloca a carta indicadora de rodada — iniciando na posição 1 — no final do baralho. Pronto: o baralho está na palma da sua mão, pronto para jogar!

Um ponto importante: em Palm Island, usa-se tanto a frente quanto o verso das cartas. Para isso, há uma listra decorativa no centro da carta que divide a seção superior da inferior, em ambos os lados. Assim, cada carta possui 4 possíveis orientações: 2 na frente e 2 no verso. A seção superior virada para cima é chamada de Área Ativa e representa a orientação atual da carta.

Carta de Pedreira, frente e verso
Carta de Pedreira, frente e verso

O mecanismo que faz a carta mudar entre essas 4 orientações são as ações da carta. São essas as possíveis ações:

  • Armazenar: gire a carta 90º no sentido horário;
  • Girar: gire a carta 180º no sentido horário E
  • Virar: vire a carta da frente para o verso.
    Ações das Cartas
    Ações das Cartas

    Ad

    Com esses conceitos em mente, vamos entender como funciona um turno de Palm Island. Ele consiste em escolher uma entre duas opções:

  • Realizar uma ação: com uma das 2 primeiras cartas do baralho OU
  • Descartar a 1ª carta do baralho: se não puder ou não quiser usá-la.

    Realizar uma ação é simples, basta olhar as Áreas Ativas das 2 primeiras cartas e decidir qual usar.

    Olhando as 2 primeiras cartas do baralho
    Olhando as 2 primeiras cartas do baralho

    Após isso, as três ações possíveis são:

  • Armazenar: pague o custo para armazenar o(s) recurso(s);
  • Girar: pague o custo para fazer melhorias OU

    Ad

  • Virar: pague o custo para acessar o verso da carta com mais melhorias.
    Carta com os 3 ícones de ação possíveis
    Carta com os 3 ícones de ação possíveis

    Na ação Armazenar, a carta com o(s) recurso(s) vai para o final do baralho, exibindo apenas o recurso armazenado. Importante: você só pode ter até 4 cartas de recurso armazenadas ao mesmo tempo.

    Recurso Armazenado no final do baralho
    Recurso Armazenado no final do baralho

    As ações de Girar e Virar dão acesso a uma versão melhorada da carta, com mais recursos, melhorias e pontos. Lembrando que nos 2 casos, assim como na ação de Armazenar, as cartas vão para o fundo do baralho após as ações serem executadas.

    Para pagar os custos de qualquer ação (Armazenar, Girar ou Virar), use uma ou mais cartas de recurso armazenadas, girando-as 90º no sentido anti-horário — sem mudar a ordem das cartas no baralho.

    A última ação, de Descartar, pode acontecer por 2 motivos:

  • não ter recursos para pagar os custos das ações da carta;

    Ad

  • não querer deliberadamente usar essa carta.

    Detalhe: só é permitido descartar a 1ª carta do baralho, que vai para o fundo do baralho sem mudar de orientação. Nunca se pode descartar a 2ª carta.

    Assim é um turno de Palm Island! Quando a 1ª carta do baralho for a carta indicadora de rodada, tem-se o fim de uma rodada. Quando isto acontecer, você deve virá-la ou girá-la até o próximo número de rodada, colocá-la no fundo do baralho e iniciar um novo turno.

    Fim da Partida

    Quando tiver completado 8 rodadas, o jogo chega ao fim.

    Para pontuar é simples: basta somar todos os pontos de vitória mostrados na área ativa de cada carta do baralho. Os pontos de vitória estão indicados por um número com uma estrela ao lado.

    Carta mostrando os Pontos de Vitória
    Carta mostrando os Pontos de Vitória

    Compare o seu resultado com a carta de referência e veja o seu desempenho, se estiver jogando no Modo Solo.

    Ad

    Carta de Referência do Modo Solo
    Carta de Referência do Modo Solo

    Se estiver jogando no Modo Competitivo, compare seus pontos com os do seu oponente. Quem tiver mais pontos vence. Em caso de empate, cada jogador deve somar suas melhorias; quem tiver mais melhorias vence. Se o empate persistir, o jogador com mais recursos armazenados vence.

    Simples assim!

    Dicas Estratégicas

    Palm Island é sobre gestão de recursos para melhorar sua ilha. Simples assim. E é exatamente isso que faz dele um excelente jogo: simples, mas altamente estratégico. Confesso que, na primeira vez que joguei, usar apenas uma das mãos para segurar o baralho e as cartas de recurso deitadas me tirou da zona de conforto. Mas em poucos minutos eu já estava familiarizado. E sim, essa é a proposta do jogo — e funciona muito bem.

    A dica de ouro em Palm Island é: livre-se ou melhore suas cartas iniciais o quanto antes. Gire ou Vire, pois, na posição inicial, suas respectivas Áreas Ativas oferecem pouco ou nenhum recurso.

    Outro ponto importante e estratégico: no início do jogo, você provavelmente vai pegar qualquer recurso que aparecer, mas tenha em mente duas coisas:

  • só é possível armazenar até 4 cartas de recursos E

    Ad

  • não tenha apego aos recursos; se aparecer um melhor, simplesmente descarte.

    Explico isso em mais detalhes. Até no descarte há estratégia. Para descartar um recurso, basta girar a carta 90º no sentido anti-horário. Mas atenção: faça isso com as cartas que estiverem mais próximas do início do baralho. Ou seja, descarte os recursos mais antigos primeiro. Isso faz diferença não porque o recurso “vai vencer”, mas porque ele voltará ao início do baralho sem ter sido usado — e será perdido. Então, é melhor trocá-lo antes por um recurso mais útil. Lembre-se: sem apego aos recursos.

    Sobre Girar ou Virar uma carta, é natural pensar que Virar diretamente é a melhor escolha. Mas não se engane: o Girar costuma oferecer mais recursos, o que ajuda na melhoria de outras cartas. Se você Virar logo, pode dificultar o progresso de outras melhorias e perder recursos importantes. Vá com calma. Uma coisa de cada vez.

    Uma das partes mais legais de Palm Island são os diferentes modos de jogo:

  • modo solo: compare seu resultado com a carta de referência;
  • modo solo com façanhas: destrave habilidades especiais;
  • modo competitivo: compare seu resultado com o oponente;
  • modo competitivo casual: dispute a compra de cartas bônus;

    Ad

  • modo competitivo com velocidade: cumpra critérios antes do oponente;
  • modo competitivo com aldeões: ganhe habilidades especiais; pode ser usado no modo casual ou com velocidade;
  • modo cooperativo: libere habilidades cooperativas ao fim de cada rodada E
  • modo cooperativo com desastres: previna desastres naturais.

    Isso é Palm Island: um grande jogo em uma pequena caixa!

    Use sua estratégia, gerencie seus recursos sabiamente e vença em Palm Island!

    Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay

    Curta o Unboxing:

    Ad

    Assista a um vídeo de Regras:

    Confira um Gameplay:

    Dicas Pedagógicas

    Se procura um jogo para agradar a todos, fácil de explicar e de entender, que prenda a atenção da criançada do início ao fim, Palm Island é o seu jogo. E mais: ele ainda traz vários estímulos importantes.

    O jogo é basicamente icônico, ou seja, exige pouca leitura — apenas em algumas cartas de habilidades, e mesmo assim, é bem simples. A criançada, no início (e isso aconteceu comigo também), pode se atrapalhar um pouco com a forma de segurar o baralho e as cartas de recurso deitadas. Mas isso é positivo, pois ajuda também a desenvolver habilidades motoras.

    Ad

    O raciocínio lógico-matemático estará presente a todo o instante, pois terá que calcular os custos das cartas para armazená-las, girá-las ou virá-las. Será um ótimo exercício e também aqui um estímulo de controle emocional e de ansiedade. Os pequenos ficarão ansiosos para cumprir logo os requisitos para melhorar uma carta - ou melhor, sua ilha.

    Conceitos de gestão também estão presentes, assim como o exercício da tomada de decisões — sobre qual carta melhorar e quanto gastar de recursos. A criançada aprende brincando.

    O espírito de competitividade em Palm Island pode ser introduzido aos poucos, graças aos diversos modos de jogo, que aumentam progressivamente a dificuldade. Isso é muito interessante e deve ser aproveitado.

    Pedagogicamente, Palm Island estimula a gestão, estratégia, tomada de decisão, raciocínio lógico matemático e ainda por cima, diverte!

    Recomendo Palm Island na sua coleção!