A Corrida do Ouro
A famosa “Corrida do Ouro” na Califórnia ocorreu entre 1848 e 1855. Ela começou especificamente em 24 de janeiro de 1848, quando foi encontrado ouro em Sutter's Mill. Quando as notícias da descoberta se espalharam, cerca de 300.000 pessoas migraram para a Califórnia, vindas dos EUA, América Latina, Europa, Austrália e Ásia.

Ao chegarem, esses garimpeiros foram chamados de forty-niners (ou seja, de 1849). Eles vieram pelo mar ou atravessando o continente em carroções, geralmente enfrentando muitos percalços no caminho.

Uma curiosidade: no jogo, estamos em Auloma, um território da Califórnia, mais especificamente em Boomburgo, ou Boom Town. Este é também o nome de um livro ilustrado de ficção histórica de 1998, escrito por Sonia Levitin, ilustrado por Cat Bowman Smith e publicado pela Orchard Books.

Ad
Dados do Jogo
Gold West é um jogo para 2 a 4 jogadores, a partir de 12 anos, criado pelo designer J. Alex Kevern. A arte é de Adam P. McIver.

Gold West foi lançado em 2015 pela Tasty Minstrel Games (TMG) e, em 2018, chegou ao Brasil pela Kronos Games. Suas principais mecânicas são: influência/maioria em área, tabuleiro modular, coleção de conjuntos, construção de redes e rotas, contratos e mancala.

O mais legal de Gold West é que as regras são extremamente simples e, melhor ainda: ele é totalmente independente de idioma.
Vamos ao jogo!
O Jogo
Ad
Estamos em 1849, mais precisamente em Boomburgo, território de Auloma, na Califórnia — época de ouro para a mineração, a famosa “Corrida do Ouro”. Inclusive, devido ao ano, somos conhecidos como forty-niners.
É hora de minerar, construir acampamentos e assentamentos e, por vezes, até saquear — tudo isso para conquistar nosso espaço.
Ter influência em Boomburgo pode ajudar bastante. Fazer investimentos e expedições para vender minérios te deixará à frente dos oponentes.
Faça seu nome sendo o minerador mais influente da “Era do Ouro” - Este é o cenário de Gold West!
O setup de Gold West é bem simples. No tabuleiro central ficam as áreas a serem exploradas, com o rio ao centro.
As 8 cartas de investimento são colocadas “abertas” ao lado, junto com os tokens de bônus de investimento. A cidade de Boomburgo recebe seus escritórios. Os tokens de bônus de expedição são posicionados na trilha correspondente.
Cada jogador recebe seu tabuleiro individual com os respectivos recursos iniciais, os tokens de acampamento, os discos de influência e seus meeples de diligência e de minerador. Pronto!

Ad
Um ponto forte de Gold West é sua alta rejogabilidade. A maioria dos elementos do setup são sorteados aleatoriamente, ou seja, nenhum jogo será igual ao outro:
Dito isso, vamos à sequência de um turno em Gold West, que é simples e rápida:
Ad
Na Fase 1, é necessário ativar sua Área de Suprimentos, que nada mais é do que escolher uma das 4 áreas que tenham algum recurso, pegar todos os recursos dessa área e movê-los “para cima”, sempre deixando um em cada espaço que passar.
É como se sua bolsa estivesse furada: você carrega os recursos, mas sempre deixa algo pelo caminho. Essa é a mecânica de mancala.
Os recursos que sobrarem fora da Área de Suprimentos serão os que você poderá usar nesse turno. O que não for utilizado, será perdido.

Os recursos que mineramos ou exploramos são:
Ad
A pedra e a madeira são usadas para construir os acampamentos e/ou assentamentos. Já o cobre, a prata e o ouro, ou seja, os metais, são usados para vários 3 fins distintos: para investimentos, nos escritórios em Boomburgo ou vendidos nas expedições.
Na Fase 2 é a hora de usar os metais. Como dito anteriormente, são 3 oportunidades de uso para os metais. Obviamente, escolha a que mais lhe der pontos.
Nos investimentos, basta ter os metais certos e “comprar” uma carta de investimento e ganhar qualquer outro bônus que a mesma tenha. Inclusive, o jogo premia com tokens de bônus os primeiros investidores.

Ad
Nos escritórios de Boomburgo, é preciso ter os 2 metais indicados e posicionar um disco de influência em um dos escritórios. Em geral, eles concedem pontos no final do jogo com base no que você realizou.

Se optar pela expedição, ou seja, por usar sua diligência para vender os minérios, basta entregá-los e com sua diligência avançar o número de casas de acordo com os minérios vendidos. As trilhas de expedição têm bônus para quem chegar antes dos demais.

Por fim, na Fase 3, é hora de construir ou saquear. Aqui é simples: uma pedra ou uma madeira constroem um acampamento. Já o par pedra + madeira permite construir um assentamento. A diferença é que os assentamentos podem render pontos no fim do jogo se você tiver influência nos escritórios de Boomburgo, além de servirem como critério de desempate. Acampamento é bom, mas assentamento é melhor!
Quando construir algo, coloque seu token de acampamento no local onde deseja construir. Se for construir um assentamento, basta usar um token de acampamento e um disco de influência por baixo, como se fosse uma base, isso caracteriza um assentamento. Nos 2 casos, após a construção, basta minerar/explorar o local da construção coletando os recursos lá disponíveis.

Se não tiver recursos — nem pedra nem madeira — só resta saquear. Coloque um token de acampamento na área de Procurado (isso faz você perder 1 ponto imediatamente e mais pontos no fim do jogo) e escolha um local para saquear (minerar/explorar).
Ad

Os tokens obtidos com a mineração/exploração vão para o tabuleiro individual do jogador, permitindo que todos visualizem quem está se destacando na mineração de determinado recurso.

Ao receber seus recursos, escolha em qual espaço da Área de Suprimentos irá armazená-los. Cada local rende uma pontuação imediata diferente. Quanto mais “embaixo” eles forem colocados, mais pontos você ganha, porém, levará mais tempo até que esses recursos fiquem disponíveis para uso. Escolhas têm consequências.
Assim é um turno de Gold West!
Fim da Partida
O jogo continua até que todos os jogadores tenham usado todos os seus Acampamentos. Quanto o último Acampamento é colocado no tabuleiro, cada jogador ainda tem um turno final, onde somente a Fase 1, de Ativar suas Áreas de Suprimentos é feito, e eles usam os metais pela última vez.
Quando o último jogador tiver terminado seu turno final, o jogo termina e inicia-se a pontuação:
Ad
O jogador com a maior quantidade de pontos é o vencedor. Em caso de empate, dentre os empatados, vence aquele que tiver a menor quantidade de peças de Acampamento na área de Procurados.
Se o empate persistir, vence quem tiver a maior quantidade de recursos na Área de Suprimentos.
Se ainda assim o empate continuar, considere uma revanche!
Dicas Estratégicas
Ad
Gold West é sobre escolhas — e, para isso, nada melhor que decisões estratégicas, pensando em ações imediatas e futuras ao mesmo tempo. Isso vai pautar suas construções, sua influência e, por consequência, sua pontuação final.
As escolhas já começam pela área dos Suprimentos que você vai ativar. Isso determinará o que estará disponível para ser usado no turno, lembrando que o que não for usado será descartado. Uma decisão importante. Se não tiver pedra nem madeira, você não construirá nada e sofrerá prejuízos, sendo forçado a saquear — o que causa perda imediata de pontos e penalidades adicionais no final do jogo, dependendo de quantas vezes saqueou. Organize-se para evitar isso.
Ao construir, prefira sempre fazer construções adjacentes às suas já existentes, pois isso potencializa os pontos ao final da partida. E sempre que possível, opte por assentamentos em vez de acampamentos: eles ajudam mais na influência, fazem você avançar mais rapidamente e ainda servem como critério de desempate.
Com os metais, as escolhas continuam difíceis: investir ou influenciar um escritório em Boomburgo — ambas ações só podem ser feitas uma vez por turno. A terceira opção é usar sua diligência e partir em uma expedição para vender seus minérios. Essa é uma boa forma de “desovar” o que não foi usado em ações melhores.
Em Gold West, todas as escolhas têm impacto imediato e consequências no final do jogo. Tenha isso sempre em mente.
Use sua estratégia, gerencie seus recursos com sabedoria e vença em Gold West!
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Ad
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se você busca um jogo fácil, sem dependência de idioma, totalmente icônico, simples de explicar, mas altamente estratégico e temático, Gold West é o seu jogo!
Gold West irá estimular o raciocínio lógico matemático a todo o momento em seu filho, pois todas as ações envolvem cálculos, pequenos, mas envolvem; então, seu filho, brincando, irá executar várias adições e subtrações a todo o instante.
Ad
Gerir os recursos também é muito importante, pois se fizer algo errado, irá perder recursos ou fazer muito pouco ponto com o que se tem. É bom sempre refletir isso com seu filho depois de cada ação. Assim, todos os turnos serão um ensinamento. Aproveite isso!
A tomada de decisão também estará sempre presente, mostre que cada decisão tem uma consequência, mesmo que negativa, mais uma oportunidade de fazê-los refletir antes de agir, ou pelo menos, reconhecer as oportunidades perdidas e a lição aprendida.
Gold West também nos apresenta conceitos históricos, pois é baseado em uma época sobre algo que realmente aconteceu. Vale a pena comentar isso com a criançada, explicar o que foi a tal “Corrida do Ouro”.
Pedagogicamente, Gold West estimula a gestão, estratégia, tomada de decisão, raciocínio lógico matemático, nos dá conceitos históricos e, ainda por cima, diverte!
Recomendo Gold West na sua coleção!
— تعليقات0
كن أول من يعلق