Cabras e Montanhas
Como todo animal, as cabras precisam comer, e para isso, elas (literalmente) dão seus pulos. Acredite ou não, é comum vê-las escalando árvores, penhascos e paredões. A motivação é bem simples: conseguir comida.
No deserto do Marrocos, as cabras sobem em árvores de Argan, pois a planta produz um fruto com sabor e cheiro deliciosos para as cabras.
Na lago Cingino, na Itália, as cabras escalam paredões de 50 metros de altura em busca de sais, musgos e flores.
Ad
Detalhe: essas habilidades são inatas em cabras de qualquer raça, é sua adaptação para conseguir comida.
Bem, agora sabedores das habilidades das cabras, vamos fazê-las e chegar ao topo da montanha para alimentá-las em Mountain Goats!
Dados do Jogo
Mountain Goats é um jogo para 2 a 4 jogadores, com idade 6+, do designer Stefan Risthaus. A arte ficou por conta de Daniel Profiri e Anca Gavril.
Ah, e você não leu errado - é para jogadores a partir de 6 anos!
Mountain Goats saiu em 2010 pela Allplay e “ainda” não veio para o Brasil. Dentre as mecânicas básicas, destacam-se: rolagem de dados, rolar/girar e mover, movimento em trilha e rei da colina - ou seja, buscando o posto mais alto.
Mountain Goats, já no ano de seu lançamento, em 2010, recebeu a indicação de Melhor Jogo Abstrato pelo Golden Geek, e no mesmo ano, foi recomendado ao Spiel des Jahres, o oscar dos jogos de tabuleiro.
O Jogo
É uma corrida, simples assim! Suas cabras, com fome, precisam subir ao topo da montanha para se alimentar. O caminho é árduo e bastante competitivo - e ao chegar ao topo elas serão recompensadas, porém, é lá que seus problemas começam. No topo, o espaço é pequeno e só uma cabra por vez permanece lá. Se outra chegar, a que está no topo cai e volta para a base da montanha, tendo assim que refazer sua jornada.
É um jogo sobre o timing correto. Não basta chegar ao topo da montanha, tem que chegar lá quando ninguém mais estiver em posição imediata de derrubá-lo.
Esse é o cenário de Mountain Goats!
Você é um pastor e sua função é “tocar” suas cabras para que elas subam para se alimentar, cada uma em sua respectiva montanha. São montanhas com tamanhos diferentes, e isso obviamente traz mais desafios ao jogo.
São 6 montanhas diferentes, os valores (de 5 a 10) e tamanhos diferentes, de acordo com a dificuldade probabilística de se obter os resultados que deseja. Iniciamos o jogo com uma de nossas cabras no pé de cada uma das montanhas.
O turno é bem simples, a saber:
Para “tocar” suas cabras para que elas subam as respectivas montanhas, role os 4 dados.
Após a rolagem dos 4 dados, crie grupos de dados, somando-os, ou não, para conseguir números entre 5 à 10, que correspondem aos valores das montanhas, e assim, fazer com que suas cabras subam em busca de comida. O(s) excedente(s) da rolagem, ou seja, o(s) dado(s) restante(s), que se somados, ou mesmo sozinhos, não derem o número específico de uma montanha, são perdidos.
Ad
Após a análise dos dados, mova, ou “toque” as cabras para que elas subam nas respectivas montanhas. Durante a subida, várias cabras podem ocupar o mesmo espaço, mas somente durante a subida - isso porque, no topo, só uma delas pode ficar - quando uma cabra chega, a outra é “derrubada” até o pé da montanha e tem que refazer a subida.
O motivo pelo qual isso acontece é que no topo, e só no topo, elas encontram comida, representada por tokens no valor da respectiva montanha. Detalhe: os tokens são limitados!
Quando conseguir fazer com que cada cabra sua tenha se alimentado ao menos 1 vez em cada um dos respectivos topos, você consegue um bônus em alimento, ou seja, mais tokens de comida (pontos). Esses tokens também são limitados.
Após mover as cabras e ganhar os tokens específicos, ou não, é a vez do jogador à sua esquerda.
Este é basicamente um turno de Mountain Goats!
Fim da Partida
O gatilho de fim de jogo é disparado em 2 situações:
Após o gatilho do fim do jogo ser disparado, o jogo continua até que todos os jogadores tenham um número igual de turnos. Após isso, o jogo acaba. O jogador com mais tokens de pontos vence.
No caso de um empate, dentre os empatados, o jogador com mais cabras nos topos das montanhas vence. Se o empate persistir, o jogador empatado com uma cabra na montanha com o número mais alto vence.
Dicas Estratégicas
A dica de ouro é: vença essa corrida e conquiste os melhores pontos! Para que isso seja possível, existem algumas estratégias.
A primeira coisa é saber que a sorte nos dados pode ser mitigada. Quando sair mais de um resultado 1 no dado, você pode mudar o resultado de todos os dados com resultado 1 que eventualmente tiverem saído nessa rolagem, e pode mudar para a face que o jogador quiser. Só é necessário manter 1 desses dados com resultado 1, pois foi ele que permitiu esse recurso.
Outra estratégia - na verdade, a mais simples - é espalhar igualitariamente a subida das cabras na montanha, para conseguir chegar ao topo ao menos uma vez com todas as cabras, e assim, conseguir o token de bônus - afinal, só existem 4, e quem vai chegando primeiro, vai pegando os tokens de bônus com os valores maiores, e obviamente, os valores vão caindo, ou seja, quem chegar primeiro, melhor.
Outra alternativa estratégica é se manter no topo de uma montanha pegando tokens. Mas aí, é necessário que 2 outras coisas aconteçam:
Ad
Se conseguir fazer isso no topo das montanhas de maior valor, é ótimo, mas obviamente que irão correr para te tirar de lá.
Aí entra outra dica estratégica, a de saber o timing correto de ir ao topo. Eu usei isso e confesso que acho uma das melhores estratégias: ficar bem próximo do topo, a um ou dois passos, ou seja, a um ou dois resultados de dados exatos, e que não tenha outras cabras tentando subir, ou que levariam 2 ou 3 turnos para chegar até o topo. Suba ao topo e tenta usar a estratégia anterior, se manter no topo. É a melhor delas, na minha opinião, pois geralmente, se consegue mais pontos do que correndo atrás de tokens de bônus.
Outra dica é subir ao topo, e se não tiver ninguém por perto subindo, esgotar logo os tokens de alimento que estiverem disponíveis. Tudo bem que tem que contar com a sorte dos dados, mas fazendo com que os tokens de uma montanha acabem, você evita que outros jogadores conquistem os tokens de bônus, pois não conseguirão juntar um token de cada montanha.
Detalhe? isso, obviamente acelera o fim do jogo, mas é algo a se balancear. Se você tem mais pontos, é bom, caso contrário, não é uma boa coisa a se fazer.
Siga essas dicas, use sua lógica, seja um estrategista e vença em Mountain Goats!
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se desejar estimular em seu filho conceitos de raciocínio lógico-matemático e estratégia, Mountain Goats é o seu jogo!
Tá aí um jogo que a criançada adora, pois a arte é belíssima, os meeples de cabras são um show a parte, e sem contar que jogos com dados parecem hipnotizar a criançada. A emoção de esperar um resultado ao fim da rolagem, isso sempre rende uma boa dose de emoção e comemorações.
O cálculo matemático estará sempre presente na formação dos conjuntos de dados para gerar os valores das montanhas. É um excelente estímulo para a criançada.
Quando sai mais de um valor 1 no resultado, é uma excelente oportunidade para estimular a tomada de decisões, pois a criança tem a oportunidade de escolher a face que o dado ficará, ou seja, terá que optar por um valor que somado, ou não, a outro dado, dará o valor de uma montanha que ele deseja que sua cabra suba.
A corrida por chegar a todos os topos é estimulada pelo token de bônus, isso gera uma outra corrida para a criançada. É muito divertido, e gera aquela “ansiedade boa” e os risinhos sempre aparecem. É bom demais!
Pedagogicamente, Mountain Goats diverte e dá uma aula de estratégia e raciocínio lógico matemático!
Recomendo Mountain Goats na sua coleção!!!
— コメント0
最初にコメントする