Board Game

Review

Review de 51st State: sobreviva com o que sobrou dos EUA

, Comment regular icon0 comments

Você faz parte de uma das 4 facções que estão em conflito pelo domínio do que restou da destruição. Tente sobreviver extraindo o que resta, troque mercadorias, saqueie ou tente reerguer o local que está e ruínas. Qual será sua estratégia para sobreviver neste cenário pós-apocalíptico?

Writer image

审核人 Tabata Marques

Edit Article

Mundo Pós-Apocalíptico

Um cenário pós-apocalíptico é o que se dá em um momento em que a civilização da Terra está para colapsar ou colapsou. Dentre os fatores causadores do evento apocalíptico, tem-se:

  • Uma mudança climática descontrolada;

  • Natural, como um evento de impacto;

  • Causada por seres humanos, como um holocausto nuclear OU

  • Uma pandemia, seja natural ou causada por humanos.

    Cenário pós-apocalíptico
    Cenário pós-apocalíptico

    Ad

    Nos filmes, um cenário pós-apocalíptico se dá após um evento catastrófico, como uma guerra nuclear, uma pandemia global, um desastre natural ou uma invasão alienígena.

    Os sobreviventes, com mutações genéticas ou não, tentam sobreviver a qualquer custo neste ambiente inóspito.

    É nesse cenário que se passa 51st State!

    Dados do Jogo

    51st State é um jogo para 2 a 4 jogadores, com idade 10+, do designer Ignacy Trzewiczek. A arte ficou por conta de Mateusz Bielski e Mariusz Gandzel.

    Caixa do Jogo
    Caixa do Jogo

    51st State foi lançado em 2010 pela Portal Games e ainda não veio para o Brasil. As mecânicas principais são: gerenciamento de mãos e jogadores com diferentes habilidades.

    Componentes do Jogo
    Componentes do Jogo

    Seu designer, Ignacy Trzewiczek, é autor de mais de 160 jogos, dentre os quais se destacam: Robinson Crusoé, Imperial Settlers, Stronghold e Neuroshima Tactics, que, por sinal, é o ambiente do jogo 51st State.

    Um ano após o seu lançamento, em 2011, foi nomeado 2 vezes para o prêmio de Melhor Card Game pela JoTa e pela Golden Geek.

    O Jogo

    O mundo que você conhece não existe mais. Não há governo. Nenhum exército. Nenhuma civilização. Os Estados Unidos entraram em colapso. E agora, 30 anos após a guerra ter começado, novos poderes, finalmente, tentam assumir o controle sobre o país em ruínas, tentando estabelecer uma nova ordem, para tentar controlar os outros e criar um novo país, um novo Estado: o Estado 51.

    Este é o cenário de 51st State!

    No jogo, você faz parte de uma das 4 facções sobreviventes, cada uma com suas características, a saber:

  • Nova Iorque: tentam reerguer a grande metrópole;

  • Grêmio dos Mercadores: controlam as mercadorias e a informação;

  • Federação Appalaquiana: busca reconstruir e incorporar locais à sua facção E

  • União dos Mutantes: conquista locais para saquear os espólios com força bruta.

    Facção União dos Mutantes e suas 3 Cartas de Contato
    Facção União dos Mutantes e suas 3 Cartas de Contato

    Escolha sua facção, pegue sua respectiva carta de base da facção escolhida, as 3 cartas de contato e receba 4 cartas do jogo.

    Sobre as cartas de contato, elas permitem baixar cartas da mão e movimentam bastante o jogo, pois elas, junto com a habilidade única da sua facção, podem executar 3 tipos de contato diferentes:

  • Espólio: carta vermelha, faz contato e permite saquear o local uma única vez o local;

  • Incorporar: carta cinza, faz contato, incorpora e permite fazer uso permanente dos recursos e habilidades especiais de um local E

  • Acordo: carta azul, faz contato e permite obter os recursos dos locais todos os turnos.

    De acordo com o tipo de contato usado, uma das 3 partes da carta, representada pelas cores dos tipos de contato, será utilizada, a saber:

  • Se fizer contato de Espólio, usará a parte vermelha da carta (superior);

    Ad

  • Se fizer contato de Incorporar, usará a parte cinza da carta (central) E

  • Se ficar contato de Acordo, usará a parte azul da carta (inferior).

    Carta de Local com seus 3 tipos de uso por cores
    Carta de Local com seus 3 tipos de uso por cores

    Um turno do jogo que consiste em 5 Fases:

  • 1) Observação: hora de revelar novas cartas na mesa e os jogadores as obterem;

  • 2) Produção: hora da sua carta de facção produzir, também de executar de fato seus Acordos, usar os Espólios e os locais Incorporados produzirem;

  • 3) Ações: cada jogador executa 1 das 12 ações possíveis em ordem da esquerda para a direita, vão repetindo, fazendo mais ações até todos passarem por não ter mais o que fazer;

  • 4) Contagem de Pontos de Vitória: cada jogador conta seus pontos atuais de vitória E

  • 5) Limpeza: descartar todos os tokens de recursos utilizados e mesmo os, por ventura, não usados.

    A Fase 1 consiste basicamente em ver as 5 novas cartas abertas na mesa e cada jogador, no sentido horário, vai pegando uma carta de seu interesse para futuramente fazer contato com ela - ou seja, baixar a carta da sua mão.

    Uma mão de Cartas
    Uma mão de Cartas

    A Fase 2 é crucial e nos dará tokens de recursos para fazermos nossas ações. Os recursos vêm de nossos Acordos, Espólios e locais Incorporados que produzam.

    Tokens de Recursos
    Tokens de Recursos

    Já a Fase 3 é onde decidiremos onde e como gastaremos nossos tokens de recursos nas 12 ações possíveis para conseguirmos mais Pontos de Vitória.

    Meio do jogo com Recursos gastos nas cartas
    Meio do jogo com Recursos gastos nas cartas

    Sobre as 12 ações possíveis, é possível fazer muita coisa. Seguem alguns exemplos:

  • usar as cartas de contato;

  • renovar locais;

  • baixar, usar ou trocar um líder;

  • trocar algumas cartas da mão;

  • enviar trabalhadores para locais seus ou de oponentes, ou para obter recursos;

  • dentre outros.

    Os Pontos de Vitória atuais são contabilizados na Fase 4, basta olhar os pontos ganhos na sua carta Base de Facção, nos seus locais Incorporados, na sua carta de Líder.

    Tokens de Pontos de Vitória
    Tokens de Pontos de Vitória

    Uma coisa legal que os designers do jogo fizeram é o local onde se marcam os Pontos de Vitória. Eles aproveitaram o fundo da caixa do jogo para colocar uma Trilha de Pontos de Vitória.

    Fundo da Caixa com a Trilha de Pontos de Vitória
    Fundo da Caixa com a Trilha de Pontos de Vitória

    Após contar os Pontos de Vitória, é hora da Fase 5, de limpeza. Aqui devolvemos tokens de recursos, tanto os usados quanto os não utilizados, pois isso pode acontecer.

    Fim da Partida

    Se durante a Fase 4, de Contagem de Pontos, um jogador chegar a 30 ou mais Pontos de Vitória, o turno atual será o último. Tem-se a Fase 5, de Limpeza, e o jogador com mais Pontos de Vitória é o vencedor.

    Ad

    Se dois ou mais jogadores empatarem, o jogador que tiver o maior número de cartas na sua mão é o vencedor. Se o empate persistir, o jogador com o maior número de Recursos e Trabalhadores não usados é o vencedor. Se ainda assim o empate persistir, o jogo termina empatado.

    Dicas Estratégicas

    Eu, particularmente, adoro jogos com cenários pós-apocalípticos, então 51st State logo caiu nas minhas graças, e para mim a estratégia do jogo já começa na escolha ou não das facções que vamos jogar.

    Existem dois cenários possíveis: a de uma pessoa sorteada pegar as 4 facções, escolher a que melhor lhe convier e ir passando para o jogador à esquerda e assim sucessivamente, ou realmente sortear e cada jogador adaptar sua estratégia de acordo com a facção que cair na sua mão. Isso para mim, nos 2 cenários, é uma coisa muito legal, pela adaptação que teremos que fazer ao nosso jogo a depender desse resultado.

    Outra coisa interessante é que na Fase 1, de observação, é a hora de escolhermos as cartas que iremos pegar da mesa, então veja o que essa carta pode lhe dar, se é fácil fazer contato com ela, ou seja, baixá-la, e que benefícios ela vai lhe dar. Leve tudo isso em consideração.

    Você pode alegar que tudo isso é sorte, que pode só vir cartas ruins, etc., é um fato, mas que a mecânica do jogo, dentre as 12 ações possíveis, isso pode ser mitigado na troca de cartas. Então não reclame, tudo em um cenário pós-apocalíptico pode ser aproveitado!

    Na Fase 3, de ações, faça as ações em uma ordem lógica, ou seja, gerar mais recursos para ir usando em outras cartas e/ou locais, seus ou de seus oponentes. Se não seguir a lógica, tentará usar e não terá recursos.

    Após essas dicas, o jogo será basicamente pautado usando a seu favor as habilidades únicas de cada facção. Ignorar essa habilidade em prol de uma estratégia ousada que só existe na sua cabeça é o caminho para a derrota. A habilidade da facção, de certa forma, facilita algumas coisas durante o jogo, e para isso existe as habilidades das facções, para otimizar algumas tarefas.

    Faça sua melhor escolha estratégica, use as habilidades únicas de sua facção e vença em 51st State!

    Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay

    Curta o Unboxing:

    Assista a um vídeo de Regras:

    Confira uma simulação de Gameplay:

    Dicas Pedagógicas

    Se busca um jogo de sobrevivência, com estímulos de raciocínio lógico, altamente estratégico e imersivo, além de tudo, independente de idioma, 51st State é o seu jogo.

    Para a criançada, pode usar o mote de fazer mais pontos de sobrevivência e não pontos de vitória, isso mudará tudo e os estimulará ainda mais. Eles poderão aprender raciocínio lógico nos momentos em que se precisa coletar recursos antes de usá-los. Basta ir jogando e eles vão aprendendo com o passar do tempo no jogo.

    Aliado a isso, eles logo se verão fazendo uma estratégia de baixar a carta “x” para conseguir os recursos ou pontos necessários para ganhar o jogo.

    Ad

    Sem contar que a arte deixa o jogo muito imersivo, as artes são lindas e mostram todo o clima pós-apocalíptico.

    Se desejar, pode aproveitar a chance para conversar com a criançada sobre os riscos de se usar até esgotar os recursos naturais e a importância de preservar a natureza. Basta ter criatividade.

    Pedagogicamente, 51st State diverte e dá vários estímulos importantes para a criançada!

    Até o próximo!