Contexto de Azul
Se está buscando estratégia, furar o olho dos amiguinhos e se divertir, venha conhecer este jogo!
Azul é uma corrida por pontos, evitando penalidades, usando estratégia e uma pitada de sorte (ou erro do oponente). Vá ao mercado às compras, visite os expositores em suas fábricas, pegue as peças necessárias, vá para a etapa do revestimento e tente montar o melhor azulejo possível para embelezar o Palácio Real de Évora e assim agradar Manuel I, Rei de Portugal.
Este é o cenário de Azul! Uma corrida por pontos já é diferente, mas o bacana e o que deixa o jogo mais interessante é que seus pontos dependem de você elaborar um azulejo decorado seguindo um padrão pré-estabelecido, ou seja, um gabarito.
Ad
Buscar os itens necessários, relegando os demais, mesmo que temporariamente, e correndo o risco do oponente pegar a matéria-prima antes de você, gera bastante tensão.
Sobre o Jogo
Trata-se de um board game que tem como mecânicas básicas colecionar componentes, colocação de peças e construção a partir de modelo. Trata-se de um party game (jogo de família) independente de idioma que comporta de 2 a 4 jogadores, recomendado para crianças a partir de 8 anos, com o objetivo final de fazer mais pontos que os seus oponentes, e o mais interessante é que ele tem um formato de jogo de partida alternativa.
Azul é um Board Game de Michael Kiesling, publicado no Brasil pela Galápagos. É um jogo inclusive muito premiado, sendo vencedor do Spiel des Jahres (Jogo do Ano) em 2018, vencedor do Prêmio Ludopedia Jogo Família do Ano 2018 e também vencedor do Prêmio Ludopedia Jogo Família do Ano 2018 - Voto Popular.
A arte do jogo é maravilhosa, e Philippe Guérin e Chris Quilliams são os responsáveis. A caixa do jogo é linda, e some a isso peças coloridas bem feitas em resina com artes diferentes em cada cor para montar o azulejo que, aliás, fica em um tabuleiro maravilhoso, super resistente e grosso, dupla face. O fato de ser dupla-face se explica como há mais de um modo de jogo, como já dito, a partida alternativa.
Como Jogar
Basicamente, no modo principal do jogo, você tem um gabarito de azulejo que deve montar. Para isso, é necessário visitar os fabricantes de matéria-prima no mercado e buscar o que deseja, e é nessa hora que o jogo brilha. No mercado, você só pode pegar as peças de azulejo de uma única cor e praticamente descartar as demais. Tem muita estratégia envolvida. Essas peças, supostamente, que você não utilizou, vão para um local comum, o mercado central, onde o preço por elas pode sair caro demais.
Após pegar suas peças, você as leva para seu local de trabalho, seu tabuleiro, onde você irá preparar para fazer o revestimento. Pois é, mas é aí que você vai ver se sua estratégia deu certo ou não. No seu tabuleiro, há um número específico de locais para as peças de cada cor, e se você pegar menos peças que o necessário, não pode assentá-las, e se pegar demais, toma penalidade.
Tudo bem que você pode voltar ao mercado para pegar mais matéria-prima, mas, se na fábrica que você for tiver menos peças ou a quantidade exata que lhe falta, tudo bem, mas se tiver mais peças da cor que você precisa, você tem que levar do mesmo jeito, e matéria-prima excedente que vai para o lixo dá penalidade. Descarte inadequado nunca é bom, não é mesmo?
Bem, e quando o mercado está vazio ou só tem matéria-prima que não lhe interessa? Vá ao mercado central! É aqui que as coisas ficam bem interessantes. No mercado central, o primeiro jogador a usar peças de lá tem um bônus, que é ser o primeiro jogador a ir às compras no próximo turno, ou seja, pega o mercado recém-aberto com várias opções, mas também toma penalidade de -1 na sua pontuação. Nem tudo são flores.
Ad
No mercado central é onde a estratégia se mostra mais necessária ainda, pois a quantidade de matéria-prima da mesma cor pode ser enorme. Então note, se você ficar de olho no trabalho dos seus oponentes, às vezes vale a pena você retirar do mercado central algo que ele quer e consequentemente vai acabar pegando algo que não precisa ou não deseja, ou seja, você o força a tomar penalidade. O negócio é furar o olho do amiguinho!
Estratégias: Como Pontuar Mais
E lá vão umas dicas importantes: existem várias formas de aumentar sua pontuação enquanto assenta seus azulejos. Vamos para as estratégias: a primeira é formar fileiras horizontais completas. Tudo bem que isso faz com que o jogo termine, mas pode ser vantajoso fazer isso se você já estiver na dianteira, correto? Por cada fileira horizontal completa, você tem um bônus de 2 pontos adicionais à pontuação geral.
A segunda estratégia é tentar assentar azulejos na vertical para completar uma coluna. Isso rende 7 pontos a mais na contagem final por fileiras verticais, ou seja, colunas completas.
A terceira e última estratégia para ganhar mais pontos de bônus é conseguir assentar 5 azulejos da mesma cor; isso lhe rende mais 10 pontos extras para cada conjunto de 5 azulejos iguais, ou seja, você tem 3 maneiras de turbinar sua pontuação na contagem final. Isso tem que ser visto durante o jogo, para decidir qual estratégia você irá adotar. Isso vai depender muito da demanda e da oferta de matéria-prima no mercado. Tem que ficar de olho em tudo!
Modo Alternativo de Jogo
No modo alternativo de jogo, a busca no mercado e no mercado central, as penalidades e os bônus de final de jogo são exatamente iguais. O que brilha agora em Azul é que não há gabarito para assentar os azulejos, então você pode assentar onde desejar na linha, só tem 2 regras adicionais: você não pode repetir cores de azulejos na mesma linha horizontal e nem repetir cores na mesma coluna vertical, ou seja, Azul se mostra mais desafiante ainda!
Fim de Turno e Fim do Jogo
Lembrando que, quando um turno acaba, nos 2 modos de jogo, normal e alternativo, as fábricas reabastecem o mercado, e aí você, jogador corajoso que foi ao mercado central primeiro que os demais na rodada anterior, é o primeiro jogador a ir comprar das fábricas no mercado. O jogo acaba quando um jogador conseguir assentar pelo menos uma fileira horizontal de azulejos. Aí contam-se os pontos pela última vez, e quem tem mais pontos vence.
Gameplay de Azul
Conclusão
Esse é Azul, um jogo simples, mas muito estratégico, divertido e emocionante. Recomendo Azul na sua coleção!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare