Fontes de Energia
O mundo está em busca de novas fontes de energia, especialmente as chamadas “fontes renováveis”, e isso é crucial. Essas fontes são inesgotáveis e não prejudicam o meio ambiente, o que explica os grandes investimentos em pesquisa.
Alguns exemplos de fontes renováveis de energia são: energia solar, eólica, geotérmica, energia da biomassa e energia oceânica. Algumas delas já são bem conhecidas e dominadas em suas respectivas tecnologias, outras ainda muito caras e muito a se pesquisar e evoluir. O fato é: são essenciais para o futuro.
Ad
Esse movimento por energias renováveis tem inspirado diversos designers de jogos de tabuleiro, resultando em títulos com essa temática. Um ótimo exemplo é nosso Rise to Power!
Dados do Jogo
Rise to Power é um jogo para 2 a 6 jogadores, com idade 12+, dos designers Allen Chang e Alistair Kearney. A arte ficou por conta de Nick H. Smith.
Lançado em 2014 pela Rule & Make, Rise to Power chegou ao Brasil em 2020 pela Editora O Capturador. Suas principais mecânicas incluem gerenciamento de mãos e colecionar conjuntos.
Rise to Power recebeu duas indicações a prêmios de Melhor Jogo Australiano. A primeira, em 2015, pelo Best Australian Awards e outra em 2016, pelo Boardgames Australia Awards.
O Jogo
Estamos em um mundo futurista, uma nova e abundante fonte de energia foi descoberta, o Prism, e o Governo busca expansão e está distribuindo Contratos para que as Companhias de Energia possam suprir as novas necessidades de energia gerando assim novas possibilidades.
Mas sua gestão tem que ser eficiente, sem desperdício, ou os seus concorrentes irão ter mais influência que você.
Basicamente iniciamos com nossa Usina de Energia com algumas limitações, a saber: de compra de Prism, a quanto conseguimos armazenar de Prism em nossas Usinas e ao número de Distritos que conseguimos energizar.
O Governo, através da Zona de Contratos, oferece vários Contratos para gerenciarmos. Cabe a nós buscarmos esses Contratos para cumpri-los - ou seja, energizá-los ou usarmos de suas vantagens.
No turno de um jogador, há três fases principais:
Fase 1: Aquisição
Fase 2: Ações - executar 2 dentre as 6 ações disponíveis, é permitido executar uma mesma ação 2 vezes.
Fase 3: Limpeza
Pegar 2 Contratos é obrigatório e bom, pois podemos escolher os melhores para nossa Usina, é simples assim.
Busque contratos que aumentem a capacidade de comprar e armazenar Prism e/ou que ampliem o número de Distritos que conseguimos energizar. Temos que focar nisso: Contratos que nos tragam vantagens.
Agora é hora de escolher as ações que tomaremos, dentre as 6 disponíveis. Isso ditará o rumo e o ritmo do nosso jogo.
Ad
Comprar Prism é a base de tudo, só com ele podemos energizar os Contratos. Cada Prism é representado por uma cor e um formato:
Distritos Residenciais são representados, geralmente, por parques e o próprio centro da cidade. Marina e porto são exemplos de Distritos Offshore. Já os Distritos Espaciais contemplam o espaço do porto e estação espacial.
Energizar um Contrato é crucial por vários motivos: vantagens e melhorias na nossa Usina, para aumentar nossa influência e pode nos dar mais ações durante o nosso turno, além das 2 possíveis, basta fazermos uma boa gestão de energia.
Explicarei isso mais a frente em Dicas Estratégicas. Ah, e ainda, energizando Distritos, podemos ganhar Agendas, que são objetivos comuns para todos os jogadores, e isso dá influência durante o jogo. Fique atento nisso.
Melhorar um Distrito faz sentido na influência, é bom, pois é o que conta no final. É algo bem estratégico e pontual, mas necessário.
Quando, por falta de opção, você pega um Contrato que não queria tanto, a opção é usar a habilidade de Câmbio do Contrato, e não energizá-lo. Isso pode trazer várias vantagens, porém, ele ficará no Câmbio disponível para outro CEO pegá-lo já energizado de graça.
Pegar um Contrato do Câmbio pode ser uma excelente oportunidade, pois esse contrato pode não ter sido útil para outro jogador, mas pode ser excelente para seus objetivos - e mais, o Contrato já vem energizado, ou seja, não precisa gastar Prism com ele, basta apenas pegar. Simples assim!
O que fazer quando um oponente pega um Contrato que você estava querendo, mas ainda não o energizou? É simples, use a ação de desafiar um Contato, que nada mais é do que provar que pode energizar aquele Contrato do oponente, aí ele tem a chance de energizá-lo naquele momento, ou perder o Contrato para você, que o energiza na hora.
Feito isso, agora é hora da limpeza:descartar as energias que por ventura sua Usina não tenha capacidade de armazenar, o que é uma pena, repor a Zona de Contratos do Governo com novos Contratos e energizar os Contratos que, por ventura, você usou a habilidade de Câmbio ao invés de energizá-lo.
Após isso, é a vez do próximo jogador à sua esquerda. Esse é basicamente um turno de Rise to Power!
Fim da Partida
O jogo termina quando:
Ad
Agora basta contar o total de influência de cada jogador da seguinte forma:
O jogador com mais influência vence.
Em caso de empate, o jogador com o Distrito de maior nível é o vencedor. Se o empate persistir, o jogador com a maior quantidade de Prism em sua mão vence. Se ainda assim não existir um vencedor, a vitória é compartilhada.
Dicas Estratégicas
Rise to Power é um prato cheio para quem gosta de boas estratégias.
Escolha de Contratos: Desde a Fase de Aquisição, a escolha dos Contratos é fundamental. Mesmo quando eles não parecem ideais para sua Usina, observe as habilidades de Câmbio que eles oferecem. Sempre há potencial estratégico em qualquer contrato escolhido.
Desafiar o Oponente: Caso outro jogador pegue um Contrato que lhe interessa e não o energize no mesmo turno, use a ação de Desafio. Se você tiver Prism suficiente, pode forçar seu oponente a energizá-lo ou tomar o Distrito para si. Fique atento ao que os outros jogadores estão deixando de energizar.
Gerenciamento de Prism: Comprar Prism não exige grande estratégia, mas para maximizar essa ação, você deve estar atento aos limites da sua Usina: quanto Prism você pode comprar, armazenar e utilizar para energizar Distritos. Melhore esses aspectos investindo em Contratos estratégicos.
Energizando Contratos com Lógica: O ato de energizar Contratos deve ser feito com uma estratégia clara. Dê prioridade às melhorias que irão aumentar sua capacidade de capturar e armazenar Prism. Organize seus contratos em uma ordem que maximize o potencial da sua Usina, com uma progressão lógica.
Melhorar Distritos com Sabedoria: Melhorar Distritos aumenta sua influência, mas não o número de Distritos necessários para acionar o fim do jogo. Use essa ação sabiamente para ganhar influência, mas sem sacrificar sua expansão.
Habilidade de Câmbio: Utilize com cuidado as habilidades de Câmbio, pois isso torna o Contrato disponível para seus oponentes. Um Contrato que você não energiza pode se tornar um grande benefício para outro jogador.
Pegando um Contrato do Câmbio: Só porque um Contrato está disponível no Câmbio não significa que você deve pegá-lo. Avalie se ele realmente contribuirá para os seus objetivos ou se há outra ação que possa beneficiar mais o seu turno.
Desafiar Estratégicamente: Desafiar um oponente deve ser feito com planejamento. Se o Contrato que você deseja tomar não for agregar valor à sua Usina, o desafio pode não valer a pena, mesmo se você ganhar. Use essa ação quando o benefício for claro.
Ad
Gestão de Prism Exata: Quando energizar um Contrato, tente usar o valor exato de Prism para ganhar uma ação adicional no seu turno. Esse detalhe pode gerar uma vantagem significativa, permitindo que você execute mais ações e melhore sua estratégia.
Siga essas dicas, faça com que sua Usina tenha mais influência e vença em Rise to Power!
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Quer estimular conceitos de gestão e estratégia para o seu filho? Rise to Power é o seu jogo!
Como dito em Dicas Estratégicas, o jogo exige sua atenção, estratégia e gestão no seu turno e no turno dos oponentes, pois, o que eles escolhem de Contratos também são interessantes para a sua Usina e podem ser seus, os desafiando.
Então, o foco no jogo é crucial, agir estrategicamente, gerir a quantidade de Prism disponível em sua Usina e o quanto você pode armazenar faz todo o sentido.
É uma excelente oportunidade para ensinar que não se pode gastar tudo o que se tem no seu turno, sem deixar nada separado de Prism, pois você pode ser desafiado por um oponente, e se não fizer a gestão correta, ou seja, se não tiver capacidade de armazenar Prism, você perderá os desafios. Ter uma reserva de recursos é bom no jogo e bom na nossa vida! Rise to Power é um excelente aliado nesse sentido!
Nesse quesito, a noção de gestão estará sempre presente, estimulando esse conceito em seu filho o jogo todo. É uma aula de gestão, e o melhor, brincando!
Pedagogicamente, Rise to Power é uma aula de administração em formato de jogo!
Recomendo Rise to Power na sua coleção!!!
— Comments0
Be the first to comment