Contexto de Isle of Skye
A Ilha de Skye existe de fato, fica na Escócia, sendo a segunda maior ilha da Escócia. E digo já, o jogo representa muito bem a história dos clãs da época em sua disputa pelo domínio local, o que é realmente bacana.
Os 5 clãs da época são: MacLeod, MacDonald, MacKinnon, MacNeacail, MacInnes e se encontram representadas no jogo com o mesmo nome, e isso é mais legal ainda, revivendo a disputa da época.
Dados do Jogo
Isle of Skye: de líder a rei, é um jogo de 2 a 5 jogadores, com idade de 8+, dos designers Andreas Pelikan e Alexander Pfister, ambos designers de vários outros jogos bacanas, vale a pena pesquisar. É de 2015 e no Brasil veio pela PaperGames.
Ad
O jogo aborda mecânicas de apostas, colocação de peças, colecionar componentes, leilão e tabuleiro modular. Ainda por cima, lhes garanto, é um excelente jogo de entrada.
Para coroar, no ano seguinte de seu lançamento, em 2016, venceu o Prêmio Kennerspiel des Jahres – Melhor Jogo de Estratégia.
Como funciona Isle of Skye
O jogo é realmente simples, mas não por isso deixa de ser estratégico. Cada partida será diferente da outra, e eu posso provar: cada partida usa apenas 4 dos 16 tiles disponíveis de pontuação diferentes, façam as contas das possibilidades... são incríveis 1820 possibilidades com diferentes estratégias para vencer.
Muito bem, depois de sortear 4 tiles dos 16, é bom saber que eles pontuam 3 vezes cada tile, ou seja, são 12 oportunidades de pontuar, 3 vezes com cada tile. Em outras palavras, se você não foi bem na pontuação com um determinado tile, ainda terá 2 oportunidades para melhorar, isso com cada tile dos 4, é muita estratégia e programação para pontuações futuras. É um exercício fantástico de estratégia.
Bem, todos começam com a mesma área em tamanho e recursos, ou seja, bem balanceado, mas é a partir disso que a disputa entre os clãs começa. Cada jogador recebe um escudo com o nome do seu clã estampado na frente, seu tile de castelo e um marcador de descarte.
Notem que eu não citei que os jogadores iniciam com um valor “x” para negociar.
É isso mesmo, começam a disputar sem nada. Mas é aí que as coisas começam a se desenhar no jogo, a primeira etapa do turno é receber a renda pelo seu castelo e pelas peças de barris de uísque disponíveis — afinal, estamos na Escócia...
Mas tem um detalhe, os tiles com barris para pontuar devem estar conectados ao seu castelo por uma estrada, mas isso é coisa para o futuro, pois no início do jogo, repito, você só tem o tile do seu castelo, o que dá apenas 5 moedas.
Depois cada jogador sorteia 3 tiles (dos 73 disponíveis) e os coloca em frente ao seu escudo lado a lado, para todos verem. Pois bem, agora o jogo brilha! Use seu sangue frio para atribuir valor a 2 dos tiles usando o seu dinheiro e colocar o marcador de descarte em 1 deles, ou seja, 2 tiles poderão ser comprados pelos demais jogadores pelo preço que você estipulou e 1 deles será descartado sumariamente.
Lembre-se de não colocar um preço muito alto, pois não pode ser algo que te faça ficar sem dinheiro para comprar outro tile dos outros jogadores e também tem uma pegadinha aí. Se ninguém comprar o seu tile, você mesmo terá que pagar o preço que colocou nele, ou seja, tem que administrar bem o valor que se coloca, pois o comprador pode ser você mesmo. Achei isso muito bacana, te faz pensar bastante.
Ad
Compras
Pois bem, agora vamos para a parte das compras. Você pode comprar somente 1 tile de um dos seus oponentes, apenas isso. Escolha com sabedoria, sempre com foco no que será pontuado naquele turno. No final do turno, o tile que não for comprado do seu clã, você mesmo terá que pagar e ficar com o ele.
Depois disso, é só posicionar o tile que você comprou e que, por ventura, tenha que ter pago por ninguém comprar. Para o posicionamento dos tiles, leve em consideração as estradas e tipos de terreno (pasto, água e montanha), pois isso pode prejudicar sua renda. Lembre-se que os tiles com barris de uísque tem que estar interligados ao seu castelo pela estrada. Essa é uma etapa estratégica também!
Após isso ocorre a pontuação de acordo com os tiles de pontuação sorteados para aquele turno, isso se repete 6 vezes, e os tiles de pontuação vão se alternando, o que dá a dinâmica do jogo; é onde você deve focar suas compras e posicionamento de tiles.
Flavor do Jogo
Bem, primeiramente é um jogo que tem uma carga histórica muito legal, jogamos com os nomes dos clãs da época. Depois mesclar a valoração dos tiles, o descarte de outros, em que turno comprar, a colocação dos tiles nos locais certos ao entorno do castelo, confere um sabor a mais ao jogo.
No quesito posicionar os tiles, Isle of Skye lembra demais um outro clássico, Carcassonne, é a mesma técnica, terrenos iguais, estradas que se conectam, e por aí vai. É bem estratégico mas totalmente icônico, independente de idioma, bem fácil mesmo.
E muito divertido a fase de precificação dos tiles, pois você quer colocar um valor para que não comprem um tile a sua frente por ele ser muito bom, mas ao mesmo tempo, se você colocar um valor alto realmente ninguém comprará e você terá que arcar com os custos.
A hora da compra também é bem desafiadora. O que comprar (de olho no que pontua), que hora comprar (se irá pontuar agora ou no próximo turno), o preço do tile (será que me dará a pontuação desejada), enfim, responder a essas e outras perguntas fazem parte da fase de compras que é muito divertida, garantindo várias risadas.
Fim da Partida e Pontuação
A pontuação ocorre a cada final de turno de acordo com o tile de pontuação do turno, e obviamente, no final do jogo ainda ocorre a pontuação final, onde se pontuam os pergaminhos. Sim, ainda tem isso, tem tiles de pergaminhos que pontuam no final do jogo e moedas remanescentes em posse do seu clã também valem pontos, na ordem de 5 moedas por 1 ponto.
O jogador com mais pontos de vitória vence. Em caso de empate, moedas remanescentes não trocadas desempatam o jogo.
Dicas Estratégicas
Bem, tem várias dicas, pois é um jogo de muitas possibilidades, vamos lá!
Não perca o foco nos tiles de pontuação, são apenas 4, serão o seu guia. Eles aparecem 3 vezes cada, às vezes misturados entre eles, ou seja, dois ou três tipos de pontuação diferentes em cada turno. Eles realmente fazem a diferença no jogo. Não desanime se não pontuar bem em um determinado tile, você ainda terá outras chances de pontuar nele, basta focar.
Ad
Os tiles de barril são importantes no início do jogo, pois conferem moedas na hora da renda, mas não são sua única fonte. O valor das vendas dos tiles te ajudam bastante, por isso, nunca coloque um preço muito baixo nem muito abusivo, pois pode ficar sem vender e você ter que pagar. Saiba dosar.
Passar um turno sem comprar não é pecado nem te fará perder o jogo, às vezes é estratégico não gastar se quiser se programar para o futuro, ainda mais se já tem tiles suficientes para uma boa pontuação nesse turno. Use a cabeça.
Às vezes, vale a pena comprar um tile que você não precisa, mas com isso não permitir que outro jogador compre aquele tile e obtenha muita vantagem. É muita sacanagem? Sim, mas a disputa entre os clãs é assim, mesmo. Se tiver grana, não te comprometer e valer a pena, vá em frente, é um dos caminhos para a vitória.
Resumindo, em Isle of Skye você pode usar a estratégia em todas as fases do seu turno, basta executar com sabedoria e olho no futuro!
Dicas Pedagógicas para Isle of Skye
Aqui temos várias oportunidades pedagógicas, e isso é ótimo!
Ensinar os pequenos a fazer planos para o futuro administrando seu dinheiro é possível, pois há que se economizar para comprar os próximos tiles, e isso de olho no que vale a pena.
A precificação é um ótimo exercício, ainda mais sabendo que terá que pagar por aquilo se ninguém comprar. O exercício de precificar de acordo com a demanda é ótimo.
Isso dá uma visão muito bacana de estratégia aliada à gestão financeira. Ficar de olho no que irá pontuar lhe mantém atendo e ligado o tempo todo, exercitando a atenção e o foco.
A noção espacial não fica de lado, pois ao posicionar os tiles comprados por tipo de terreno, ligação de estradas lhe dá uma noção espacial tremenda, isso é muito legal.
Se curtiu, saiba que além da versão aqui resenhada, física, há a possibilidade de jogar em dispositivos Android (Isle of Skye: The Board Game), IOS (Isle of Skye) e na Steam (Isle of Skye).
Recomento Isle of Skye: de líder a rei, na sua coleção!
— Комментарии0
Прокомментируйте первым