Prelúdio
Quando Shift - Prelúdio chegou ao Brasil, a palavra "Prelúdio" na caixa logo chamou minha atenção. Para entender melhor, segui os seguintes passos:
Por definição, "Prelúdio" é um substantivo masculino que significa:
Entendido o conceito, faltava conhecer o jogo. Ao estudá-lo, percebi de imediato que a definição que mais se aplica é a segunda: a primeira etapa para um desfecho.
Ad
Em Shift, cada ação é um Prelúdio que leva a um golpe, uma preparação ou até mesmo uma defesa. Ou seja, é claramente uma etapa inicial para o desenrolar de um ataque ou defesa - afinal, estamos falando de um duelo!
Com essa dúvida resolvida, é hora de aproveitar Shift - Prelúdio! Você está preparado?
Dados do Jogo
Shift - Prelúdio é um jogo para 2 jogadores, com idade 13+, do designer Samuel Strick, que por sinal, também é o responsável pela arte do jogo.
Lançado em 2013 pela Laboratory Games, o jogo chegou ao Brasil no mesmo ano pela FunBox, e posteriormente pela Mandala Jogos (atual Grok Games). As principais mecânicas envolvem campanhas e batalhas baseadas em cartas.
Vamos ao jogo!
O Jogo
Shift - Prelúdio é um jogo de duelo com tema de anime, é muito imersivo. Os personagens têm nome, gênero, história, o que ele curte e o que ele não curte, além das habilidades individuais, seus indicadores estatísticos e Modificadores.
O conceito é simples: 2 personagens vão duelar, e você, como um estrategista de guerra, comandará as ações do seu personagem, tomando as melhores decisões de acordo com o movimento do oponente, ou, por vezes, dando o primeiro passo e ditando os caminhos dessa luta.
Os jogadores iniciam o jogo escolhendo suas respectivas cartas de Personagem, cada um pega seus 5 marcadores espirituais virados para cima (iluminado), que marcarão os seus danos, e compartilham um dado de cara ou coroa. Nesse dado e nas cartas dos personagens, o cara e coroa vem com os termos em inglês, Heads e Tails, no dado e nas cartas está H e T, no caso dos dados, com 3 faces para cada.
Antes de tudo, vamos entender 2 conceitos importantes do jogo:
Shift - Prelúdio é muito icônico, o que ajuda muito. A imagem a seguir ilustra bem os Ícones.
O turno é simples e possui três ou quatro fases, dependendo da escolha:
Na Fase Inicial, os efeitos de modificadores ou habilidades são removidos, a menos que a carta diga o contrário. É possível realizar um Shift Espiritual, virando um marcador espiritual iluminado para baixo, e ainda atacar no mesmo turno. Caso contrário, vá para a próxima fase.
Ad
Na Fase de Shift você pode realizar o Shift, virar a carta para uma Gear de nível superior, pulando assim, a Fase de Ataque, pois optou apenas por subir a sua Gear, e consequentemente, melhorando seus indicadores de Ataque e Defesa, além dos Modificadores. Porém, se optou pelo Shift Espiritual durante a Fase Inicial, o Ataque pode ser feito.
Hora de atacar! Na Fase de Ataque, se não optou pelo Shift ou se fez o Shift Espiritual, é hora da ação mais importante e básica do jogo, enfrentar o seu oponente. O Ataque, por sua vez, tem suas 7 etapas:
Agora só resta a Fase Final. Caso não tenha realizado Shift Espiritual na Fase Inicial, pode fazê-lo agora. A menos que uma carta se refira à Fase Final ou ao fim de seu turno, nada mais acontece.
Depois disso, é a vez do seu oponente.
Fim da Partida
Como se trata de um duelo com apenas 5 marcadores espirituais de dano, se você Atacar seu adversário, causar dano e ele já estiver com 5 danos, ou seja, um sexto dano, você é o ganhador!
Dicas Estratégicas
Shift - Prelúdio é um jogo de estratégia. Usar as habilidades do personagem e escolher o momento certo para atacar ou fazer o Shift é crucial.
A primeira e mais importante decisão é: Atacar, melhorar os indicadores fazendo o Shift ou fazer os 2 ao mesmo tempo? Pois é, o jogo é tão bom que já começa assim. Recomendo aqui ficar de olho no oponente e analisar os indicadores dele, em que Gear ele está, para então decidir o que fazer.
Sua habilidade de Personagem é muito importante e pode impactar nessa decisão, são habilidades únicas que podem decidir um Ataque ou Defesa.
Ad
Se decidir Atacar, optar pelos Modificadores de Ataque é muito importante, mas também há que decidir sobre qual deles usar. Alfa, Beta ou Ômega são usados no Ataque, basta escolher qual deles usar, qual trás mais vantagens no Ataque.
O Modificador Delta não pode ser escolhido durante o Ataque, mas ele é ativado automaticamente quando você estiver em uma Gear com aquele Delta. Detalhe importante: Deltas ainda ficam ativos durante a vez do seu adversário. Não se esqueça disso!
Ativar Críticos, apesar de depender da sorte, oferece grandes vantagens.
Em certos momentos, tomar dano pode ser necessário para obter marcadores espirituais iluminados, que permitem o Shift Espiritual e a ativação de Modificadores. A chave é gerenciar bem esse recurso.
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se desejar estimular conceitos de estratégia em seu filho, Shift - Prelúdio é o seu jogo!
Sun Tzu adoraria esse jogo. O timing para escolher entre atacar ou esperar, melhorar as estatísticas ou atacar de surpresa, requer muita estratégia.
O jogo oferece exercícios constantes de tomada de decisão, sem roteiros predefinidos, o que exige atenção total e recalibração da estratégia a cada turno.
Ao escolher o Modificador de Ataque, incentive seu filho a tomar a decisão e analisem o resultado juntos. Isso proporciona um ótimo aprendizado através da diversão.
Pedagogicamente, Shift - Prelúdio diverte e dá uma aula de estratégia. Recomendo Shift - Prelúdio na sua coleção!
— Comentarios0
Se el primero en comentar