Board Game

Deck Guide

Analisando pedagógicamente os 10 melhores jogos infantis de acordo com o BGG

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma análise crítica-pedagógica sobre os 10 Board Games infantis mais cotados, elencando seus pontos positivos e negativos, além das habilidades que podem desenvolver.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Jogos Infantis

Os jogos infantis costumam ter em comum um conjunto de regras simples e temas básicos voltados para esse público específico. No entanto, os jogos infantis mais populares podem ser (e são) apreciados por jogadores de todas as idades. Basta gostar de jogar!

O assunto é tão sério que o Board Game Geek tem uma classificação específica para esse público e conta com nada mais nada menos do que 14.394 títulos de jogos nessa categoria. São muitas opções!

Vale a pena ver os mais cotados e juntos analisarmos suas mecânicas, notarmos, quem sabe, um perfil do que a criançada mais gosta! Vamos nessa!

Ad

Os 10 mais cotados

Na lista dos “10 mais” na verdade não há, ao menos para mim, nenhuma surpresa, dado às suas características que serão exploradas durante o artigo. As mecânicas também serão analisadas e teremos assim um perfil de jogos infantis. Vamos aos “10 mais”:

Yahtzee

Yahtzee vem puxando a fila como o mais comentado e isso não é a toa, é um clássico. É uma mistura de jogo de dados com poker, as combinações dos resultados dos 5 dados geram pontos. Acho ainda esse jogo bem pedagógico, pois ensina somar e comparar resultados. Sua mecânica principal é a rolagem de dados.

Em minha lista particular, o Yahtzee não seria o primeiro, e explico isso pelo seguinte motivo: apesar de seu cunho pedagógico em ensinar a somar e comparar resultados, sua grade semelhança com poker pede que saibamos as jogadas de poker, e são 9 opções, além das somas de números iguais, que são outras 6 opções no jogo.

Eu particularmente usaria muito Yahtze para ensinar as somas e comparações, mas não tanto de forma competitiva, pois sua faixa etária de 6+ ainda não permite a "malícia" da melhor jogada de poker para se obter mais pontos.

Yahtzee
Yahtzee

Labirinto

Labirinto: o próprio nome já nos remete a um jogo legal. Quem nunca quis entrar em um labirinto? O jogo aborda exatamente isso: ter que sair do labirinto com o tabuleiro se movendo a todo o momento, isso é bacana demais e muito divertido. Ah, e você pode encontrar uns tesouros pelo caminho. Ele traz o tabuleiro modular como mecânica principal.

Labirinto faz jus à sua posição, é necessária uma visão espacial boa, e isso é ótimo para a idade em que o jogo se propõe, 8+. A atenção é outra vantagem pedagógica desse jogo, pois como o tabuleiro muda a todo momento, a atenção constante é uma vantagem.

Esse jogo eu classifico como muito bom e um dos tops da lista, pois ele é inclusivo, e para alguém com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) poderia exercitar sua atenção brincando, ou seja, iria treinar sem perceber. Recomendo demais.

Labirinto
Labirinto

Jogo da Vida

Jogo da Vida, outro clássico! Já escrevi um review dele e realmente ele é um jogo muito bacana. Girar a roleta e avançar nas casas específicas e permitindo que tudo (de bom ou de ruim) lhe aconteça é divertido demais. A sorte está sempre presente, mas a diversão é que domina o jogo. A roleta é a mecânica base do jogo.

O jogo cumpre demais ao que se propõe, diverte e é emocionante. Pedagogicamente é muito indicado, pois estimula o cálculo, muita leitura e algumas decisões a serem tomadas. É perfeito para a idade em que se apresenta, 8+.

Recomendo aos pais não lerem para as crianças, o ideal é deixarem que leiam e compreendam. O mesmo indico para contar o dinheiro, tutorar a criança para fazer os cálculos pode ser uma excelente oportunidade para ajudar nas somas e subtrações, além de ensinar valores morais, como honestidade.

Ad

Jogo da Vida
Jogo da Vida

PitchCar

PitchCar, o famoso “jogo do peteleco”. Quem nunca jogou, ou pelo menos brincou de dar petelecos em algo e tentar atingir um objeto (ou alguém)? Então, PitchCar levou isso a sério e fez um jogo de corridas em que a mecânica básica é o peteleco nos carros. É diversão garantida na mesa.

O jogo é perfeito para testar suas aptidões manuais e o controle de sua força, ou seja, sua atividade motora. Recomendado a partir de 6+, e eu penso que pode ser jogado até por crianças mais novas sem o menor problema. Ele diverte e ensina o autocontrole em vários aspectos, força, direção e movimentos corretos.

Recomendo esse jogo para todas as idades, inclusive como terapia para tratamentos de articulações, pois aqui será muito usado, principalmente a dos dedos das mãos. Eu considero PitchCar uma versão avançada do antigo jogo de futebol com pregos e moeda, o famoso Pregobol ou Dedobol. Acabei de entregar a minha idade.

PitchCar
PitchCar

Dobble

Dobble virou febre. Com sua mecânica básica de reconhecimento de padrões aliado a agilidade, nunca foi tão divertido. Ele tem todos os elementos que justificam seu sucesso com todos: é rápido, se explica jogando e é muito dinâmico. Fez tanto sucesso que existe Dobble em várias temáticas diferentes.

Aqui é um exemplo de um jogo em que sua faixa etária inicial poderia mudar. Ele é indicado para 7+, mas pode (e deve) ser jogado por idades menores sem o menor prejuízo, respeitando a velocidade e tempo de cada criança.

O reconhecimento de padrões e a velocidade com que as crianças o farão vai te surpreender. Dooble estimula (e muito) a observação, a atenção e o raciocínio rápido. Vejo com certeza esse jogo também como um jogo inclusivo para pessoas com TDAH e principalmente para os daltônicos, pois é baseado em padrões e não dependente de cores.

Dobble
Dobble

Batalha Naval

Batalha Naval também faz parte dos jogos clássicos. A expectativa de dar as coordenadas e obter a resposta se acertou ou não o navio inimigo é o máximo! Os pinos colocados onde não acertávamos eram frustrantes, mas ao mesmo tempo olhávamos o rosto do oponente para ver se ele expressava espanto por chegarmos tão perto. Sua mecânica de colocar peças secretamente é o segredo do seu sucesso.

Sua faixa etária está de acordo com a proposta, 8+. Aliás, é perfeito, pois unir coordenadas de linha e coluna é um excelente exercício mental e espacial. Ele desenvolve habilidades que mais tarde serão (quem sabe) usadas em planilhas, onde as coordenadas são primordiais para fórmulas e funções.

Eu recomendo demais Batalha Naval e acho até injusto ele ocupar apenas a 6.ª posição, eu o colocaria umas 3 posições acima sem problema, dado a sua grande contribuição. Lembrando que coordenadas também são usadas em outros excelentes jogos e anotações de xadrez, damas, etc.

Ad

Batalha Naval
Batalha Naval

Loopin' Louie

Loopin' Louie ficou conhecido no Brasil como “Aviador Louco”, isso mesmo! Mais um famoso jogo que não precisa explicação e se aprende jogando e rindo, rindo demais. Defenda suas fichas enquanto um aviador louco dá rasantes querendo derrubá-las. O jogo em tempo real é sua mecânica básica e não tinha como ser diferente, é o que faz dele um jogo divertidíssimo.

Está aí um jogo em que o raciocínio rápido, decisão e coordenação motora são muito estimulados. Por ser em tempo real, ou você está atento, ou perde rapidamente. Isso traz muita diversão e, pedagogicamente falando, ele traz vários benefícios já elencados.

Sobre sua faixa etária, 4+, é perfeita, é nessa idade em que esses estímulos precisam ser mais usados ainda, e aprender brincando é bom demais. Só acredito que ele deveria ser mais popularizado e valorizado.

Loopin' Louie
Loopin' Louie

Animal upon Animal

Animal upon Animal é sucesso por um motivo bem simples, toda criança gosta de brincar de se equilibrar. Animal upon Animal conseguiu transportar isso para um jogo simples e tornou-o muito divertido. Equilibrar animais sobre uma base, um sobre o outro sem deixá-los cair é um excelente exercício de coordenação motora. Empilhamento e balanceamento são suas mecânicas básicas.

Falar de Animal upon Animal é fácil demais, são só vantagens; é recomendado para 4+, correto, e os animaizinhos em madeira já são uma aula de anatomia animal, são perfeitos. Tratar o equilíbrio e coordenação motora são um adendo excelente para esse excelente jogo.

Um jogo fácil, inclusivo, dado às miniaturas dos animais, não depende de cor nem de idioma, é perfeito para estímulos de concentração, atenção, ajustes finos de motricidade. Deveria sem sombra de dúvidas ser um dos primeiros, talvez o primeiro.

Animal upon Animal
Animal upon Animal

Liga 4

Liga 4. Quem nunca jogou na infância que atire a primeira pedra! Que nostalgia que bateu agora! Com sua mecânica básica de construção de padrões, trouxe para nossa infância muitas tardes divertidas tentando “ligar 4” de forma que o oponente não percebesse. Bastava um descuido e logo alguém ligava as 4 cores de alguma forma, horizontal, vertical ou diagonal. Que saudade!

Bem, está aí outro jogo que só tenho elogios e condiz com sua faixa etária, 6+, peças grandes, de fácil manuseio, importante para inclusão ou quando se pretende treinar ou recuperar movimentos a título de fisioterapia ou simplesmente aprender ajustes finos de coordenação e raciocínio, afinal, é necessário traçar planos e estratégias para completar 4 cores.

É um excelente jogo de raciocínio, pois tem que se fazer planos "a longo prazo", tentar de várias formas ligar as 4 cores. Creio que possa ser jogado também com crianças abaixo de 6 anos, só não espere tanta estratégia, eles talvez sigam tentando ligar tudo em uma coluna, mas faz parte do aprendizado, e depois vai se explorando mais o jogo. Se engana achando que Liga 4 tem pouco a oferecer. Ele infelizmente está em uma incômoda 9.ª posição. Injusto, é top 5 sem dúvida.

Ad

Liga 4
Liga 4

Rhino Hero

Rhino Hero foi sucesso imediato também com as crianças (e com os adultos). Mesclando as cartas da mão (gerenciamento) e empilhamento e balanceando sendo suas mecânicas principais, Rhino Hero ganhou popularidade rapidamente e faz a alegria de todos. É muito divertido ver a agonia, torcida e cruzar de dedos para que não caia a pilha na sua vez.

Está aí um jogo que acho a indicação de idade equivocada, 5+, creio ser para maiores e explico o motivo. É um card game e para jogar usa cartas dobradas, e seus componentes, se não cuidados, podem dar uma vida curta ao jogo. Por se dobrar, as cartas não podem receber sleeves, amassar é muito fácil e eu particularmente não achei a iconografia tão simples assim.

Ele é divertido, demais, mas qualquer fator pode estragar o jogo, um ventinho, um sopro, algum jogador esbarrando na pilha... ou seja, nas minhas experiências com crianças dessa idade foi mais frustrante do que divertido.

Pedagogicamente, indico Rhino Hero para crianças de mais idade que entendam a importância de se cuidar do jogo e de controlar o ambiente em que se joga.

Rhino Hero
Rhino Hero

Análise das Mecânicas

Se é uma coisa que a maioria, 80%, tem em comum, é a independência de idioma. Fator esse primordial para um jogo infantil se popularizar. Escapam dessa categoria, mas com pouca necessidade de leitura, o Yahtzee e o Jogo da Vida.

Outro fator notado é que a sorte não se mostra tanto. Nota-se muitos jogos que privilegiam e estimulam a estratégia e a coordenação motora. Fogem dessa regra, mais uma vez, Yahtzee e Jogo da Vida, com seus dados e sua roleta, respectivamente.

Isso é problema? De forma alguma! A sorte, aqui presentada por dados e roleta é que dão o gosto do inesperado para a criançada, a surpresa, o frio na barriga, a torcida, o cruzar de dedos para dar mais sorte ainda. Isso que traz tantas lembranças boas desses jogos infantis.

Outra característica notada nesses “10 mais” é que nenhum neles, sem exceção, se joga solo, ou seja, todos estimulam a socializar. Isso é um fator muito importante. Os 2 únicos que se jogam em apenas 2 jogadores são Batalha Naval e Liga 4. Os demais são jogam de 2 a 4, ou 2 a 8 jogadores, a maioria. A exceção aqui é Yahtzee que permite até 10 jogadores.

Um fato interessante de se notar também é a faixa etária indicativa para se jogar com autonomia esses jogos. 2 deles partem já dos 4 anos, são eles: Loopin' Louie e Animal upon Animal. Os jogos que exigem “maior idade” (8 ou mais) são Labirinto, Jogo da Vida e Batalha Naval.

Considerações Finais

Analisando pedagogicamente, têm-se nessa lista dos 10 jogos infantis mais procurados vários elementos que estimulam o desenvolvimento das crianças. Isso passa, obviamente, despercebido por elas, mas é importante que os pais analisem isso quando forem adquirir os brinquedos para seus filhos, sobrinhos, netos, enfim, para presentear uma criança. Eles podem aprender brincando!

Ad

Eu sugiro uma análise bem feita antes de adquirir algo, conhecer o perfil da criança ou perguntar para alguém mais próximo sobre seus gostos ou ainda se a criança tem alguma necessidade especial. Isso é realmente sério.

A experiência gerada tem que ser divertida, se gerar alguma frustração por não conseguir entender ou manipular corretamente toda a graça se perde, e junto vai embora tudo o que era para ser divertido e lúdico.

Espero que de alguma forma tenha colaborado com essa breve análise acerca dos 10 jogos infantis de maior sucesso entre a criançada!