Board Game

Deck Guide

Comparando os melhores sites para jogar Board Game online

, Comment regular icon0 comments

Uma análise sobre as 3 maiores plataformas de Board Games online: Board Game Arena, Tabletopia e Tabletop Simulator, suas vantagens e desvantagens, pontos fortes e fracos.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Jogar Board Game online

Pois é, aqui estou eu, board gamer fanático que gritava à todos os cantos que board game só se joga presencial. Qual a graça de se jogar online? E os tokens? E conversar durante o jogo? E por aí vai... bem, mudei de ideia! Simples assim! Eu que sempre trazia pessoas para a minha casa para ensinar board game me vi online ensinando Stone Age à um casal amigo de forma online.

O que me fez mudar de ideia, você pode me perguntar: Pandemia! Minha casa esvaziou, os finais de semana já não eram os mesmos. Tanto é que iniciei no RPG online, nunca joguei presencial, mas isso é outra conversa. Pois bem, se eu quisesse jogar board game teria que ser online, mas aí me veio a pergunta, qual plataforma usar? Qual dá suporte à celular? Qual é a mais barata? Qual oferece mais vantagens? Qual posso logar 2 dispositivos ou mais na mesma rede? Quais e quantos jogos cada uma oferece? E por aí vai. E foi pensando nisso que e para resolver isso que esse artigo se presta.

Ad

Board Game Arena

Já fiz uma resenha sobre o Board Game Arena com seus 377 jogos gratuitos e some-se a isso mais 71 jogos se você optar pelo Premium, que dentre outras vantagens lhe permite conectar vários dispositivos na mesma rede, a opção Hotseat (vários jogadores no mesmo dispositivo alternando os turnos), além, é claro, de poder trazer convidados para seus jogos Premium.

Board Game Arena
Board Game Arena

O Board Game Arena causa menos impacto e uma melhor impressão para quem sai dos tabuleiros físicos e migra para jogos de tabuleiro online. Simples assim! Em contrapartida, é o menor acervo de jogos dentre todos dessa resenha. Mas pelo que notei dos títulos, ele pega realmente só os mais famosos, os mais jogados dos tabuleiros virtuais, os que estão em alta e assim consegue muitos jogadores.

Página inicial do Board Game Arena
Página inicial do Board Game Arena

No quesito jogabilidade eu gosto muito do Board Game Arena, pois você tem o controle de tudo a mão, informações pertinentes de tudo, suas pontuações, dos oponentes, a visão geral, e os movimentos são os mesmos que fazemos comumente com o mouse. Isso gera uma segurança e facilidade (em termos de usabilidade) para jogar.

Jogo Stone Age no Board Game Arena
Jogo Stone Age no Board Game Arena

Para se tornar Premium, o que particularmente acho que é necessário no Board Game Arena, saiba que ele não é o mais barato e é anual. Fica entre Tabletopia, mais caro, e o Tabletop Simulator, que além de mais barato, é vitalício.

Tabletopia

Tabletopia tem uma base de 1852 jogos gratuitos e para quem é Premium oferece mais 70 jogos, permite que se jogue 10 jogos simultaneamente, que você traga seus amigos não Premiuns para suas mesas, além de ter um fator que me agradou demais: tem aplicativo para celular.

Tabletopia
Tabletopia

O Tabletopia tem a seu favor um filtro excelente por idade, quantidade de jogadores, por tempo de duração e por idioma, se isso for um impedimento. Muito útil isso na hora de escolher o que jogar.

Tem jogos que vão desde 5 minutos até 6 horas, acredite! Infelizmente é a conta Premium mais cara dentre os 3 e que oferece menos vantagens. Não sei o motivo disso, sinceramente. Eu particularmente não me tornaria Premium no Tabletopia, por preço e jogabilidade.

Página inicial do Tabletopia
Página inicial do Tabletopia

No quesito jogabilidade, e isso é muito pessoal, eu não gosto de simular tanto assim a vida real em jogos de tabuleiro virtual, como por exemplo, ter que pegar e arrastar os objetos, podia apenas clicar neles e no local onde se deseja levar, ou digitar um número e levar “x” objetos de uma só vez, mas eles optaram por ter que selecionar realmente cada objeto, fazer efetivamente o movimento, inclusive mexer nas peças dos oponentes. As desvantagens disso eu comento mais a frente. Não fiquei perdido dentro do ambiente, mas ainda prefiro o Board Game Arena.

Ad

Jogo Stone Age no Tabletopia
Jogo Stone Age no Tabletopia

Tabletop Simulator

Tabletop Simulator é necessário comprar, simples assim. É a plataforma para milhares de jogos clássicos, modernos e criados pela comunidade, pagos ou não. A vantagem é que se compra uma única vez na vida, é vitalício. No Tabletop Simulator, inclusive, você pode criar seus próprios jogos, usar a base dados disponível, criar scripts para automatizar seus jogos, para os RPGistas de plantão, pode configurar suas masmorras e usar tudo o que o ambiente oferece. As possibilidades são infinitas!

Tabletop Simulator
Tabletop Simulator

O Tabletop Simulator inclui 15 jogos clássicos básicos como o Gamão, Cartas, Xadrez, Damas, Damas Chinesas, Tabuleiro Personalizado, Dados, Dominó, Go, Quebra-cabeças, Mahjong, Pachisi, Piecepack, Pôquer, Reversi, Solitaire, dentre outros..

Além disso, existem milhares de conteúdos disponíveis criados pela comunidade. Estamos falando da casa de mais de 21.000 board games, mais de 15.500 card games, mais de 8.000 RPGs, e por aí vai, realmente é o que possui mais conteúdo, isso devido a ter ferramentas para desenvolvimento de jogos disponíveis para os designers de plantão. É de longe o maior acervo de jogos online.

Página inicial do Tabletop Simulator
Página inicial do Tabletop Simulator

Voltando ao RPG, o ambiente oferece um kit de RPG com tiles de locais, móveis, figuras animadas para montar e lugar com seus amigos, entre outras opções disponíveis. Existe até uma opção para os Mestres para que eles possam controlar a mesa.

Para a criação de jogos, se você é criativo e gosta de prototipagem, pode criar facilmente seus próprios jogos importando imagens e criando tabuleiros e mesas personalizadas, decks personalizados, importar modelos 3D, criar scripts e muito mais. Você pode escolher inclusive contribuir com a comunidade e fazer o upload de suas criações ou compartilhá-las em particular com seus amigos.

Jogo Stone Age no Tabletop Simulator
Jogo Stone Age no Tabletop Simulator

O Tabletop Simulator informa que para um jogo multiplayer ele comporta até 10 jogadores simultâneos. Outro ponto do qual eles se orgulham é de jogar exatamente como se faz na vida real: pegue, gire, sacuda e jogue qualquer objeto, sejam eles peças do seu jogo, seu tabuleiro, sua mesa, carta, etc. Isso também é conseguido com o Tabletopia, e pessoalmente é o que não me agrada muito. Exige muito controle fino com o mouse e assim perde um pouco de acessibilidade e usabilidade. Com isso, opto, nesse quesito, pela jogabilidade do Board Game Arena, em que os movimentos são bem mais parecidos com os movimentos do mouse como usamos diariamente.

O ambiente oferece também sistema de jogo em equipe com chat de voz e texto. Assim como o Board Game Arena permite o modo Hotseat, que possibilita que mais pessoas joguem localmente no mesmo computador. Conta também com planos de fundo panorâmicos de 360º que mudam a iluminação e a atmosfera. Honestamente achei muito poluído e pouco intuitivo, por várias vezes fiquei perdido não sabendo onde ir e o que fazer. Mas isso é impressão minha.

Ad

Considerações Finais

Tentarei ser racional agora, não é fácil! Mas vamos lá! Bem, como já dito no início, eu não era adepto de jogos de tabuleiro online e comecei a lidar com eles recentemente. Após toda essa análise, vamos às considerações.

VariedadeQualidadePreçoJogabilidade
Board Game Arena
Tabletopia
TableTop Simulator

Se busca variedade e quantidade de jogos, indico o TableTop Simulator (lembrando que ele é pago, é o mais barato e vitalício), simples assim! Se busca qualidade em jogos (os mais novos, etc.), a melhor opção é o Board Game Arena (e sugiro se tornar Premium). Tabletopia anda mais próximo do Board Game Arena nesse quesito qualidade, mas ainda perde para o Board Game Arena.

No que tange a jogabilidade o Board Game Arena ganha disparado, seguido pelo Tabletopia e depois pelo Tabletop Simulator. Realmente nunca me senti tanto perdido em um jogo como me senti naquele ambiente. Nada é intuitivo, lógico nem tem usabilidade. Para chegar nesse resultado joguei o mesmo jogo nas 3 plataformas, assim a comparação ficou justa.

No quesito valor, o TableTop Simulator ganha de todos, é o mais barato e vitalício com milhares de jogos gratuitos. Óbvio que também tem jogos pagos, como os demais, mas são poucos e oferecem muita coisa pelo pequeno valor que se paga. O Board Game Arena fica em segundo lugar com sua anuidade, mas com muitas vantagens. Já o Tabletopia não vejo nenhuma justificativa para ser tão caro e oferecer quase que a mesma coisa que o Board Game Arena, creio que deva ser pelo motivo de terem um aplicativo, mas realmente não sei.

Com base nisso, conseguem adivinhar qual deles eu assinei? Bem, o Tabletopia é óbvio que não, por vários motivos já elencados. E aí, optam pelo Board Game Arena ou TableTop Simulator? Bem, acertou quem disse TableTop Simulator, pelo preço, embora esteja muito insatisfeito com a jogabilidade, o que me leva a num futuro bem próximo me tornar Premium no Board Game Arena.

Segue o link dos 3 ambientes, a saber, Board Game Arenalink outside website, Tabletopialink outside website e Tabletop Simulatorlink outside website para você, tendo por base o que escrevi, tirar suas próprias conclusões.