A Expedição
Em 1803, após a compra da Luisiana, o Presidente Thomas Jefferson deixou claro o interesse do governo norte-americano em expandir seu território até as costas do Pacífico. A partir disso, conseguiu apoio e verba para custear a expedição que seguiria de Leste a Oeste.
Em 20 de junho de 1803 o Presidente convocou o Capitão Meriwether Lewis para liderar a expedição, que por sua vez, chamou o Segundo-Tenente William Clark para ser seu parceiro. Mais de 30 exploradores foram recrutados e treinados para tal empreitada.
Ad
A expedição iniciou de fato em 31 de agosto de 1803 às 11h em ponto. Foram 3 anos de coleta de dados em seus diários. Houve baixas, obviamente, encontraram tribos pacíficas e hostis, houve tensão, mas sempre seguiram cumprindo sua missão.
Como resultado da expedição, em 23 de setembro de 1806, seus diários vieram recheados com informações sobre os territórios norte-americanos e tribos que ali viviam, assim como rios e montanhas, plantas e animais. A expedição foi de grande contribuição para o mapeamento do continente americano.
Agora é a nossa vez! Vamos assumir o papel desses exploradores e fazermos nossas próprias descobertas em Discoveries: The Journals of Lewis & Clark!
Dados do Jogo
Discoveries: The Journals of Lewis & Clark é um board game 2 a 4 jogadores, com idade 14+, do designer Cédrick Chaboussit. A arte ficou por conta de Vincent Dutrait.
Discoveries: The Journals of Lewis & Clark saiu em 2015 pela Ludonaute e em 2018 veio para o Brasil pela Meeple BR Jogos. As mecânicas básicas são: rolagem de dados, alocação de trabalhadores com dados, colecionar conjuntos e construção de baralho.
Para mim, a grade sacada é que além de ser um excelente jogo, com todas as mecânicas que eu particularmente adoro, é totalmente independente de idioma.
Já em 2015, ano de seu lançamento foi indicado Melhor Jogo Euro de Estratégia pela Board Game Quest Awards e indicado também como Melhor Arte pelo Golden Geek.
Vamos ao jogo!
O Jogo
Estamos em 1803, e acabamos de ser avisados, a pedido do Presidente, que faremos parte de uma grande expedição para desbravar o continente norte-americano de Leste a Oeste, fazendo um levantamento geográfico, biológico e etnológico, anotando tudo em nossos diários pessoais.
Encabeçando a expedição temos o Capitão Meriwether Lewis e o Segundo-Tenente William Clark, junto temos o Sargento John Ordway e o Soldado Patrick Gass. Esses 4 personagens principais podem ser escolhidos pelos jogadores. Como ajudantes, teremos mais de 30 exploradores, representados pelos dados, que ajudarão todos os jogadores.
No centro da mesa fica o acampamento (o tabuleiro central do jogo), à sua esquerda ficam cartas de Encontros, e no centro é uma área de descanso dos exploradores e à direita ficam as cartas de Descobertas, a saber:
Ad
Cada jogador, após escolher o seu personagem, já recebe 5 membros da expedição que lhe são fiéis (dados da sua cor), outros dados das cores dos outros jogadores são leais aos respectivos jogadores - eles até podem trabalhar para você, mas podem lhe virar as costas a qualquer momento. Temos ainda exploradores neutros, que trabalham para qualquer jogador (dados cinzas, ou neutros).
Cada jogador recebe seu tabuleiro individual com uma área para os seus membros da expedição (seus dados) e neste tabuleiro já vem uma vasta possibilidade de ações para serem executadas, mas que obviamente receberá mais variedades de ações de acordo com o que aprendem com as tribos indígenas.
Dentre as ações disponíveis, dá para alocar exploradores (dados) para fazer descobertas fazendo caminhada ou cavalgando, negociar com as tribos indígenas ou aquela pausa para escrever suas anotações no diário. Ah, obviamente, como se trata de um jogo que basicamente usa dados, há uma forma de mitigar a sorte no seu tabuleiro individual.
Feito isso, o turno é composto basicamente de 2 opções:
Aqui é o core do jogo!
Colocar dados no seu tabuleiro individual significa que você está se preparando para cavalgar, escalar ou explorar uma montanha, além de, quem sabe, entrar em contato com uma tribo amistosa, ou até uma tribo hostil, mudar de planos, se necessário, ou mudar a sua sorte (a face dos dados), então note, essa fase é importantíssima! Invista tempo nela!
Optar por recolher os dados também é uma decisão importante e estratégica, significa o descanso. Você pode chamar seus exploradores (dados da sua cor) para descansar independente de onde eles estiverem, e acredite, eles podem ter sido “chamados” por outros exploradores (seus oponentes), então essa ação poderá acabar com os planos deles.
Você pode também “convocar” alguns exploradores que estiverem “de bobeira” no acampamento, eles vão lhe acompanhar, mas sua fidelidade permanece até o seu chefe lhes chamar novamente.
Com essas opções, você vai anotando suas descobertas em seu diário e isso lhe renderá pontos no final da exploração! É realmente bem simples sem deixar de ser altamente estratégico.
Basicamente esse é um turno de um jogador em Discoveries: The Journals of Lewis & Clark!
Fim da Partida
No momento em que o jogador for pegar uma nova carta de Exploração e não houver mais cartas disponíveis, a partida termina. Todos os demais jogadores (exceto o que disparou o fim da partida) têm um último turno.
Ad
A pontuação final se dá de 3 formas:
O jogador com o maior número de pontos é o vencedor. Em caso de empate, o jogador (dentre os empatados) que tiver o maior número de dados (exploradores) em seu tabuleiro individual (independente do local) é o vencedor. Se o empate persistir, os jogadores compartilham a vitória.
Simples assim!
Dicas Estratégicas
Em Discoveries, tudo deve ser friamente calculado - onde alocar o dado, em que momento, que hora chamar seus fiéis exploradores de volta. Enfim, aqui vale a máxima: “um olho no peixe e outro no gato”.
Embora o jogo tenha apenas duas opções no seu turno (colocar ou coletar dados), isso envolve muita coisa. Colocar dados na hora errada pode fazer você perder muito tempo, inclusive perder exploradores. Isso acontece quando você não tem dados suficientes para uma exploração e seus dados ficam lá alocados parados esperando você conseguir mais dados (mais exploradores) para completar a ação.
Sem contar que algumas ações precisam que alguns dados sejam mantidos no tabuleiro e outros sejam enviados para o acampamento, ou seja, ficam disponíveis para quem os chamar, você ou seus oponentes. É uma decisão realmente difícil. Então perceba, fazer o cálculo exato da quantidade de exploradores (dados) necessários para uma determinada ação é uma tarefa que deve ser muito bem pensada para poder otimizar o seu turno.
E mais, não é apenas usar os dados, e é aí que o Discoveries brilha! Você, no início do seu turno, deverá dizer qual face do dado irá usar dentre as 4 disponíveis (caminhar, cavalgar, escrever no diário ou fazer contato com tribos indígenas), você poderá usar todos os dados com essa face, mas só os que têm a face anunciada por você. Isso é genial! Elevou a estratégia a outro nível!
Conseguir novos exploradores para você (os dados de exploradores neutros/cinzas) é possível quando você faz contato com as tribos indígenas, então note que o contato com as tribos lhe traz vários benefícios além de novos exploradores: novas e melhores ações para o seu tabuleiro e mais conhecimento sobre as tribos indígenas (tendas que dão pontos). Faça contato, mesmo que com tribos hostis, que obviamente dão mais trabalho (também achei isso fantástico!).
Coletar seus dados pode ser, em determinados momentos, crucial e fará a diferença entre a vitória e a derrota, pois se seus oponentes estão com exploradores seus e você nota que ele está prestes a fazer uma nova descoberta, é hora de chamar seus exploradores de volta. Isso quebra qualquer planejamento! Fique de olho nos seus fiéis exploradores, não os deixe muito soltos por aí.
O inverso também é verdadeiro: use rapidamente os exploradores dos outros jogadores em ações rápidas para que isso não comprometa o seu planejamento. Isso lhe trará menos problemas e atrasos nas suas descobertas.
Ad
Agora a Dica de Ouro: quando for se planejar para uma nova Exploração, mire em sua carta de Exploração e em uma das outras que estão disponíveis no tabuleiro central, pois se você conseguir cumprir a sua e mais uma do tabuleiro central, além de ganhar mais, você consegue outro turno de graça.
Use seus dados com sabedoria!
Siga essas dicas e entregue para o Presidente o melhor diário com as melhores descobertas!
Vídeos de Unboxing, Regras e Gameplay
Curta o Unboxing:
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se deseja ensinar seu filho, ou você mesmo, a melhorar a gestão de recursos, Discoveries é o seu jogo! Sem dúvida nenhuma!
A gestão de seus exploradores, que são em número limitado, a aquisição de novos exploradores temporários (cinzas/neutros) e o uso de exploradores de outros jogadores, sem saber por quanto tempo, te faz gerir seu uso de forma muito eficiente, ou pelo menos tentar fazer isso de forma eficiente, pois tudo pode mudar a qualquer momento.
Na verdade, você só tem certeza sobre os seus exploradores, os demais, cinzas, você até tem “um certo” controle, pois só saem quando você os usa ou quando por um azar, você tem tantos deles que deve ceder à alguém que precisar, mas isso é raro.
Então note, administrar os seus exploradores dá trabalho, os neutros, um pouco mais, mas o trabalho de gestão realmente se intensifica quando você exploradores dos oponentes, pois basta os oponentes os “chamarem” que eles vão embora.
Isso nos ensina a gerir de forma eficiente, ser estratégico, ou passaremos o tempo todo “patinando” e não saindo do lugar.
Recomendo pausas pedagógicas durante o jogo, para elucidar para as crianças que pegar exploradores dos outros é bom, necessário, mas ensinar como usar, ou seja, em ações rápidas que não demandem tanto tempos, pois eles podem ser requisitados a qualquer tempo.
Isso irá ensinar muito sobre como administrar o que se tem em mãos, o que “tem disponível no mercado”, ensinará a enxergar uma oportunidade, enfim, Discoveries é uma aula de administração. Use isso a seu favor!
Recomendo Discoveries: The Journals of Lewis & Clark na sua coleção!!!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요