Kickstarter

Province foi mais um dos cases de sucesso do Kickstarter: com uma meta de $5.000,00 acabou arrecadando $48.339,00, passando em mais 960% do valor estimado arrecadado. Um sucesso absoluto com mais de 6.000 apoiadores.
Seu sucesso estrondoso se deveu a vários fatores, dentre eles:
- o fato de ser um eurogame;
- um jogo pequeno, micro-jogo mesmo, portátil;
- o apoio no financiamento foi extremamente barato E
- é um jogo simples sem perder a estratégia e a competitividade.
Vamos conhecer Province!
Dados do Jogo
Province é um jogo para 2 jogadores, com idade 13+, do designer Samuel Strick, e ele mesmo foi o responsável pela arte.

Province foi lançado em 2014 pela Laboratory Games e ainda não veio para o Brasil. A mecânica básica do jogo é o rondel.

Já em 2014, ano de sua criação, Province foi nomeado como Melhor Jogo para 2 Pessoas pelo Golden Geek Best. Merecido!
O Jogo
Duas famílias competem entre si para dar vida a uma vila provincial. Com o auxílio de trabalhadores locais, ser o primeiro a erguer as mais importantes construções no local fará a diferença. Com isso, além de desenvolver a província, lhe garantirá outras vantagens, tais como, mais trabalhadores, mais possibilidades de negociações, mais dinheiro, até quem sabe, o direito de ser o Mestre do Porto. Qual família será a melhor e que mais contribuirá com o desenvolvimento local?
Esse é o cenário de Province!
O setup de Province é simples:
- coloque o tabuleiro no centro da mesa;
- coloque 1 trabalhador verde em cada um dos 3 locais do ciclo do trabalho, no centro do tabuleiro;
- coloque o marcador de força de trabalho ao lado do tabuleiro;
- sorteie apenas 5 tokens de objetivos (dos 9) e os empilhe “fechados”, mostre só o primeiro;
- cada jogador pega suas 7 estruturas de sua respectiva cor;
- sorteie o 1º jogador, dê a ele 2 moedas, e 3 moedas para o 2º jogador;
- deixe os demais tokens (de trabalhadores, de credor, de marinheiros, de moedas e os de navios) próximos ao tabuleiro.

Um turno de Province tem apenas 2 Fases, e é altamente estratégico:
- Fase 1: ciclo do trabalho E
- Fase 2: gastar recursos.
A Fase 1, por motivos óbvios, é a mais importante e estratégica. Aqui, direcionamos os trabalhadores disponíveis para gerar mais moedas (dinheiro) e força de trabalho no ciclo de trabalho. Todas as 8 estruturas possíveis de serem construídas na província consomem força de trabalho e dinheiro, sem exceção.

Para conseguir força de trabalho e/ou dinheiro, basta mover no sentido horário o trabalhador desejado; ele só pode ser movido um espaço no sentido horário no ciclo de trabalho. São 2 espaços que geram força de trabalho e um que gera dinheiro. O trabalhador irá gerar o recurso de onde ele parar.

Isso é altamente estratégico, pois você receberá o que procura, mas poderá deixar o trabalhador em uma posição privilegiada para que o próximo jogador possa utilizá-lo, ou seja, por vezes, estrategicamente, nem é bom mover todos os trabalhadores, pois poderá privilegiar o próximo jogador.
Isso se explica, pois no seu turno é necessário mover ao menos 1 trabalhador no ciclo de trabalho, os demais são opcionais. Só saiba que eles só podem fazer um movimento no sentido horário e lhe dar o benefício do local, que é força de trabalho ou dinheiro, depende do local.
São 2 locais com força de trabalho e 1 para dinheiro. Administre isso.
Imagine que você precisa de 1 força de trabalho, e para isso move o trabalhador do topo do ciclo de trabalho no sentido horário, pronto, tem sua força de trabalho e opta por não mover mais trabalhadores. No turno do outro jogador, ele terá 2 trabalhadores parados onde o próximo local do ciclo de trabalho é receber dinheiro, então ele receberá 2 moedas. Você deixou isso para ele! Simples assim. Então veja bem quais trabalhadores irá acionar.
Nesta Fase, adicionalmente, se as estruturas de Moinho e Forja já estiverem construídas, cada uma delas lhe dá uma força de trabalho a mais no início do seu turno, assim como, se tiver o Porto, no início do seu turno pode acontecer 1 de 3 coisas:
- pode ganhar uma força de trabalho a mais;
- pode contratar um marinheiro OU
- pode ganhar uma moeda.

Mas para isso, essas estruturas tem que estar construídas por você.
Bem, para construir então uma estrutura, é hora da Fase 2: gastar recursos. Com o dinheiro em mãos e contando com a força de trabalho que conseguir juntar, escolha uma das 8 estruturas e a construa, porém, saiba que mesmo tendo força de trabalho e dinheiro excedente, só 1 estrutura pode ser erguida por jogador, por turno.

Há algumas estruturas que dependem que outras sejam construídas primeiro para que depois essas possam ser construídas. Detalhe: todas as estruturas, quando construídas, só dão ponto de vitória para o 1º jogador que as construir. O segundo jogador desfrutará do benefício do local, tal como o 1º que a construiu, mas não ganha o ponto pelo local.
Dentre elas, tem-se:
- Acampamento: dá 1 ponto de vitória e um trabalhador a mais no ciclo de trabalho;
- Vila: dá 2 pontos de vitória e um trabalhador a mais no ciclo de trabalho, detalhe: só pode ser construída após você construir o Acampamento;
- Sindicato: dá 1 ponto de vitória e permite fazer uma troca de 2 moedas por 1 força de trabalho;
- Porto: dá 1 ponto de vitória e outros benefícios no início do turno (citados anteriormente);
- Credor: dá 1 ponto de vitória, permite usar a estrutura de outro jogador, porém, ficando com a moeda de credor em sua mão;
- Banco: dá 2 pontos de vitória, quando for receber moeda no ciclo de trabalho, recebe dobrado, detalhe: só pode ser construído após você construir o Credor;
- Moinho: dá 1 ponto de vitória e 1 força de trabalho no início do seu turno E
- Forja: dá 2 pontos de vitória e 1 força de trabalho no início do seu turno, detalhe: só pode ser construído após você construir o Moinho.

Note que o que e quando construir uma estrutura é algo muito estratégico!
Uma coisa muito importante: na Fase 2, de gastar recursos, você pode “moer” quantas vezes quiser. Moer significa que você pode trocar 2 forças de trabalho por 1 moeda quantas vezes quiser. É como se você tivesse enviado 2 de seus trabalhadores para moer e, com isso, eles ganham uma moeda. Isso é usado em momentos estratégicos. Saiba quando usar, pois toda a força de trabalho não usada será descartada no final do seu turno, não fica para o próximo turno.

Sobre os tokens de objetivos, a qualquer momento do seu turno em que você satisfaça a condição do objetivo virado para cima na pilha de objetivos, pode pegá-lo, e cada objetivo lhe dá 1 ponto de vitória no final do jogo.

Após pegar o objetivo, já revele outro no topo da pilha. Se os 2 jogadores o satisfizerem, o objetivo é descartado e outro deve ser revelado. Dentre os objetivos, tem-se:
- ter mais 2 trabalhadores além dos iniciais;
- receba 4 forças de trabalho em seu turno;
- tenha 5 moedas no final do seu turno;
- ter 2 estruturas com 2 pontos de vitória cada
- e por aí vai.
Agora é a vez do outro jogador. Esse é um turno de Province!
Fim da Partida
O fim do jogo é disparado quando 1 dos 3 seguintes eventos acontecerem:
- um jogador tenha construído a sua 7ª estrutura;
- uma de cada estrutura tenha sido construída OU
- todos os marcadores de objetivo tenham sido pegos ou descartados.
O jogador que disparou o fim do jogo deve finalizar o seu turno e então cada jogador soma os seus pontos de vitória da seguinte forma:
- some os pontos de vitória recebidos pelas estruturas;
- some os pontos de vitória pelos tokens de objetivo E
- se um jogador possui o token de credor, ele perde 2 pontos de vitória.
O jogador que possui mais pontos de vitória é o vencedor. Se houver empate, o jogador que possuir mais estruturas vence. Se ainda houver empate com as estruturas, o jogador com mais trabalhadores vence. Se ainda assim o empate persistir, o jogo termina empatado.
Dicas Estratégicas
Province é cheio de decisões estratégicas e gestão; simples assim, bem direto, sem deixar de ser simples.
Todos esses fatores têm que ser levados em conta já na Fase 1, na qual vamos movimentar os trabalhadores no ciclo do trabalho, lembrando que são 2 locais que geram força de trabalho e 1 que gera moedas. É fazer a estratégia na sua cabeça e botar em prática, porém, sabendo como e onde deixará os trabalhadores para o próximo jogador.
Para potencializar essa ação e aumentar os ganhos, nada melhor que ter construído o banco, que dobrará os ganhos de moedas, e o moinho e a forja, que darão mais força de trabalho, ou seja, as estruturas ajudam, e muito.
Perceba que a forma mais fácil e rápida de conseguir mais trabalhadores é construindo o acampamento e a vila, respectivamente (e obrigatoriamente) nessa ordem, isso aumentará suas possibilidades, pois terá então mais 2 trabalhadores à sua disposição. Lembrando que eles entram sempre pelo topo do ciclo de trabalho, isso faz a diferença, pois eles entram e suas primeiras ações serão gerar mais força de trabalho. Tenha isso em mente.
Para conseguir mais trabalhadores após isso, só pelo porto, e se ainda assim, na sorte, o Mestre do Porto, quando rolar as moedas do porto, cair na opção de contratar mais trabalhadores, os marinheiros, mas mesmo assim, o porto é uma boa sempre, pois pode dar outros benefícios.
Note que, se tudo der certo, você poderá ter até 8 trabalhadores no ciclo de trabalho à sua disposição. É o potencial máximo do jogo. Lute por isso!
E a famosa dica de ouro é: construa sempre, e primeiro que o seu oponente! Todas as estruturas lhe ajudam, e algumas inclusive só podem ser construídas depois de outras. Construir antes do seu oponente é necessário, pois só ganha os pontos quem constrói primeiro a estrutura, o segundo a construir só terá os benefícios, que você já tem, mas não leva os pontos. Isso faz muita diferença no final do jogo, na contagem dos pontos.
Para isso, é necessário gastar recursos, ou seja, a Fase 2. Construa sem medo de ser feliz, mas não sem estratégia, olhando para o cenário do jogo, sobre o que você precisa de fato, e como estão os recursos do seu oponente, o que ele poderá ou pretende construir. Faça a leitura do jogo, e estrategicamente, deixe os trabalhadores no ciclo de trabalho de uma forma que não permita o seu oponente ter tantos ganhos.
Se não tiver construído uma estrutura que precisa, mas que seu oponente construiu, é bom ter, pelo menos, o credor, mas use com moderação, pois você só poderá “se livrar” dele no próximo turno, e pagando 3 moedas, ou dando a sorte do seu oponente ter também construído o credor e acabar usando, tomando a moeda de credor de você. E saiba: no final, quem estiver com o credor perderá 2 pontos de vitória - que farão muita falta.
Sobre o sindicato, use também, com muita moderação, eu sugiro, pois o custo, de 2 moedas por 1 força de trabalho, é um preço caro, mas útil de vez em quando, tal como o credor. Essas são 2 estruturas, aliás, que recomendo que se construa para os pontos, então construa primeiro, mas espere não precisar usá-las, o custo é alto.
Por fim, uma coisa também que você deve ficar de olho é na sua força de trabalho. Não tire o olho do seu marcador de Força de Trabalho, e use tudo, pois o excedente será simplesmente descartado, perdido. Para que isso não aconteça, gerencie. E se for para sobrar, que sobre pelo menos 2 forças de trabalho para poder “moer”, ou seja, converter 2 forças de trabalho em 1 moeda.
Com base nessas dicas, monte sua melhor estratégia, gerencie suas moedas e força de trabalho, e vença em Province.
Vídeos de Regras e Gameplay
Assista a um vídeo de Regras:
Confira um Gameplay:
Dicas Pedagógicas
Se procura um jogo simples de ensinar e de aprender, mas que traz excelentes e necessários estímulos ao seu filho, Province é o seu jogo!
Tudo em Province leva para o mesmo caminho: gestão de recursos, tomada de decisão, uso do raciocínio lógico matemático e a estratégia.
Estímulos que, para uma criança, se passados de forma lúdica, são lições para a vida. Vários jogos estimulam isso, mas Province é rápido, simples, e eles aprendem isso da melhor forma: brincando.
A gestão das moedas e da força de trabalho será usada a todo o momento. As estruturas, algumas, tem uma ordem para serem construídas, assim, o respeito pelas ordens também será exigido, e isso ensinará também que tem hora para tudo, inclusive ordem para as coisas acontecerem, isso os levará a traçar uma estratégia e ter paciência, afinal, só se pode erguer uma estrutura por turno.
Para usar os recursos, cálculos e o raciocínio lógico matemático serão exigidos, mas de uma forma leve, com cálculo de pequenos valores, que estimulará a criançada aos cálculos e mostrará que isso é uma tarefa simples e que pode ser divertida.
Com isso, a estratégia e a tomada de decisão estarão “embutidas” nas ações e opções durante o jogo, ou seja, aprende até “sem querer”. Bom demais!
Pedagogicamente, Province estimula a gestão, estratégia, tomada de decisão, raciocínio lógico matemático e ainda por cima, diverte!
Recomendo Province na sua coleção!!!
— Comments 0
Be the first to comment